DESTAQUE ESPECIAIS GASTRONOMIA

6 Quiosques na Orla do Rio para curtir durante e pós-praia

“Do Leme ao Pontal não há nada igual” cantava Tim Maia. Algo que todos os pontos da orla do Rio de Janeiro têm em comum, são os quiosques. Alguns já foram reformados, com banheiro em anexo e um visual mais moderno, enquanto outros ainda seguem o antigo padrão. Independente disso, os quiosques na orla vêm ganhando um ar mais descolado, comandado por chefs e com gastronomia diferenciada, se tornando locais perfeitos para curtir um pós-praia.

Leme

Presente já na orla de São Conrado e da Barra, o Gávea Beach Club & Fun ficou conhecido como o ‘quiosque do italiano’, em alusão aos irmãos e sócios italianos Maurizio e Jolanda Ruggiero, que imprimiram as referências culinárias de seu país. No final de 2018, eles abriram seu terceiro quiosque, o maior de todos, dessa vez no Leme.

As três casas, apesar de serem em bairros diferentes, compartilham, além do nome, o mesmo cardápio. Massas grano duro italianas e frutos do mar são protagonistas entre as criações dos quiosques. O menu oferece opções de pratos principais, sugestões de entradas e petiscos para compartilhar.

Para cada sugestão de prato, uma opção de harmonização da carta de vinhos enxuta e bem elaborada, com rótulos brancos, tintos, rosés, além de espumantes – onde 40% são italianos. Drinques clássicos e especiais e cerveja artesanal completam o menu de bebidas. A fabricação própria de pães e torradas de fermentação natural reforça a vocação do espaço em ser um destino gastronômico na orla carioca.

Bem na divisa entre o Leme e Copacabana, em frente ao Hilton Copacabana, o recém-inaugurado quiosque do Aconchego Carioca traz o melhor da culinária brasileira sob o comando da chef Kátia Barbosa. No menu, entram em cena os quitutes consagrados da chef, além de receitas exclusivas servidas só ali.

Referência quando o assunto é a culinária nacional, o cardápio do novo quiosque é o mesmo das outras unidades, com os mundialmente famosos bolinhos de feijoada e bobó de camarão entre os destaques. Porém, além dos clássicos, a casa serve o Ceviche da Fabi, que fez fama na praia da Macumba, e a chef Kátia Barbosa criou petiscos com o clima pé na areia, como a casquinha de caranguejo, o camarão empanado na tapioca e o vinagrete de polvo.

Já o ambiente conta com detalhes que tornam o local ainda mais aconchegante: entram em cena as charmosas redes penduradas no teto que já se tornaram marca registrada da casa, além do serviço personalizado que faz da experiência do Aconchego em frente ao mar ainda mais especial. Às sextas rola DJ e aos domingos à tarde uma música gostosa.

Aconchego Carioca Leme

Copacabana

À beira da mais famosa praia do Rio de Janeiro, em plena Avenida Atlântica na atura da rua Constante Ramos, o quiosque Coisa de Carioca concentra ambiente aconchegante, gastronomia variada, drinks clássicos, música animada, e pé na areia como exige a etiqueta carioca.

O cardápio oferecido pela casa tem quitutes batizados com gírias populares que fazem o maior sucesso na região, sanduíches, pratos principais para compartilhar e os individuais, além de opções para a galera fitness. Na carta de drinks, clássicos como Pina Colada, Sex on the Beach e Cuba Livre. Além disso, batidas espumantes, chopes e cervejas artesanais.

Coisa de Carioca

Ipanema

A distância entre o Hotel Fasano e a praia de Ipanema ficou menor após a inauguração do Marea, primeiro quiosque extensão de hotel na orla do Rio, que une gastronomia estrelada ao estilo de vida carioca. 

Seguindo a linha moderna e sofisticada do hotel, o ambiente acomoda 120 pessoas nesta versão mais despojada e pé na areia do Fasano. O chef Diego Ali comanda a cozinha de onde saem pratos exclusivos do Marea, incluindo entradas para compartilhar, pizza ao taglio, massas, crudos e sanduíches. Ainda nesse contexto, o novo espaço oferece um menu de bebidas pensado para desfrutar em grupo, enaltecendo as culturas brasileira e italiana. Novidade em quiosques, o chope Wäls é mais uma opção alcoólica na carta de bebidas do local. 

Outra forma de vivenciar a carioquice é aproveitar o café da manhã, disponível apenas nos fins de semana, das 8h às 11h, com sabores bem brasileiros, como tapioca, granola, frutas, água de coco e açaí. Ao entardecer, o pôr do sol ganha trilha sonora personalizada com o DJ residente.

Marea

Leblon

Parte do Grupo Irajá, o Azur aportou em 2017 na orla do Leblon, buscando um novo conceito em gastronomia e atendimento, sob comando do chef Pedro de Artagão. O quiosque com 150 lugares traz ares de balneário badalado do verão europeu como a Cotê d’Azur para o Rio.

No menu, opções de uma linha praiana moderna e cheia de releituras promove um clima democrático que permite aos comensais degustarem desde uma saborosa empada e um chope até uma lagosta com champagne. O bar gelado sugere delícias como o Polvo à vinagrete; Ostras de Santa Catarina, e Crudo de peixe. Para o almoço, as famosas Moquecas com ou sem dendê, de peixe, camarão, cavaca e mista. A seleção etílica das cartas é feita pela especialista do grupo, Julieta Carrizzo e reúne chope, cerveja, clericot em jarra, vinhos, drinques e excelentes gins-tônicas.

Azur

Barra da Tijuca

Para um dia perfeito de verão, um dos locais mais badalados da praia da Barra da Tijuca é o Pesqueiro, maior complexo gastronômico à beira-mar do Rio. A casa tem vista privilegiada para a praia da Reserva, aonde é possível ver um dos pores do sol mais bonitos do Rio. O espetáculo pode ser apreciado confortavelmente dos sofás no lounge.

Com uma gastronomia que tem os frutos do mar muito presentes no cardápio, o Pesqueiro está sempre inovando de acordo com a estação. Caso do Ocean Spritz, drink colorido lançado para o verão feito com gim, soda de Red Bull tropical, lemoncello, concentrado de laranja vermelha e espumante, finalizado com espuma de frutas amarelas.

Outros diferenciais que fazem da casa um dos pontos mais bacanas da orla carioca são o One Beach Club, evento de house music que rola todas as semanas, de quinta a domingo, na área do lounge; e as rodas de samba  e shows de MPB que acontecem todos os sábados e domingos na área do restaurante. Uma programação musical variada.

Serviço

Gávea Beach Club & Fun – Av. Atlântica s/n (QL 9/10) – Leme – Tel.: (21) 99322-1551. Diariamente das 11h à 01h.

Aconchego Carioca – Av. Atlântica, s/n (em frente ao hotel Hilton) – Tel.: (21) 2024-7020. Diariamente das 08h às 22h.

Coisa de Carioca – Av. Atlântica, S/N – Quiosque 29 – Copacabana – Tel.: (21) 3802-2030 –

Marea – Av. Vieira Souto, nº 0 – quiosques 3 e 4 – Posto 8 – Ipanema – Tel.: (21) 99539-9834. Domingo à quarta-feira, das 08h às 00h. Sexta-feira e sábado, das 08h às 01h30.

Azur – Av. Delfim Moreira – Posto 11 – Leblon. Segunda a quinta-feira das 11 às 22h; Sexta-feira, sábado, domingo e feriados, das 10 às 23h.

Pesqueiro – Av. Lúcio Costa, s/n – Ilha 25 – Praia da Reserva – Barra da Tijuca – Tel.: (21) 2081-7118 / (21) 99061-1342 / (21) 99336-7081. De domingo a quinta, de 08h às 02h, sexta e sábado, de 08h às 04h.

Fotos: Divulgação

8 thoughts on “6 Quiosques na Orla do Rio para curtir durante e pós-praia

  1. Que tudo estes quiosques. Não conheço nenhum deles ainda. Na verdade, já faz uns anos que não vou ao Rio de Janeiro. Preciso agendar uma visita logo.

  2. Uma ótima lista!!! Cada quiosque tem o seu estilo, mas todos são uma boa opção para curtir a orla. Estou com muita vontade de conhecer o Aconchego Carioca (adoro o bolinho de feijoada). O Pesqueiro na Barra é uma ótima pedida, especialmente no final do dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *