surfe no Panamá
NOTÍCIAS

Surfe no Panamá e as melhores praias

Poucos sabem, mas o Panamá é um verdadeiro paraíso para os surfistas. As costas panamenhas do Caribe e do Pacífico exibem belas praias rodeadas de natureza. Uma mistura de recifes, swells e pontos de quebra. Tudo perfeito para quem quer conhecer as melhores praias e rotas de surfe no Panamá.

Antes de mais nada, o Panamá é uma das melhores rotas de surfe da América Central durante o ano todo. Com um litoral de mais de 2.500 km, se torna um incrível cenário tropical para quem busca a onda perfeita. Sem contar que o surfista pode escolher entre surfar no Caribe ou no Pacífico na mesma viagem. Dependendo da temporada, os swells são frequentes, mas os ventos offshore proporcionam ondas incríveis o dia todo.

No entanto, quem pretende praticar surfe no Panamá tem que estar atento ao comprometimento do país com a preservação dos oceanos e patrimônios naturais. Com 30% de área marinha protegida, a diversidade da vida marinha do Panamá se torna um atrativo a mais para os surfistas. É possível ver, por exemplo, baleias jubarte migratórias, tartarugas marinhas, tubarões, raias e muitos peixes coloridos.

FAÇA RESERVA DO SEU HOTEL NO PANAMÁ E GARANTA OS MELHORES PREÇOS

Melhores Praias e Rotas de Surfe no Panamá

Bocas del Toro – Talvez as mais famosas, as ilhas coloridas de Bocas del Toro, no lado norte do Caribe, oferecem alguns dos melhores points de surfe do Panamá. Na temporada seca, o surfista conta com várias quebras e ondas fortes e consistentes. Entre os melhores locais em Isla Colon estão as praias Playa PaunchDumpers e Playa Bluff, com ondas longas e perfeitas para todos os níveis.

Chiriqui – Acessível apenas por veleiro, iate ou operadoras de turismo especializadas, a província de Chiriqui, no Pacífico, é um paraíso para os fãs de aventura. Além disso, suas ilhas proporcionam sessões de surfe inesquecíveis em locais mais remotos e exclusivos. Morro Negrito, uma ilha na costa do Pacífico panamenho, oferece ondas constantes para o surfe no Panamá. Ela é cercada por outras ilhas, cada uma com um tipo de onda. De ondas rápidas formadas em pontos ocos a quebras de fundo de areia. 

Pedasí – A Playa Venao (foto de capa) fica na província de Los Santos, a sudoeste de Pedasí. É um dos principais points de surfe no Panamá. Cidade da Península de Azuero, oferece as melhores ondas da região graças a um swell sul consistente, quebras bidirecionais e um fundo de areia seguro. O local é cada vez mais popular entre turistas e surfistas. Por isso, conta cada vez mais com hotéis, albergues, restaurantes e bares alinhados na costa. Com um público relativamente mais jovem, a praia oferece um ambiente relaxante e sereno durante o dia e uma vida noturna animada nos fins de semana, além de eventos especiais o ano inteiro.

Riviera Pacífica – A Riviera Pacifica oferece uma variedade de praias de areias brancas na costa do Pacífico. São as praias mais próximas da cidade, com acesso fácil e rápido de carro. Chame e El Palmar prometem longas sessões e tubos radicais em águas cristalinas. A área oferece ainda outras atividades aquáticas como por exemplo kitesurf, passeios de barco e pesca.

Veraguas – Por fim, a província de Veraguas é conhecida pelas cidades litorâneas aconchegantes no lado pacífico do Panamá. La Punta de Santa Catalina, em frente ao Parque Nacional Coiba, possui uma das maiores quebras da América Central. A Playa Morrillo é conhecida pela famosa “Morrillo Break” e considerada uma das quebras mais consistentes para o surfe no Panamá. Inclusive, já sediou competições internacionais nas suas águas quentes durante o ano todo. As ondas podem atingir até 15 pés de altura, com tubos de tirar o fôlego. Não muito longe de Santa Catalina fica a praia de El Estero, ideal para principiantes do surfe no Panamá. 

Redação
A equipe de redação do Panorama de Viagem está sempre buscando trazer as principais novidades do mundo do turismo. Hotéis incríveis, destinos inusitados e eventos imperdíveis. Tudo para fazer o leitor se inspirar e viajar cada vez mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *