World Pride Nova York
Nova York

World Pride Nova York e eventos relacionados

Desde o dia 25 de junho, Nova York está mais colorida. Até dia 30 de junho a programação da World Pride Nova York agita a cidade. É a primeira vez que esse evento é realizado nos Estados Unidos. O motivo é a celebração do 50º aniversário da revolta de Stonewall, que acontece hoje, dia 28 de junho.

A manifestação dos frequentadores do pub gay Stonewall em resposta a uma batida policial marca o Dia do Orgulho LGBTI+. Esse fato foi um marco na história da comunidade homossexual dos Estados Unidos e o pub localizado em Greenwich Village é agora o primeiro monumento nacional dedicado aos direitos da comunidade LGBTQ.

Caso você não esteja em Nova York nesses últimos dias de junho, ainda pode entrar no clima da comemoração. Diversos eventos relacionados à comemoração acontecem ainda nos próximos meses.

Eventos após World Pride Nova York

Love & Resistance: Stonewall 50: até 14 de julho de 2019 na New York Public Library, no Bryant Park. O visitante saberá mais sobre o surgimento do movimento LGBTQ durante os anos 60 e 70 em uma grande exposição de fotografias coletadas pelos jornalistas Tobin Lahusen e Diana Davies.

Art After Stonewall – 1969 a 1989: até 20 de julho de 2019, na Grey Art Gallery da NYU e no Leslie-Lohman Museum, em Manhattan. Uma amostra com mais de 150 obras de artistas queer que revelam o impacto dos movimentos para a defesa dos direitos LGBTQ no mundo da arte.

On the (Queer) Waterfront: até 04 de agosto de 2019 na Brooklyn Historical Society, Brooklyn. O visitante poderá aprender sobre as comunidades LGBTQ em grande parte esquecidas. Muitas prosperaram no Brooklyn nos anos 1800 e durante a Segunda Guerra Mundial. Destaque para o que mudou e o que foi mantido nas ideias e experiências da sexualidade.

Camp: Notes on Fashion: até 08 de setembro de 2019, no The Met Fifth Avenue, em Manhattan. A exposição do Costume Institute é inspirada no ensaio de 1964 da escritora Susan Sontag, Notes on Camp. É composta por quase 200 objetos, incluindo moda feminina e masculina, bem como esculturas, pinturas e desenhos que datam do século 17 até o presente. 

Stonewall 50 Exhibitions: até 22 de setembro de 2019, no New-York Historical Society, em Manhattan. A exposição vai mostrar a história dos bares LGBTQ, clubes e vida noturna em Nova York durante a segunda metade do século 20. A vida das lésbicas depois de Stonewall e apresentará imagens de cinco décadas de paradas NYC Pride. 

Pride: até novembro, no Museum of the City of New York, Manhattan. Nova York através das lentes do fotógrafo Fred W. McDarrah, que criou um arquivo enciclopédico de cultura e política para o jornal The Village Voice. Há imagens das batidas dos anos 1950 à contracultura dos anos 60, da revolta de Stonewall aos principais eventos políticos do início dos anos 1970.

Implicit Tensions: Mapplethorpe Now: até 05 de janeiro de 2020, no Solomon R. Guggenheim Museum. Uma retrospectiva das colagens e fotografias de Robert Mapplethorpe, bem como trabalhos de artistas contemporâneos que fazem referência à sua obra. 

Aproveite estes eventos pós World Pride Nova York. Faça reserva do seu hotel em Nova York por aqui e ajude o Panorama de Viagem a se manter no ar, sempre com dicas atualizadas. Inspire-se para conhecer outros pontos turísticos de Nova York com base no nosso roteiro baseado em livros que se passam em Nova York.

Leo Vidal
Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *