Museus na Avenida Paulista
São Paulo

3 Museus para conhecer na Avenida Paulista

A Avenida Paulista é uma das principais vias da cidade de São Paulo. Além disso, aos domingos se torna uma área de lazer para os moradores, quando está fechada para carros. Andar pela Paulista é encontrar várias lojas e galerias, restaurantes, mas também cultura. Conheça 3 museus na Avenida Paulista para parar e conhecer.

Museus na Avenida Paulista

A avenida está localizada no limite entre as zonas Centro-Sul, Central e Oeste. Ao mesmo tempo, é uma das regiões mais elevadas da cidade, chamada de Espigão da Paulista. Considerada um dos principais centros financeiros da cidade, assim como também um dos seus pontos turísticos mais característicos, incluindo os museus na Avenida Paulista. Em nossa viagem a São Paulo nos hospedamos no Canopy São Paulo Jardins. O hotel está localizado a poucos minutos a pé da Avenida Paulista, permitindo fácil acesso a todos esses museus.

1 – Museu de Arte de São Paulo – MASP

Entre os museus na Avenida Paulista, o MASP deve ser o mais conhecido. O MASP foi fundado em 1947 por Assis Chateaubriand, tornando-se o primeiro museu moderno do Brasil. O projeto arquitetônico e expográfico é de Lina Bo Bardi. Atualmente, o MASP reúne mais de 11 mil obras entre pinturas, esculturas e material fotográfico.

O MASP, museu diverso, inclusivo e plural, tem a missão de estabelecer, de maneira crítica e criativa, diálogos entre passado e presente, culturas e territórios, a partir das artes visuais. Para tanto, deve ampliar, preservar, pesquisar e difundir seu acervo, bem como promover o encontro entre públicos e arte por meio de experiências transformadoras e acolhedoras.

Acervo em transformação é o título da exposição de longa duração da coleção do MASP. A instalação das obras em cavaletes de cristal planejados por Lina Bo Bardi permite uma melhor circulação dos visitantes. Dessa forma, a sala no segundo andar do museu na Avenida Paulista se torna um espaço aberto e fluido. No acervo tombado pelo IPHAn estão obras de nomes do acervo europeu como, por exemplo, Van Gogh, Cézanne, Renoir, Monet e Picasso. Entre os brasileiros, há trabalhos de Albino Braz, Anita Malfatti, Candido Portinari, Di Cavalcanti, José Antônio da Silva e Rafael Borjes de Oliveira.

Museus na Avenida Paulista - MASP
Museu de Arte de São Paulo – MASP

Além da mostra do Acervo em transformação do museu, realiza-se ao longo do ano uma ampla programação de exposições coletivas e individuais. Sempre bom consultar o site do MASP para saber quais exposições temporárias estão acontecendo no momento de sua visita.

Endereço: Avenida Paulista, 1578 – Tel.: (11) 3149-5959

2 – Japan House

O mais novo dos museus na Avenida Paulista, a Japan House, como o nome já diz, é um ponto de difusão de todos os elementos da cultura japonesa para a comunidade internacional. Criada pelo governo japonês como um intercâmbio intelectual entre o Japão e o resto do mundo. São Paulo foi uma das três localidades escolhidas, juntamente com Londres, na Inglaterra, e Los Angeles, nos Estados Unidos, para receber a Japan House.

De um lado, uma fachada imponente, composta por madeiras centenárias trazidas do Japão. Do outro, uma fachada de cobogós de concreto, criados a partir dos elementos vazados, que fizeram sucesso na arquitetura brasileira dos anos 30. Paredes de inspirações distintas, onde dois mundos se encontram. Essa é a proposta do projeto arquitetônico de Kengo Kuma para o museu na Avenida Paulista.

Japan House São Paulo
Japan House São Paulo

O espaço de exposição não é muito grande, o que permite uma visitação rápida. São dois andares que recebem exposições temporárias. Quando estive lá, estava acontecendo a exposição sobre as janelas para o mundo japonês. Além do espaço expográfico, a Japan House abriga o restaurante japonês Aizomê da chef Telma Shiraishi. Por fim, a loja Shin, localizada no térreo da Japan House São Paulo, disponibiliza diversas opções de presentes importados do Japão.

Endereço: Avenida Paulista, 52 – Tel.: (11) 3090-8900

3 – Casa das Rosas

Pouco conhecido entre os museus na Avenida Paulista, a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu que merece a visitação. Dedicado à vivência e à memória das transformações urbanas e artístico-culturais que ocorreram e ocorrem continuamente em São Paulo.

O imóvel foi projeto do arquiteto Ramos de Azevedo, concluído em 1935. A Casa das Rosas foi residência de herdeiros de Ramos até meados dos anos 80, quando passou a ser espaço cultural em 1991. Em 2004, foi reinaugurada como Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. A partir daí, passou a abrigar o acervo bibliográfico do poeta, um dos criadores da Poesia Concreta.

Casa das Rosas São Paulo
Casa das Rosas

Desde então, este museu na Avenida Paulista oferece intensa programação de atividades de formação e difusão cultural com foco na poesia e literatura. Assim como na relação com outras linguagens artísticas como o teatro, cinema e música. Ademais, abriga dois centros de estudos.

Endereço: Avenida Paulista, 37 – Tel.: (11) 3285-6986

Já conhece todos esses museus na Avenida Paulista? Acrescentaria algum outro à lista? Aproveite e faça reserva do seu hotel em São Paulo por aqui e garanta os melhores preços.

Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *