Amaré Bistrô em Búzios
Região dos Lagos

Amaré Bistrô: restaurante intimista em Búzios

A cena gastronômica em Búzios vem ganhando cada vez mais espaço entre os visitantes da cidade. Entre os renomados chefs que escolheram Búzios para desenvolver seu trabalho, está a chef Samantha Laurindo. Ela comanda o Amaré Bistrô, que tem um ambiente super agradável para almoço ou jantar. Tivemos uma verdadeira experiência gastronômica nesse que é um restaurante intimista em Búzios.

A chef Samantha Laurindo

Capixaba de São José do Calçado, a chef Samantha Laurindo investiu na cozinha toda sua força de superação após vencer um câncer de ovário aos 24 anos. Esse foi apenas o pontapé para iniciar cursos e desenvolver sua dedicação à cozinha. Ela passou por restaurantes conhecidos em Búzios como Bar do Zé e Rocka Búzios. No entanto, foi no Rio que esteve ao lado do chef Claude Troisgos, no Chez Claude.

O apadrinhamento por parte do chef francês fez com que a chef realizasse pequenos jantares e abrisse seu próprio buffet que atende a pedidos personalizados. A partir daí, os pedidos cresceram, ganhando força no delivery com o início da pandemia. Atualmente, a chef comanda seu restaurante intimista em Búzios, o Amaré Bistrô, que abriu suas portas em 2020.

chef Samantha Laurindo
Com a chef Samantha Laurindo

Ambiente intimista no Amaré Bistrô

O Amaré é um bistrô boutique com gastronomia contemporânea que utiliza técnicas francesas, prezando por insumos brasileiros frescos, em sua maioria vindos do mar. O fato de funcionar somente com reservas é o total diferencial do Amaré Bistrô. É como se nós fôssemos convidados da chef, almoçando ou jantando em sua casa. O que não deixa de ser verdade, uma vez que a chef está o tempo todo circulando pelo salão e jardim com sua simpatia. Foi assim que nos sentimos ao almoçar em um domingo ensolarado em Búzios: em casa!

Quem adentra a casa 8 da Rua Paraju no Bosque de Geribá já se encanta pelo belo e bem cuidado jardim, que aliás, serve de local para a refeição. A decoração traz o clima praiano de Búzios, com opção até de curtir um mini lounge. São 12 lugares no jardim em duas belas mesas postas com itens decorativos e cerâmicas artesanais. Muitas delas feitas a quatro mãos, pela própria Samantha e ceramistas locais renomados. E vou te falar, as cerâmicas fazem toda diferença na apresentação dos deliciosos pratos.

Na área interna são 16 lugares, que em nada perde o charme para a parte externa. Mantendo o clima de restaurante intimista em Búzios, o interior é decorado com peças que, inclusive, estão à venda. O clima rústico elegante enche o salão, se misturando com o aroma dos pratos que saem da cozinha. Sem contar a trilha sonora calma e agradável. Ou seja, um local que mexe com nossos cinco sentidos.

ambiente do restaurante intimista em Búzios
Ambiente intimista do Amaré Bistrô

Experiência gastronômica no restaurante intimista em Búzios

Antes de mais nada, é preciso saber que as receitas do Amaré Bistrô são perfeitas para compartilhar. O cardápio preza sempre pelo fresco, então segue o estilo “engessado”. Ou seja, pode ser que naquele dia não tenha tal prato, mas certamente a chef terá uma opção igualmente gostosa para oferecer. Sinceramente, isso faz com que a vontade de voltar aumente.

Nossa experiência começou no Couvert com uma cesta de pães, creme de pistache e caponata de berinjela. Mas o destaque fica para o Queijo Brie com crosta de nuts, que estava um escândalo de delicioso. Logo depois, fomos surpreendidos pelos crocantes – e enormes – camarões empanados no Panko e coco, com molho de laranja e especiarias. Ademais, o Tartar de salmão, que na versão da chef Samantha Laurindo, tem um toque de manga. Bem interessante e diferente. Tudo acompanhado por um vinho branco Chablis.

Em seguida, os pratos principais do Amaré Bistrô em porções generosas, perfeitas para compartilhar. Até porque é difícil escolher apenas um prato. Então, por quê não provar um pouquinho mais? A chef preparou Cavaquinha com arroz negro al dente e vagem, acompanhada de um divino musseline de baroa. Além disso, Risoto de camarão com abóbora e farofa de coco à parte.

comidas Amaré Bistrô
Pratos da chef Samantha Laurindo

Por fim, um espacinho extra para as sobremesas, servidas em forma de degustação para que pudéssemos experimentar um pouquinho de tudo. O Petit gateau de chocolate com sorvete de baunilha estava gostoso, mas como não sou muito chocólatra, minha boca encheu de água pelas duas outras opções. Goiabada cremosa com sorvete de queijo e a incrível Cocada Mole sobre cama de manga. Que forma perfeita de finalizar nossa experiência no Amaré Bistrô.

Considerações Finais

Nosso almoço foi repleto de sabores, mas também de muito afeto. Não só por parte da chef Samantha que a todo momento vinha saber como estava a experiência. Mas também da querida Thereza, que nos atendeu de forma atenciosa. Ou seja, uma equipe afinada na cozinha e fora dela.

Sem dúvida, conhecer o Amaré Bistrô é vivenciar a gastronomia buziana de uma forma diferente. Comer sem pressa, deliciando cada garfada e acompanhado de quem você gosta. Em suma, se você quer uma opção de restaurante intimista em Búzios, já faça sua reserva.

Endereço: Rua Paraju, 8 – Bosque de Geribá – Tel.: (22) 99835-7435 e (22) 2623-6777

Nesta viagem a Búzios nos hospedamos no Jubarte Conceito Hotel na Praia da Ferradura.

Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

4 thoughts on “Amaré Bistrô: restaurante intimista em Búzios

  1. Que lindo que é o Amaré Bistro. Quando fui a Búzios nao visitei. Mas agora já preciso voltar, porque experimentar pratos é comigo mesma. Adorei a dica!

  2. Que clima delicioso no Amaré Bistrô. Amei a arquitetura despretensiosa, os móveis ao ar livre, aa louças! E os pratos parecem espetaculares! Espero conhecer em breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *