clássicos gastronômicos
Campos do Jordão

5 clássicos gastronômicos em Campos do Jordão

Sabe quando você vai viajar para uma cidade e as pessoas te falam para não deixar de comer isso aqui, de provar aquele outro prato lá? Então, em Campos do Jordão foi assim e fiz questão de experimentar todos esses clássicos gastronômicos da cidade.

Cerveja Baden Baden

Talvez um dos principais clássicos gastronômicos de Campos do Jordão seja a Baden Baden, que além da fábrica de cervejas aberta à visitação com agendamento, apresenta um espaço inaugurado em 1985 na principal rua do centrinho de Capivari. A Baden Baden Choperia é considerada a casa alemã de Campos do Jordão, servindo iguarias que vão desde o salsichão a outras receitas alemãs. O local está sempre muito movimentado e dependendo do horário, pode ser que haja fila, precisando pegar senha na loja que fica ao lado, vendendo artigos da cervejaria.

Uma vez sentados para um almoço ou apenas para aproveitar um final de tarde experimentando os clássicos da cervejaria, a dica é provar a Calabresa Baden recheada com queijo provolone que chega à mesa na chapa. Iguaria perfeita para acompanhar os diversos tipos de cerveja que a casa oferece em garrafa de 600ml ou em chope.

Endereço: Rua Djalma Forjaz, 93 – Vila Capivari – Tel.: (12) 3663-3610

Chocolate quente

Como todo bom destino de frio, Campos do Jordão apresenta diversos locais para compra de chocolates, inclusive indiquei alguns na matéria sobre compras em Campos do Jordão. Além dos chocolates, a Bruno Alves Chocolatier no centrinho de Capivari serve chocolate quente em diversos tamanhos. Achei que poderia ser servido em uma xícara para quem quer tomar na própria loja, mas é servido em copo descartável, que se torna essencial para quem quer circular pelas ruas, enquanto toma a bebida.

A loja já foi eleita pela Veja Vale & Montanha, edição 2010/2011, como o melhor chocolate da montanha. São 4 lojas na cidade e além de chocolates, são oferecidas trufas de pão de mel e o tradicional pão de mel doce de leite.

Endereço: Av. Macedo Soares, 135 – Vila Capivari – Tel.: (12) 3663-9045

Fondue

Típico de locais com clima de montanha ou mais frios, o fondue é servido em praticamente todos os restaurantes de Campos do Jordão. Claro que os preços e a qualidade variam absurdamente. Por recomendação do nosso hotel, fomos ao St. Moritz, restaurante bem amplo, que servia a sequência de fondue a um ótimo preço para 2 pessoas (R$ 139*) e ainda tomamos um vinho para acompanhar. O fondue de queijo é servido em panelinha, podendo “molhar” batata noisette, goiabada e pães. Já o fondue de carne é feito na chapa, com opções de carne, frango e linguiça calabresa acompanhado de diversos molhos. O fondue de chocolate acompanha marshmallow e frutas. Todos os três fondues, assim como os acompanhamentos podem ser repostos à vontade.

Endereço: Av. Paulo Ribas, 165 – Vila Capivari – Tel.: (12) 3663-7171

clássicos gastronômicos

Outros locais para comer fondue em Campos do Jordão são os hotéis. No restaurante Toribinha Bar e Fondue, do Hotel Toriba é possível degustar, em qualquer época do ano, o fondue eleito diversas vezes por revistas especializadas como o melhor das montanhas. O destaque fica por conta do fondue de queijo. Já no Hotel Vila Inglesa, os fondues podem ser degustados no Bar da Torre. Não deixe de experimentar o fondue de chocolate acompanhado por mini churros.

Pastelão do Maluf

Apesar do nome, a Pastelaria do Maluf localizada em uma das mais movimentadas ruas do Capivari, incorporou o sobrenome do ex-prefeito e ex-governador de São Paulo, Paulo Maluf, em 2005, quando ele foi visto e fotografado por ali, tendo sua imagem exibida em diversos meios de comunicação.

Porém a grande atração mesmo é o pastel de 32 centímetros muito bem recheado, que é praticamente uma refeição. São mais de 50 sabores de recheio, alguns recebendo nome de personalidades e políticos, os quais também ilustram as paredes da lanchonete. Optei pelo de Pizza com queijo muçarela, tomate e orégano. O ambiente não é dos melhores, mas para provar o tão falado pastel, valeu a pena, ainda mais para mim, que amo pastel.

Endereço: Av. Macedo Soares, 134 – Vila Capivari – Tel.: (12) 3663-3590 / 3663-2008

Sorvete Artesanal

Para quem gosta de tomar sorvete independente do clima, a sugestão é o sorvete artesanal da Campos Gelato. São diversos sabores desde os de fruta aos que levam leite em sua composição, servidos em casquinha ou copinhos, em um ou mais sabores. A gelateria divide espaço com a Bruno Alves Chocolatier no centro de Capivari, se tornando uma boa combinação entre o sorvete e chocolate.

Endereço: Av. Macedo Soares, 135 – Capivari – Tel.: (12) 3663-9045

Bônus: Minha amiga Dani conheceu a Cervejaria Gard, um achado em Campos do Jordão. Vale a pena ler sobre a experiência dela e incluir no seu roteiro de clássicos gastronômicos em Campos do Jordão.

*preço em abril de 2018

18 thoughts on “5 clássicos gastronômicos em Campos do Jordão

  1. Oi,tudo bem ?

    Amo essas indicações que o site mostra. Ainda não fiz nenhuma viagem longa, mas tenho uma lista de lugares e atrações as quais desejo ir…então Campos do Jordão e seus clássicos gastronômicos acabam de entrar para minha lista.

  2. Sou louca para visitar esse lugar conheço pessoas que já foram e dizem ser maravilhoso tudo que não tem tempo ruim…
    Que gostosura está esse post e com certeza que lugar incrível
    Bjs

  3. Literalmente uma delícia de post!!! Fiquei salvando ao ler sobre chocolate quente, fondue, pastel e sorvete! Rs Tem coisa melhor? Sem contar que Campos do Jordão é um lugar que quero muito poder conhecer um dia.
    Preciso portanto dizer que amei teu post?

  4. Olá!
    Que dicas ótimas, tenho muita vontade de conhecer esse lugar,. Adoro fondue, me deu água na boca rs’ Adoro experimentar gelatos, imagina os desse lugar. Dicas anotadas no caderno de viagens!

    beijos!

  5. Oi Leo!!
    Caramba, que dicas legais.Difícil dizer qual gostei mais, mas fico com os chocolates, pastéis e sorvetes artesanais. Huuummm…deu vontade rs
    Como sempre um ótimo post!!
    Bjs
    Adriana Cardoso

  6. Oi Leo! Nossa, melhor poat ever. Eu AMO conhecer culinário local e fico babando quando ela envolve coisas que amo. Salvo a cerveja, que não bebo – mas posso indicar pro marido haha -, fiquei salivando pelas outras opções. Amo forte. Principalmente fondue. Se eu for em lugar frio, TENHO que comer um.
    Tenho muita vontade de ir a Campos do Jordão e já coloquei esses lugares da lista de “tenho que visitar”. Amei. Beijos

  7. Ja tenho muita vontade de conhecer Campos do Jordão pela beleza da cidade e agora conhecer um pouco mais sobre a gastronomia da mais vontade ainda. Found dizem ser muito mara mesmo.

  8. Você realmente elencou os clássicos gastronômicos em Campos do Jordão! Não tem como falar da cidade e não pensar no Pastel do Maluf ou na cervejaria Baden-Baden. Eu nunca consegui comer o pastel gigante, pois ia muito quando criança pra Campos, espero voltar agora grandinha para relembrar os tempos passados e curtir o que eu ainda não conheço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *