PANORAMA CARIOCA TURISMO

Orla de Ipanema vista de cima no Parque Penhasco Dois Irmãos

Popularmente conhecido como Mirante do Alto Leblon, o Parque Penhasco Dois Irmãos rende a melhor vista de cima da orla de Ipanema e Leblon, além de outros cartões postais cariocas, como a Lagoa Rodrigo de Freitas. Com acesso para quem vai de carro ou a pé, vale a pena escolher um belo dia no Rio de Janeiro para conhecer o local.

Histórico

Durante os séculos 16 e 17, as terras no entorno do Penhasco Dois Irmãos eram usadas para agricultura e pastagem, posteriormente, deram espaço à plantação de cana de açúcar, até o final do século 19. No final dos anos 30, a área foi subdividida para ocupação urbana, dando origem ao que é chamado hoje Alto Leblon. Criado pela Prefeitura do Rio em 1992, o parque localizado nesta área, possui uma área de 39 hectares. Com a presença do ecossistema de Mata Atlântica e costão rochoso, a fauna residual em virtude da grande intervenção humana, encontra-se em processo de recuperação graças ao Projeto Mutirão Reflorestamento.

Como chegar ao Parque Penhasco Dois Irmãos

O acesso se dá pela rua Aperana, no Alto Leblon, o que fez com que o primeiro mirante do parque ficasse conhecido como Mirante do Alto Leblon. Importante não confundir com o Mirante do Leblon, que fica no começo do acesso à Avenida Niemeyer. É possível subir de carro, já que o local conta com um pequeno estacionamento, mas é bem fácil seguir a pé pela rua Aperana, em que após alguns minutos de caminhada em ladeira, chega-se à entrada do Parque Penhasco Dois Irmãos.

Parque Penhasco Dois Irmãos
Mirante Orla

Mirante Orla

No primeiro mirante, Mirante Orla, se tem uma vista de toda orla de Ipanema e Leblon que é incrível e certamente rende belíssimas fotos. Em meio a uma área bem arborizada, se encontra um dos monumentos em memória às vítimas do voo AF447 da AirFrance, cujo acidente se deu em 01/06/2009. Uma placa de vidro com gaivotas, representam os 228 homens, mulheres e crianças desaparecidos no acidente.

Memorial do voo AF447

Descendo por uma escada, chegamos a uma área onde a vista da orla continua belíssima. Além disso, de lá também podemos observar o oceano e as ilhas do arquipélago das Cagarras. Formado por sete ilhas e rochedos, o arquipélago se situa a 5km ao sul da famosa praia de Ipanema. O acesso é possível em passeios de barco. Nesta mesma área, um outro monumento em memória às vítimas do acidente com o voo AF447, com o nome de cada uma delas.

Mirante Lagoa

A partir desse ponto, continuamos por uma trilha de paralelepípedos que nos levou aos outros mirantes. A preservação da mata permite avistar com facilidade micos, pássaros, cobras e lagartos. Com vista privilegiada da cidade, a partir do Mirante Lagoa, temos uma visão do Cristo Redentor e da Lagoa Rodrigo de Freitas. Brinquedos, quadras poliesportivas, jardins e esculturas, com destaque para peças em aço desenhadas por Oscar Niemeyer, são outros atrativos do parque.

Existe ainda uma trilha de 1,5 km que leva ao sopé do Irmão Menor, que compõe o Morro Dois Irmãos. De acordo com as placas, ela pode ser feita por iniciantes, com pontos de subida de curta distância. Não fiz essa trilha e não sei informar se é segura, porém em todo o percurso que fiz, pude observar guardas florestais e seguranças. Entretanto, a Ana Paula do Até Onde Eu Puder Ir fez a trilha do Morro Dois Irmãos a partir do Vidigal. Vale ler a matéria para se inspirar e pegar mais dicas.

Importante ressaltar que não há qualquer ponto de venda de alimentos e bebidas. Próximo ao Mirante da Lagoa há um bebedouro e banheiros simples.

Mirante da Lagoa

Cuidados no Parque Penhasco Dois Irmãos

Para que o parque continue íntegro, alguns cuidados devem ser tomados pelos visitantes. Por exemplo, não é permitido caçar, capturar, abandonar e alimentar os animais, bem como danificar e coletar plantas ou abrir trilhas. O acesso e permanência de animais domésticos também é proibido, por motivo de proteção à fauna silvestre. É terminantemente proibido fazer fogo com material de qualquer espécie. Além disso, não é permitido deixar oferendas religiosas ou velas e jogar lixo fora dos coletores existentes, assim como nas trilhas.

Vista do Parque Penhasco Dois Irmãos
Vista Panorâmica do Parque Penhasco Dois Irmãos

O Parque Penhasco Dois Irmãos fica aberto de terça a domingo, das 08h às 17h. A entrada é gratuita, assim como diversas outras atrações gratuitas no Rio de Janeiro. Aprecie a vista sem moderação!

One thought on “Orla de Ipanema vista de cima no Parque Penhasco Dois Irmãos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *