Sud o
EXPERIÊNCIAS GASTRONOMIA

Sud o pássaro verde que pousou no Jardim Botânico

Um casarão no Jardim Botânico foi o local escolhido para o Sud o pássaro verde de Roberta Sudbrack pousar no Rio de Janeiro. Sem placa com nome do restaurante, mas pássaros reinando na decoração, esta é a nova aposta da premiada chef. Roberta traz uma cozinha afetiva e simplificada, dando toda a liberdade que ela desejava para si e sua equipe.

Quem vê o casarão na rua Visconde de Carandaí, não imagina que a mesma já foi residência do visconde que dá nome à rua. Além de não ter placa na porta, a casa não aceita reservas. Entretanto o portão aberto é convidativo aos clientes. 

O projeto do F. Studio, manteve a simplicidade na decoração, dando um ar de casa de vó mesmo. Batentes das janelas em madeira, um interior rústico com luminárias simples conferindo um ambiente de intimidade e aconchego. Os pássaros, como mencionei, estão na decoração e na maçaneta da porta. Mas e o tal pássaro verde? Representa a liberdade de voar de novo. Segundo o manifesto encontrado nas mesas, o Sud é um lugar para ler, escrever, cozinhar, contar e comer histórias. Um lugar que está atento à sustentabilidade, sem exigir formalidades.

O Sud é um misto de restaurante e café, com funcionamento de terça a sábado, das 12h às 21h. Dessa forma, a equipe pode aproveitar momentos em família e lazer ainda em horário justo. São apenas 12 mesas e nota-se a felicidade da equipe em trabalhar ali. 

A experiência no Sud o pássaro verde

Estive no Sud o pássaro verde pela segunda vez, desta vez com amigos para apresentar a novidade. Como a ideia da casa é servir pratos afetivos para compartilhar, seguimos o conselho e compartilhamos.

Iniciamos com o pão caseiro com manteiga acompanhado de porção de presunto cru brasileiro. Além disso, pedimos os gougéres feitos com queijo do agreste pernambucano. Um clássico é a Burrata com milho assado e linguiça artesanal, combinando sabor e textura. Para completar, a pizza “de casa” traz uma massa de fermentação prolongada, molho picante, muçarela de búfala e linguicinha.

Para a etapa principal, a simplicidade trouxe o aroma e sabor de comida de casa. Um Arroz caipira molhadinho e al dente com legumes assados preparados no forno a lenha foi uma grata surpresa. Para acompanhar o Ovo caipira frito no forno a lenha com bottarga brasileira. Com uma pegada mediterrânea, o Keftedes, hommus tahine, tzatziki, legumes crus e pão pita faz a vez. Uma delícia de bolinho de carne com especiarias. Todos os pratos são servidos em frigideiras de ferro, bem rústico, mas com elegância.

sud o pássaro verde

Como em toda casa de vó não falta uma boa sobremesa. Pedimos o Bolo molhado de chocolate com nata e calda quente, um clássico de Sudbrack. Essa “lenda” como diz o próprio cardápio passou a dividir espaço com o Clafoutis de pera preparado no forno a lenha. Servido com molho ácido, essa espécie de creme brulée de pera, me conquistou. Para os fãs do brigadeiros, a sugestão é o Chapéu de Palha – camadas de brigadeiro molinho, bolo e crocante de rapadura. Para os fãs de doce de leite, o Bomboloni, tipo um donut servido com leite maltado e creme inglês de cumaru.

Muitos dos pratos e entradas são servidos em duas opções de tamanho – para 2 ou 4 pessoas – o que facilita bastante o compartilhamento. Se achar que já está tarde para um almoço, o Sud oferece também opções para a hora do cafezinho. Por exemplo, sanduíches de pão miga e caseiro, bolo, chocolate quente e o tradicional café da vó. Ah, o forno a lenha que eu tanto menciono no preparo dos pratos, está ali, no interior do salão, montado à mão por Fede Marismo. A comida é simples e gostosa, mas o clima aconchegante de casa do interior é a verdadeira experiência no restaurante.

Endereço: Rua Visconde de Carandaí, 35 – Jardim Botânico – Tel.: (21) 3114-0464

Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *