Restaurante La Villa Botafogo
EXPERIÊNCIAS GASTRONOMIA

La Villa: culinária francesa em Botafogo

Botafogo vem despontando cada vez mais como um pólo gastronômico no Rio. Diversos casarões antigos e tombados, hoje abrigam restaurantes e bares. É o caso do La Villa, o qual fomos convidados a conhecer, em um jantar bem agradável.

Ambiente do La Villa

Há 5 anos em um antigo sobrado na rua Álvaro Ramos, o La Villa traz a autêntica culinária francesa para o bairro. Isso porque os dois donos são franceses e apaixonados pelo Rio. Ainda não conhecia e foi uma grata surpresa poder jantar em um restaurante com um ambiente tão aconchegante.

A pequena e convidativa varanda do sobrado apresenta algumas mesas, perfeito para quem procura algo mais descontraído. Contudo, o interior charmoso é cenário perfeito para um jantar a dois. No térreo, o bar divide espaço com as mesas. A parede rústica com os tijolos originais expostos combinam perfeitamente com o mobiliário em madeira. Apesar da luz baixa, o La Villa não é aquele restaurante escuro, que incomoda na hora de comer. Muito pelo contrário, é um ambiente acolhedor.

Ambiente La Villa
Ambiente do La Villa

Os mais festeiros podem inclusive aproveitar o amplo mezanino para comemorar aniversário. A área também pode ser fechada para outros tipos de evento. Chamou atenção o lindo painel com Carmem Miranda estampada, que convida para conhecer o segundo andar do sobrado.

A experiência

O menu foi criado pelos sócios Gregoire Fortat e Marc Avit. O conceito de bistrô toma forma nas receitas francesas preparadas de forma caseira. Todos os pratos são preparados na hora, com produtos frescos, pães e pâtisserie artesanais. Pratos tipicamente franceses podem ser encontrados na ala das entradas. É o caso, por exemplo, dos escargots e pâté de Campagne.

Iniciamos nossa experiência com a Tarte de Massa Folhada sob tomate confitado com manjericão e queijo de cabra. Optei pelo Tartare de Bouef “La Villa” Haché Minute, uma proposta diferente do tradicional steak tartare. O tartare da casa é feito com filé mignon cru picado na hora, com pesto de tomate seco, manjericão e parmesão. Além disso, acompanha salada. Uma ideia para quem quer iniciar a refeição de forma leve é a Salade de Chêvre Chaud. A mistura de sabores inclui toast com queijo de cabra, folhas, tomates, nozes e presunto de Parma.

Entradas

Em seguida, uma pequena dúvida no que escolher na ala dos principais. São tantas opções interessantes, que é preciso voltar mais vezes para experimentar tudo. Desta vez, escolhi o Gigôt d’Agneau “7 heures”, um pernil de cordeiro assado 7 horas com musselina de batata baroa ao parmesão. A carne do cordeiro estava especialmente macia, com um molho delicioso. João foi em uma das opções de peixe, o filé de salmão grelhado acompanhado de espaguete de palmito pupunha com espinafre. Um prato leve e ótimo até para quem está em dieta.

Logo após, duas sobremesas para fechar com chave de ouro nossa experiência. Minha escolha ficou com a Tarte “Dame Tatin”, uma tarte tatin de maçã caramelizada com sorvete de baunilha. Doce na medida certa. Um clássico, escolher os profiteroles ao chocolate com sorvete de baunilha é sempre uma boa pedida.

Pratos principais e sobremesa La Villa
Pratos Principais e Sobremesas

La Villa além do jantar

A experiência no La Villa pode ir muito além do jantar. O restaurante serve um menu executivo no almoço durante a semana. O menu muda diariamente e tem três conformações. Apenas o prato principal; entrada ou sobremesa com prato principal; e o trio completo. O preço varia de R$ 29 a R$ 49,90 (setembro 2019).

Além disso, de terça a sábado, é servido o “Le Menu Bistrôt”, que pode ser em dois ou três cursos. Aproximando ainda mais a França do Brasil, o domingo franco-brasileiro conta com churrasco. O cliente escolhe uma proteína grelhada na brasa, entre elas um corte de carne nobre, peixe ou frutos do mar. As guarnições são à vontade, incluindo pão de alho, gratin de batata ao parmesão, e ratatouille de legumes, por exemplo.

Recentemente o La Villa instituiu o Happy Hour de terça a quinta, das 18h às 21h. Durante esse período, há dose dupla de chope Stella Artois e taça de vinho (espumante, branco, rosé e tinto). Além disso, opções de drinks como por exemplo, Aperol Spritz, Kir Royal, Caipirinha, caipiroska ou caipisake de limão.

O La Villa abre de terça a sábado das 12h às 00; e aos domingos das 12h às 17h. Sem dúvida, uma ótima escolha para quem quer uma viagem gustativa pelos sabores franceses. Caso queira fazer um jantar romântico surpresa, certamente acertará ao escolher o La Villa.

Endereço: R. Álvaro Ramos, 408 – Botafogo – Tel.: (21) 2542-2771

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *