o que fazer em ipanema
TURISMO

Ipanema comemora 125 anos com cores, sabores e estilo

Fundado em 1894, o bairro de Ipanema comemora no dia 26 de abril de 2019, 125 anos de muito estilo. Recebendo o nome do conde de Ipanema, José Antônio de Moreira, o bairro inspirou grandes compositores. Certamente a mais famosa canção seja “Garota de Ipanema” de Tom Jobim, que consagrou Helô Pinheiro como tal. Mas o “Menino do Rio” de Caetano Veloso também tem inspiração no bairro, uma homenagem ao surfista Petit.

Além disso, Ipanema inspira – e transpira – com o calor avassalador nas areias da praia, entre os Postos 8 e quase 11. Então para você se inspirar, algumas dicas de como aproveitar melhor o que o bairro tem a oferecer.

Gastronomia em Ipanema

Se você estiver a fim de aproveitar o bairro logo pela manhã, a pedida é o café da manhã no Espaço 7Zero6. Localizado no terraço do Praia Ipanema Hotel, a vista para a praia e também para a Lagoa Rodrigo de Freitas é um atrativo a mais. O café Boulanger é servido de segunda a quinta das 07h às 10h; e sextas, sábados, domingos e feriados das 07h às 11h.

Foto Divulgação

No momento em que bater aquela fome na hora do almoço, mas a ideia for comer algo leve, o Zazá Bistrô é uma opção. O charmoso casarão azul na esquina da rua Joana Angélica com Prudente de Moraes já se tornou point dos cariocas. No cardápio, é possível passear por entradas, pratos principais, “cumbucas”, sobremesas e sugestões especiais de almoço. Aliás, experimente também uma das bebidas da carta de drinks, para acompanhar os pratos.

Astor Ipanema

Se a opção for um almoço com vista para o mar, a dica é o Masserini, uma típica Osteria com foco na culinária italiana. Localizado no hotel Sol Ipanema, a sugestão fica pelo Gamberoni al Jorge. O prato é feito com camarões marinados salteados na manteiga e flambados no whisky, servidos com arroz puxado no próprio molho.

Se a pegada for curtir o pós-praia, em um estilo despojado, no calçadão, opte pelo Marea. Uma das nossas dicas de quiosques para curtir o pós-praia no bairro. Atravessando a rua, quase no Posto 8, outra pedida é o Bar Astor. Petiscos, drinks e uma varandinha agradável para curtir o final de tarde (foto).

Aproveitando a febre dos izakayas – bares japoneses – estique até a esquina da rua Maria Quitéria com Redentor. Deguste um bom saquê, enquanto come as deliciosas do sushi bar no KoBa Izakaya.

Pôr do Sol em Ipanema: um dos mais lindos

Não só um espetáculo de verão, mas também um evento de final de tarde nos dias ensolarados, o pôr do sol em Ipanema é demais! Independente se você estiver na areia, na Pedra do Arpoador ou andando no calçadão, dedique um tempo para apreciar o sol se pondo. Não à toa é sempre aplaudido por cariocas e turistas visitando a cidade.

praia em ipanema

Confira outros locais onde curtir o pôr do sol no Rio de Janeiro

Movimento Cultural em Ipanema

Apesar de muito lembrada pela praia, Ipanema também tem uma excelente cena cultural. Reunindo cinema e teatro em um casarão de frente para a praia, na Casa de Cultura Laura Alvim se respira cultura. Inaugurada em 1986, a casa sempre foi ponto de encontro de grandes artistas da cena cultural. Atualmente, conta com três pequenas salas de cinema, dois teatros e uma galeria de arte. Na Prudente de Moraes, entre as ruas Vinicius de Moraes e Joana Angélica, o Teatro Ipanema é mais uma opção.

Cena Gay

Na cena LGBT, o bairro oferece diversas opções, sobretudo para quem quer curtir. A faixa de areia em frente à rua Farme de Amoedo se tornou o point para o público gay friendly na praia. Mas quem quiser curtir a noite, pode apostar no Galeria Café, com programação variada de quarta a sábado. Vale entrar no site para conferir qual a festa que mais lhe agrada.

Leo Vidal
Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

6 thoughts on “Ipanema comemora 125 anos com cores, sabores e estilo

  1. Olá,

    Quero muito conhecer Ipanema, pois sempre fico babando nas imagens que vejo do local. Adorei todas essas dicas que deu, principalmente dos lugares para se alimentar (prioridade na minha vida haha). Amei demais o post, arrasou com tudo, como sempre!

    Beijos!

  2. Esse bairro ficou famoso no mundo inteiro na voz de Tom Jobim, né? A Anitta lançou uma música recentemente que tem uns instrumentais de bossa nova, se chama Get to Know Me, bem a cara do Rio de Janeiro.

    Adorei o post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *