Tutto Nhoque
EXPERIÊNCIAS GASTRONOMIA

Tutto Nhoque: o cantinho do nhoque em Botafogo

Dia 29 é o dia do nhoque, mas em um cantinho charmoso em Botafogo, todo dia é dia de nhoque. O Tutto Nhoque traz o prato italiano como estrela principal do restaurante que abriu suas portas em dezembro de 2018. Fomos convidados a conhecer o restaurante e foi uma grata surpresa gastronômica.

Ambiente do Tutto Nhoque

A tímida porta vermelha e o bouganville rosa contrastam com as luzes da agitada rua São Clemente, em frente ao metrô. O ambiente é acolhedor, com mesinhas no corredor que leva ao fundo do restaurante. A cozinha em aço apresenta vidro fosco, exibindo um modesto contato com o salão. Uma área reservada pode ser usada para eventos ou aniversários, porém o local não faz reservas. Uma dica: tente uma mesa ao fundo do restaurante, de frente ao balcão onde fica a máquina de raclette.

Tutto Nhoque

Tutto Nhoque mesmo

Como disse acima, o nhoque é a grande estrela da casa. São 11 diferentes blends, além do tradicional de batata inglesa. No cardápio estão os mais comuns de abóbora, aipim e batata baroa. Mas os que chamam atenção, são os de ricota e espinafre, banana da terra, azeitona e até de bacalhau, por exemplo.

Para acompanhar, são 9 diferentes molhos, que vão do sugo e bolonhesa aos de ragu de linguiça e o de molho de galinha caipira, por exemplo. O cliente pode então montar seu próprio prato, escolhendo uma opção de nhoque e um molho.

Se a criatividade não estiver a seu favor, o Tutto Nhoque facilita sua decisão. Na seção “Pratos da Nonna, o restaurante sugere 10 combinações pré-definidas de nhoque e molho. Os nomes dos pratos homenageiam as mães e avós do trio de sócios: Guilherme Mendes, Rudy Leite e da chef Helena Murucci.

Optamos pelo Nonna Geralda – nhoque de abóbora com ragu de carne de panela. A louça delicada e colorida, dá mais de beleza ao prato, que pode ter um super toque final. A massa pode ser finalizada dentro do grana panado, segundos antes de ir à mesa ou com queijo raclette. Optamos pela segunda opção.

Do Nhoque à Pizza

Além dos nhoques, à noite, as pizzas também entram em cena. Feitas através do processo de fermentação natural, as redondas são levadas a um forno elétrico moderno e defumadas em lenha Pecan. Elas são defumadas na mesa, o que permite uma conservação perfeita do sabor.

O tamanho da pizza é individual, mas duas pessoas podem compartilhar facilmente. Até mesmo porque acho que vale experimentar a pizza e ao menos um nhoque, como fizemos. Escolhemos a pizza Crudo com Rúcula, servida com rúcula e presunto de Parma e claro, demos o toque final do raclette. SIM! Você ainda pode colocar mais queijo na sua pizza!

A máquina de raclette desenvolvida pelos próprios sócios é um espetáculo à parte. Prepare sua câmera para filmar e/ou fotografar, esse que é mais um atrativo da casa. Segundo o cardápio, a finalização com raclette é opcional, mas eu já aviso que é obrigatório experimentar. Faz toda a diferença para a experiência, visual e saborosamente falando.

Se ainda assim, você não ficou com água na boca para provar essas delícias, sugiro acompanhar os amigos, comendo uma das saladas, bruschettas ou calzones.

Para finalizar…

Quando a gente acha que a experiência terminou, chega o momento da sobremesa. Para os tradicionais, sem dúvida o tiramisú, mas se você quer ousar, siga minhas dicas.

Escolhemos o Dolce Nero – brigadeiro de colher com crocante de Oreo. Além disso, o Latte al Limone, base de massa de pizza com doce de leite Havana e raspas de limão siciliano. Não poderíamos ter acertado melhor nas escolhas. A massa crocante com doce de leite quentinho foi imbatível. Contudo, a bela apresentação do brigadeiro servido em colher de pau envolta por farofa de Oreo foi super criativa e deliciosa.

Tutto Nhoque

Diante de uma experiência gastronômica dessas, fica aquela vontade de voltar e experimentar cada uma das combinações de nhoque e molhos. É justamente isso que faz do Tutto Nhoque um restaurante especial. Acolhedor e que te dá vontade de voltar sempre. O Tutto Nhoque funciona todos os dias das 11h30 às 23h.

Endereço: Rua São Clemente, 24 – Botafogo – Tel.: (21) 3819-2011

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *