Carnaval na Alemanha
Alemanha NOTÍCIAS

Carnaval na Alemanha: folia seguindo o Reno

Vários outros países no mundo comemoram o Carnaval, além do Brasil. Eu mesmo já passei Carnaval em Roma e Lucerna, com uma festa tão animada como aqui. Mas ainda não conhecia muito sobre o Carnaval na Alemanha. Por isso, se seu destino de Carnaval for o país, confira como é o Carnaval em algumas cidades alemãs.

Como é o Carnaval na Alemanha

As principais cidades que comemoram o Carnaval na Alemanha estão localizadas ao longo do rio Reno, na parte oeste do país. Por lá, a folia é chamada de Karneval. Apesar da folia alemã começar às 11 horas e 11 minutos do dia 11 de novembro, o ápice dos festejos acontece na mesma época que nosso Carnaval.

O primeiro dia de festejos é chamado de Weiberfastnacht, que significa a Quinta-feira das Mulheres. Durante a data, elas tomam as chaves das prefeituras e dominam as festas de rua. A tradição existe desde a primeira metade do século 19, quando um grupo de mulheres da região de Bonn resolveu se divertir no carnaval assim como faziam seus maridos.

Vai passar o Carnaval na Alemanha? Então aproveite para reservar seu hotel e garantir bons preços.

Carnaval em Colônia

Considerada a capital do carnaval alemão, a cidade recebe seis dias de folia. O ponto alto da festa é o Rosenmontag, ou seja, a Segunda-Feira das Rosas. Neste dia, acontece o desfile de carros alegóricos, realizado há quase 200 anos. A passagem costuma durar mais de 3 horas e é acompanhada por um grande público. 

Carnaval em Dusseldorf

Ao sul de Colônia, os foliões em Dusseldorf usam fantasias e máscaras e dançam músicas clássicas de Carnaval. Tudo celebrado com kölch, a cerveja da região, e de doces típicos. Além disso, é comum vê-los gritar pela cidade a expressão “Helau”, que pode significar ‘aleluia’ ou ‘abriu-se o inferno’.

Carnaval em Mainz

Situada à margem esquerda do Reno, Mainz celebra o carnaval também com o tradicional desfile de Rosenmontag. Nele dezenas de carros alegóricos retratam de maneira criativa e bem-humorada políticos e figuras públicas da Alemanha e do mundo. Afinal, Carnaval é trazer o bom humor sempre à tona.

Carnaval em Rottweil 

No sul do rio Reno, Rottweil celebra o Carnaval em uma atmosfera bela e assustadora. Os foliões desfilam na cidade com fantasias de demônios ou bruxas e sinos, que segundo a tradição servem para espantar os maus espíritos. Normalmente, as máscaras fantasmagóricas são feitas em madeira, por escultores profissionais, adaptadas a cada rosto.

E você, já passou Carnaval na Alemanha? Conte-nos como foi sua experiência, que vamos adorar conhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *