do aeroporto ao centro de zurique
Zurique

Como ir do aeroporto ao centro de Zurique

Uma das formas de chegar à Suíça é por Zurique, em especial quando o voo sai do Brasil. O maior aeroporto do país é o de Zurique, que fica distante do centro da cidade e dependendo do hotel em que estiver hospedado, pode não ter transfer incluído ou o mesmo ser muito caro, assim como os táxis. Por isso, a melhor forma de chegar do aeroporto ao centro de Zurique é de trem.

Chegada ao aeroporto de Zurique

O aeroporto de Zurique fica afastado da cidade, a pouco mais de 10 km. Esse percurso pode ser feito de carro em 15 minutos, mas se você não tiver alugado um veículo, precisará do transporte público e a melhor opção sem dúvida será o trem. O intervalo de saída dos trens do aeroporto para o centro é bem frequente e o percurso total dura 10 minutos.

O aeroporto é muito bem sinalizado, então após pegar as bagagens, basta seguir as placas indicando “Train”. Na verdade, serão dois lances de escada rolante até chegar onde fica o escritório de venda de passagens de trem ou comprar em alguma das máquinas eletrônicas. Ali mesmo você consegue se guiar pelos monitores que indicam a plataforma de onde sairá o trem para o centro, nesse caso para a estação principal de Zurique, a Hauptbahnhof (HB).

do aeroporto ao centro de zurique
Plataforma da estação dentro do Aeroporto de Zurique

Caso opte por comprar nas máquinas eletrônicas, procure pelo trajeto Zürich Flughafen (que significa Aeroporto de Zurique, em alemão) – Zürich HB, a estação de trem principal de Zurique. Se você tiver o Swiss Travel Pass (passe de trem suíço) não será necessário comprar o bilhete. Basta apenas se dirigir à plataforma indicada nos monitores.

Importante prestar atenção na ordem dos vagões, já que mesmo neste trajeto curto, existe vagão de primeira e segunda classe. Nosso passe de trem, cortesia da Swiss Travel System para nossa equipe, era de primeira classe, então nos posicionamos na área B da plataforma, como indicado na placa. O trajeto é bem curto e ao chegar na Hauptbahnhof não deixe de observar a escultura Guardian Angel.

A escultura é obra da escultora francesa-suíça Niki de St. Phalle, presente para o 150º aniversário da estação e está localizada no grande salão da estação principal de Zurique. A escultura está no mesmo local desde 1997, como se protegesse todos os viajantes que passam pela estação. Com um design bem colorido e volumoso, Guardian Angel representa as mulheres alegres, liberais e autoconfiantes, sendo uma das obras mais populares da arte contemporânea. Outro monumento famoso da artista é a Fonte Stravinsky em Paris, próximo ao Centro Pompidou, em Paris.

Estação principal de Zurique

Uma vez na estação, você estará em frente à principal rua de compras de Zurique, a Bahnhofstrasse. Se o seu hotel for na Old Town, provavelmente você conseguirá ir a pé. Caso seja à beira do Lago Zurique, é melhor fazer baldeação na estação de trem. A mesma estação servirá de ponto de partida, caso você saia de Zurique para outras cidades suíças usando o trem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *