No coração da Lapa, um dos bairros mais tradicionais do Rio de Janeiro, está o Vila Galé Rio. O hotel quatro estrelas é um verdadeiro oásis no centro histórico do Rio. Recentemente fomos convidados a vivenciar a experiência de se hospedar e conhecer as novidades gastronômicas do hotel.
A estrutura do hotel
Com 20 propriedades em Portugal e 7 no Brasil, a rede Vila Galé é reconhecida por sua tradição, experiência e paixão pela hotelaria. Inaugurado em dezembro de 2014, o Vila Galé Rio de Janeiro está localizado no histórico e boêmio bairro da Lapa. O projeto arquitetônico é resultante da recuperação de um antigo palacete e dos edifícios preservados que já abrigaram uma escola. Unindo o clássico ao moderno, uma nova torre foi construída para abrigar mais acomodações, totalizando 292 quartos.
No prédio histórico do século XIX, estão as 12 suítes divididas entre Junior – com e sem varanda – e Master. Esta última é muito usada para noite de núpcias e dia da noiva. O charme palaciano também está presente na recepção do hotel. O mobiliário em tons de vermelho e bege compõe com o estilo clássico do prédio. Na entrada, um corredor com quadros relatando fatos da história do Brasil.
É também neste prédio que está localizado o spa Satsanga de acesso gratuito para os hóspedes. A área oferece banho turco e jacuzzi, além de tratamentos e massagens a bons preços. Por fim, em anexo está o ginásio com aparelhos para exercícios aeróbicos e de musculação.
Nossa acomodação no Vila Galé Rio
A decoração do hotel é inspirada em ritmos musicais bem cariocas como o Samba e a Bossa Nova. Nosso quarto da categoria Standard, estava localizado na nova torre, que fica acima do restaurante Versátil. O piso é revestido em madeira. O mobiliário, também em madeira, inclui mesas de cabeceira, uma mesa de trabalho e uma bancada abaixo da televisão. Além disso, um amplo armário abriga o cofre de segurança e frigobar. Por fim, a confortável cama com cabeceira em capitonê de couro e travesseiros macios. A iluminação é indireta por meio de abajures.
A conexão wi-fi é gratuita e funcionou muito bem no quarto e nas dependências do hotel. O banheiro é funcional e limpo. Bancada da pia em granito, box com blindex e amenities de marca própria. O serviço de quarto é realizado uma vez ao dia.
Gastronomia do Vila Galé Rio
A Bossa Nova também dá o tom na decoração do restaurante Versátil. Inclusive, à noite ele passa a se chamar Massa Fina e tem capacidade para 200 pessoas. Durante o almoço e jantar funciona o sistema de buffet. O hóspede pode degustar pratos da culinária brasileira, italiana e portuguesa, elaborados pelo chef Clodoaldo Ramos.
É também no Versátil que é servido o buffet de café da manhã, incluído na diária. Com pães, pratos quentes, frios, queijos, iogurtes e frutas, incluindo opção de ovos e tapiocas, preparadas na hora sob pedido. Sem dúvida, uma excelente forma de começar o dia.
Aos sábados é servida feijoada com música ao vivo. Ela conta com mesa de aperitivos, como por exemplo, torresmo, mandioca e caldo de feijão. Além disso, uma mesa com sobremesas. Entre as minhas preferidas certamente estão o manjar e a cocada mole. A feijoada é aberta também ao público que, assim como o hóspede, paga pela refeição.
Aos domingos, o restaurante Versátil apresenta a autêntica gastronomia portuguesa. Composto por mesa de pães, sopa, variedades de saladas, espelho de queijos e mexilhões. Além disso, são servidos sete pratos principais como por exemplo, Leitão à Bairrada e Cataplana de frutos do mar e peixe. Por fim, são servidas oito deliciosas sobremesas típicas como pastel de nata, sericaia, pudim de claras e rabanadas. Não cheguei a experimentar, mas parece ser bem completo.
O restaurante funciona de segunda a sexta também para o público. O almoço é servido das 12h às 15h e o jantar das 19h às 22h30. Aos finais de semana, o horário de funcionamento passa a ser das 12h30 às 15h30 e 19h às 22h30.
Área Externa
A área de lazer do hotel ocupa o pátio central do terreno, ladeada pelo conjunto de edifícios que compõem o hotel. A piscina externa é bem grande e certamente convida a relaxar. Ao aproveitar a piscina, o hóspede conta com apoio do bar da piscina, para desfrutar de um bom drink.
Chama a atenção o projeto paisagístico com um corredor de palmeiras que acompanha a área da piscina, até a entrada do hotel. Além disso, jardins menores, muito bem cuidados. À noite, a iluminação dá um toque especial ao ambiente.
Uma outra vantagem de se hospedar no Vila Galé Rio de Janeiro é a pequena distância para principais atrações da Lapa. Por exemplo, é possível ir caminhando até aos Arcos da Lapa e até a Escadaria Selarón. O Vila Galé Rio também disponibiliza um all inclusive cultural. O pacote inclui a hospedagem para duas pessoas e uma criança. Inclui ainda ingressos para o Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio e AquaRio. Sem dúvida, uma boa opção para quem quer ficar no centro do Rio.
Endereço: Rua Riachuelo, 124 – Lapa – Tel.: (21) 2460-4500
O Panorama de Viagem se hospedou no Vila Galé Rio a convite do hotel. As opiniões expressas na matéria são próprias e refletem a real experiência como hóspede.
Olá!
Eu não conhecia este hotel aqui no Rio, mas tô completamente apaixonada, tanto pela paisagem, quanto pela comida.
Os pratos são bem variados, parece ser um melhor que o outro, além de ser acessível para quem quer curtir a noite na Lapa. Adorei!
E o melhor Ana Caroline, é que até quem não está hospedado no hotel pode aproveitar a feijoada e o restaurante do hotel.
Que lugar lindo!
Tudo feito com muito capricho.
Gostei muito da comida e do ambiente bema acolhedor.
Um hotel no lugar certo pelo jeito. Adorei!!!
As novidades gastronômicas estão ótimas. A feijoada muito boa e completa.
O Vila Gale parece ser uma ótima opção de hospedagem no Rio, gostei da localização e da estrutura do local.
Com posts como esse eu percebo como sou desligada das coisas, e do mundo…
Eu jamais saberia desse local. Que hotel maravilhoso. Que fotos convidativas. E que dicas deslumbrantes.
Já queria eu poder ir logo conhecer um lugar tão deslumbrante.
Ótima escolha de post. Abraços
Oi Carol, realmente é um oásis no centro do Rio. Vale a pena conhecer quando estiver por aqui.
Aí que hotel bonito! Fiquei de olhos brilhando com essas fotos perfeitas! Adorei!
Eu nunca fui pro Rio, morro de vontade de conhecer, quem sabe um dia e talvez eu até consiga ficar nesse hotel!!
Vai gostar bastante Bianca. Se conseguir, depois me conta como foi sua experiência.