TURISMO

Praia da Joatinga: uma joia carioca escondida

As praias do Rio de Janeiro são grande atrativo para que visita a cidade. Contudo, poucos conhecem a Praia da Joatinga, uma joia carioca escondida no bairro do Joá, mais precisamente entre os bairros de São Conrado e Barra da Tijuca.

Eu já frequentei muito essa praia nos meus vinte anos e tinha tempo que não voltava lá. A Joatinga é uma praia pequena, com pouco mais de 200 metros de faixa de areia, sem grande infra-estrutura. O que para mim se torna um atrativo ainda maior.

Como chegar na Joatinga

O acesso não é dos mais fáceis, é preciso ir de carro. Se for de ônibus, existem linhas saindo da Zona Sul e da Zona Oeste, porém uma boa forma de avaliar o melhor caminho de onde você estiver, é usar o aplicativo Moovit que dá uma série de rotas de transporte público.

Na última vez que estive lá, fomos de carro junto com os amigos Lily e Julio do Apaixonados por Viagens. Subindo a Estrada do Joá, entramos no condomínio fechado na rua Pascoal Segreto – basta se identificar na cancela e avisar que vai para a praia – até chegar às ruas Lasar Segal ou Sargento José da Silva. Aconselho sair cedo, pois estacionar próximo ao mirante que dá acesso à praia é bem concorrido, então quanto mais cedo chegar, mais fácil de encontrar vaga.

Para curtir a praia da Joatinga

Nós chegamos lá por volta das 10h e já não conseguimos vaga lá perto. Voltamos pelo caminho que fizemos até encontrar uma vaga e fomos andando o caminho todo a pé até chegar ao mirante que leva o nome do arquiteto Ricardo Menescal, de onde já podemos ver a praia. Ideal parar um pouco para apreciar o visual e tirar belas fotos.

Natureza na Praia da Joatinga

O acesso à praia se dá por meio de pedras, portanto atenção pois algumas partes podem estar molhadas e escorregadias. A praia no horário que chegamos ainda estava vazia. Importante ressaltar que não tem muitas barracas na areia, vi apenas uma que alugava umas 10 cadeiras. Além disso, uma barraca que vendia bebidas, mas tudo muito pequeno. Já sabendo disso levamos cadeira e barraca, bem como água e um lanchinho. Se fizer o mesmo, não esqueça de recolher seu lixo após sair da praia e levar para a lixeira que tem no mirante.

Praia da Joatinga

Retorno

Infelizmente não estava um dia de céu azul e sol brilhante, mas mesmo assim conseguimos tirar umas fotos. A maré começou a encher bastante lá pelas 11h30, a ponto da faixa de areia ficar bem lotada, como dá para ver na foto abaixo (primeira ao chegar na praia, segunda ao sair). Ficamos lá até 13-14h, quando a maré já estava alta, o que fez com que passássemos pelo caminho até as pedras com água no meio da canela (isso em dezembro). Foi ótimo voltar à essa praia depois de anos e redescobrir a praia da Joatinga.

Mirante da Praia da Joatinga

Para ter um visual perfeito da praia de Ipanema e Leblon, visite o Parque Penhasco Dois irmãos. Se você gosta de cantinhos especiais no Rio, não pode deixar de conhecer também a Piscina do Secreto no RJ. Mas se tiver mais tempo para explorar o estado do Rio, conheça a Costa Verde e saiba o que fazer em Ilha Grande, paraíso que tem praias belíssimas.

Avatar photo
Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 10 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

20 thoughts on “Praia da Joatinga: uma joia carioca escondida

1. Nunca estive na Praia da Joatinga no Rio… quase nunca vou para esses lados. Parece linda e não ter infra para mim também é um atrativo e tanto. Gosto de canga na areia e sossego. rsrs
    Leo, o que é que você chama de barraca? Guarda sol? 🙂

1. Oi Analuiza, aqui no Rio chamamos guarda-sol de barraca, mas nesse caso eu me referia a barraca de venda e aluguel de cadeira mesmo. Vou até salientar esse detalhe. Obrigado =)

2. Adorei as dicas de viagem sobre a praia da Jooatinga e fiquei feliz de ver a respeito de trazer o seu lixo ao final da visita. Sempre fazemos isso e é ótimo conscientizar.

3. Antes de conhecer a praia da Joatinga tive bastante dúvida sobre como ir, mas acabei pegando carona com um casal que conheci enquanto fazia a trilha da Pedra Bonita. Quero voltar em breve na Praia da Joatinga e tomar um banho de mar.

4. Essa praia é realmente uma joia e pro estar longe da Zona Sul, não costuma ficar superlotada. Ficou ótimo o passo a passo para chegar lá e mesmo sem céu azul, as fotos ficaram lindíssimas! Parabéns!

5. A praia da Joatinga é um das minhas preferidas no Rio de Janeiro. Mesmo no verão ela costuma estar tranquila, a trilha de acesso também é bem fácil o que eu acho ótimo.

6. Meu Deus, mas que paraíso maravilhoso!!!! Que coisa rara!! Que preciosidade você encontrou escondida no RJ. Estou encantada e quero conhecer! Amei a dica da Praia da Joatinga, essa joia carioca escondida.

7. Que dica maravilhosa! Adoro as praias menores, sem tanta gente assim. Na época da faculdade, eu passava todos os dias por aí, mas nunca fui à essa praia. Preciso ir para experimentar esse pequeno paraíso.

8. Realmente, me parece que a Praia da Joatinha é uma joia carioca escondida! Aliás, o Rio é repleto desses cantinhos preciosos e quem está disposto encontra muita coisa escondida maravilhosa!

9. Já estive tantas vezes no Rio mas sempre há um lugar novo pra conhecer! Adorei saber mais sobre a praia da Joatinga e vou inclui-la numa próxima ida à cidade.

10. A praia de Joatinga é mesmo uma joia carioca escondida. Vou ao Rio com frequência e não conheço. É certo que no Rio sempre busco mais os programas culturais que a praia, mas podia pelo menos ter ouvido falar. Valeu a dica!

11. Que incrível! Nunca me dei conta desta praia da Joatinga. Sabia do condomínio mas jamais soube que embaixo dos penhascos havia este tesouro escondido. Obrigada por compartilhar. Amei! Quero conhecer.

12. Tenho muita vontade de conhecer a Praia de Joatinga em RJ, mas ainda não tive oportunidade. Na próxima vez que vou ao Rio, vou fazer questão de conhecer.