Mané Rio
EXPERIÊNCIAS GASTRONOMIA

Mané Rio: petiscos na Praia do Flamengo

Com uma vibe bem carioca, o Mané Rio é o estilo de bar que os moradores do Rio gostam. Clima leve, cadeiras de madeira, mesas na parte externa e petiscos típicos de botequim. Fui convidado a conhecer o bar, que promete ser o point para quem frequenta a Praia e o Aterro do Flamengo.

Localização e Ambiente

Justamente na esquina da rua Machado de Assis com a Praia do Flamengo, o Mané Rio traz o conceito típico de botequim para o bairro. A localização é ideal para um happy hour para quem trabalha na região, mas também opção para as famílias que vão passear no Aterro do Flamengo aos finais de semana. Por isso, podemos dizer que o Mané Rio é um bar democrático, para todas as tribos e estilos.

O ambiente interno é pequeno, mas aconchegante. Já na parte externa, algumas mesas conferem o ambiente perfeito e descompromissado para tomar uma cerveja ou drink enquanto come aquele petisco de botequim.

Ambiente do Mané Rio
Ambiente do Mané Rio no Flamengo

Petiscos do Mané Rio

A cozinha do bar é comandada pelo chef Dudu Mesquita, que capricha nos clássicos petiscos de botequim, mas também faz suas releituras. A ideia é pedir um pouco de tudo e compartilhar, já que o cardápio oferece diversas opções interessantes.

Começamos com o clássico caldinho de feijão amigo, feito com feijão cozido com carnes defumadas e servido com farofa de panko na boca do copo, acompanhado de linguiça empanada em massa de harumaki.

Aliás o harumaki também é servido em porção de 6 unidades, só que em dois tipos de recheio. Porco com maionese de wasabi e molho tarê e Camarão com creme de limão. Esse último foi apaixonante! E o melhor é que a porção pode ser servida mista, ou seja, 3 unidades de cada recheio.

Clássico nos botecos, a coxinha do Mané leva o nome no aumentativo e é uma das releituras do chef. O Coxão Mané é servido no ossinho de costela, em porção de 3 unidades. O motivo: é uma coxinha feita com costelinha de porco desfiada com queijo cheddar e muçarela, empanada na farinha panko. Quem preferir uma versão mais próxima do tradicional, vale pedir a de Galinha Caipira.

Petiscos do Mané Rio
Petiscos do bar no Flamengo

O chef Dudu ainda juntou duas novas paixões dos botecos: o bolinho de feijoada e o bolovo. O Bolovo de feijoada leva massa de feijoada completa, empanada no panako, recheada de ovo com gema mole, servida com molho de pimenta.

É claro que a clássica batata frita não poderia ficar de fora. Contudo, no Mané Rio, ela recebe o nome de “A Melhor Batata do Mundo”. Não sei se é a melhor do mundo, mas achei deliciosa. A porção de batata rústica vem coberta com camarões salteados no cream cheese e ervas frescas, com um leve toque de limão. Perfeito para combinar com uma cerveja ou até mesmo um bom gin tônica. De sobremesa, não deixe de pedir, por exemplo, os palitos de rabanada acompanhados de doce de leite. De querer pedir bis!

Serviço

O bar funciona de domingo a quinta das 12h à 00h; e sextas e sábados das 11h à 01h. Então já sabe, se estiver pelo Flamengo, vale a pena conhecer o Mané Rio e comer um bom petisco de boteco acompanhado daquela cerveja gelada. Eles estão também com uma filial no Méier.

Endereço: Praia do Flamengo, 180 – Flamengo – Tel.: (21) 3502-5386

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *