chá da tarde em Toronto
Toronto

Chá da tarde em Toronto no hotel Shangri-La

O Canadá teve parte de sua colonização pelos britânicos. Além do idioma inglês, Toronto adquiriu alguns hábitos britânicos, como por exemplo o chá da tarde. Essa refeição remete aos quitutes e protocolos britânicos, além do evento social em si. Fui convidado a experimentar um chá da tarde em Toronto, no Shangri-La Hotel Toronto.

B-Wall

Desde 2015, o Shangri-La Hotel todos os anos apresenta ao público a B-Wall. Uma colmeia feita sob medida para aproximadamente 50 mil abelhas urbanas. Durante o período de junho a setembro, a B-Wall fica localizada no jardim do 3º andar do hotel.

B-Wall no Shangri-La Hotel Toronto

A B-Wall foi criada em parceria com a Birks, joalheria líder do Canadá. Além disso, a Alvéole, uma organização sediada em Montreal, promove e auxilia na instalação, manutenção e extração de colmeias. A colmeia produz cerca de 20 kg de mel, que é colhida a cada setembro.

O mel produzido na B-Wall é então usado nas refeições oferecidas pelo hotel. Entre os meses de junho e setembro, o mel é usado também no chá da tarde. Em agosto de 2019, pude ter essa experiência única no Shangri-La Hotel Toronto. Um chá da tarde em Toronto, com delícias que levam mel dessas abelhas.

Chá da tarde em Toronto – Bee-spoke Afternoon Tea

O Bee-spoke Afternoon Tea é servido no estiloso e bem decorado Lobby Lounge do hotel. O clima aconchegante ganha ainda mais charme com a lareira ao fundo. Todos os drinks e comidinhas usam o mel produzido na B-Wall.

ambiente Shangri-La Toronto
Lobby Lounge

Fomos muito bem recebidos pela Emily que nos trouxe um taça de prosseco e o drink da estação, o Orange Blossom, feito com mel da B-Wall. Além disso, ela nos apresentou o menu com a seleção de chás. Uma delicada caixa com amostras dos chás oferecidos foi deixada à mesa para que pudéssemos, a partir da essência, escolher o chá.

chá da tarde em Toronto
Seleção de chás

Escolhi o Imperial Earl Grey feito da folha inteira e com sabor maltado e suave. Já o João optou pelo Organic Wild Strawberry, um chá verde chinês refrescante, balanceado com a doçura de morangos silvestres. O chá pode ser acrescido de leite e adoçado com torrões de açúcar mascavo ou branco. Destaque para as louças que são belíssimas.

As comidinhas

De início são servidos sanduíches tradicionais. Por exemplo, sanduíche de salmão defumado com salada de agrião e ovos servido em sourdough com mel. Rolinho de brioche artesanal servido com ricota defumada no mel, presunto e cebolinha. Gougère recheado com frango, essência de trufa e mel. Por fim, pão sourdough integral com recheio de presunto defumado, maçã cozida no mel e compota de uva.

Em seguida, são servidos scones assados um com pólen de abelha e outro com hidromel, acompanhados com creme inglês coalhado e compota de fruta da estação. Contudo, a melhor parte está nos doces.

Sanduíches

A delicadeza na apresentação de cada doce, mostra a atenção do chef confeiteiro com os clientes. Entre os doces, panacota de camomila com geleia de damasco e hidromel; mousse de baunilha com compota de pêssego sobre massa folhada em forma de pêssego; e Castella de mel, uma pequena tortinha com chocolate e tangerina.

Além disso, mousse de queijo de cabra com morango e mel sobre biscoito amanteigado; cupcake de semente de papoula com coalhada de limão e creme amanteigado de mel; e cookie de amendoim com mel de sal e ganache de chocolate.

chá da tarde em Toronto
Doces

Serviço – Chá da tarde em Toronto

O chá da tarde no Shangri-La Hotel Toronto custava CAD$ 75 por pessoa, com direito a uma taça de prosseco ou drink sazonal, uma opção de chá, sanduíches e doces. Uma taça de Veuve Clicquot adicional custava CAD$ 10. Servido diariamente das 12h às 16h30. Aguardemos qual a surpresa que o hotel fará para o chá da tarde em 2020.

Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *