koba izakaya bar japones
EXPERIÊNCIAS GASTRONOMIA

Koba Izakaya: bar japonês em Ipanema

Irasshaimase! É com essa mensagem de boas-vindas que somos recebidos no KoBa Izakaya, um bar japonês em Ipanema. Com a febre dos izakayas invadindo o Rio de Janeiro, o KoBa segue o padrão dos izakayas japoneses com espaço diminuto, porém aconchegante, oferecendo pratos ideais para compartilhar e acompanhar um bom saquê ou drink.

Os izakayas, muito comuns no Japão, são bares japoneses que servem pratos em pequenas porções para acompanhar as bebidas. A origem do nome vem de “i” – sentar – e “sakaya”, que significa loja de saquê, remetendo aos primeiros estabelecimentos que permitiam que os clientes se sentassem para consumir as bebidas alcoólicas que vendiam. O clima é mais descontraído que o dos restaurantes e é comum que o japonês ao sair do trabalho, pare em um izakaya.

Este é o clima que agora rege o segundo andar do casarão na esquina das ruas Maria Quitéria e Redentor, que abrigava o extinto Esquina 111, e hoje abriga o KoBa Izakaya. Projeto dos mesmos responsáveis pelo Pabu Izakaya no Leblon, o bar japonês é mais uma opção gastronômica em Ipanema.

ambiente do koba iazakaya em ipanema

Inaugurado em agosto de 2018, o clima descontraído e tamanho vão de encontro ao que um autêntico izakaya japonês oferece. O elegante balcão em U completa todas as “exigências” que um izakaya imprime, ladeado por algumas mesas de 2 a 6 lugares. A decoração é simples como deve ser, com lanternas penduradas no lugar de lustres, garrafas de bebida à mostra e paredes que servem como quadro negro, onde as promoções e sugestões são escritas em giz.

Aproveitei um sábado chuvoso e fui conhecer o bar japonês em Ipanema. O cardápio é dividido em “Frio”, “Quente” e “Sushi-Ba”, que pelos nomes já conseguimos ter noção do que englobam. Ainda há uma opção de Noodles e de Sandos, sandubinhas em pão de miga com repolho, mostarda karashi, picles e mayo. Dessa vez ficamos apenas na parte do “Sushi-Ba”, começando com o Usuzukuri, finas fatias de peixe cru em molho ponzu – escolhemos o atum e salmão. Gostei porque não são tão finas, então dá para sentir mais o sabor do peixe. Para matar a curiosidade, pedimos também o diferente Name-Ro, um tartare de peixe selado, acompanhado de molho de gema de ovo de cordona e ponzu, e nori (lâmina de alga), que estava delicioso. Acompanhando, o Gin Wasabi Tonic (GWT) feito com gin de wasabi, limão, gengibre e tônica.

Ainda pedimos o Onigiri, um bolinho de arroz que pode ser recheado com atum, salmão (a que escolhemos) e peixes do dia, mas também com cogumelos refogados, uma boa opção para os veganos. Completando, pedimos o Chirashi-zushi, peixes do dia selecionados pelo chef sobre arroz de sushi. No dia, as escolhas foram atum, polvo, pargo, buri e serra, servidos com ovas de tainha, de salmão, algas, gengibre e wasabi. Optamos por compartilhar, mas o Chirashi é uma boa opção de prato para uma pessoa. Para sobremesa, o Brownie de Chocolate e Gengibre com gergelim negro e calda de brigadeiro branco, que foi uma excelente pedida doce.

Em uma segunda visita, dessa vez a convite do estabelecimento, pude experimentar alguns pratos quentes do cardápio, como os tradicionais – e carros-chefe do bar – gyozas com recheio de porco ou peixe e camarão. A porção é servida com 4 unidades generosas, acompanhada de maionese da casa e cebolinha.

Seguindo na linha dos pratos quentes, o Buta no Kakuni com Karashi atrai aqueles que apreciam barriga de porco, que no KoBa é servida cozida com shoyu adocicado e mostarda japa. Quem prefere o bom e velho frango, acerta ao pedir o KFC – Kyoto Fried Chicken. As lascas de sobrecoxa de frango frito – comumente encontradas no noroeste do Japão – são crocantes, servidas com molho shoyu-su e uma deliciosa saladinha de ovo.

Outro clássico no Japão, servido no KoBa Izakaya é o Okonomiyaki, uma panqueca japa recheada de legumes. São duas versões: uma com camarão, bacon, molho picante, mayo e katsuobushi; a outra vegetariana com cogumelos, teriyaki, mayo e picles de cebola roxa.

Claro que como todo bom bar japonês, o cardápio tem uma área dedicada aos noodles. Saia do comum e surpreenda-se com o Ramen Burger. Exatamente isso que você deve estar pensando. Um hambúrguer de carne bovina com picles e saladinha de ovo, onde o ramen é o pão e o nori (alga) é o guardanapo. O ramen para o sanduíche é cozido e depois colocado em uma grelha, gerando uma consistência perfeita para sustentação do sanduíche.

Agora, se todos esses pratos foram muito comuns, preste atenção no quadro que fica ao lado do balcão do sushi bar. Ali estão pratos sazonais especiais e muitas vezes exóticos, como o Tellini servido com togarashi, uma versão do molho marinière. O molusco é servido também vivo em uma versão de sushi, que não cheguei a experimentar.

Mas para ser um pouco mais radical, tive a chance de comer grilo! Sim, grilo, o inseto! A iguaria – chamada de inago – é servida sobre uma dupla de sushi de atum. Grelhado e coberto de teriyaki, o gosto é basicamente doce, lembrando uma casquinha de camarão. E aí, você encararia?

Além de tudo isso, o KoBa Izakaya apresenta uma carta de drinks, vinhos e licores bem enxuta. Quem quiser experimentar diferentes saquês, vale a pena conferir a carta ou simplesmente pedir o saquê da casa que é excelente. Mais do que um bar, o KoBa é uma experiência gastronômica perfeita para quem quer conhecer um pouco da culinária do Japão. Aproveite essa imersão na cultura japonesa e leia as matérias sobre minha viagem ao Japão.

Endereço: Rua Maria Quitéria, 111 – 2º andar – Tel.: (21) 3502-4637

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *