Rio Matsuri no Riocentro
PANORAMA CARIOCA

Rio Matsuri traz a tradição japonesa para o Riocentro

O ano de 2020 traz a terceira edição do Festival de Cultura Japonesa Rio Matsuri. A imersão na cultura japonesa acontece desta vez no Pavilhão 4 do Riocentro, promovendo mais uma vez o intercâmbio cultural entre Brasil e Japão. Os amantes da cultura nipônica podem, portanto, esperar muitas experiências e atrações para todos os públicos, entre 17 e 20 de janeiro.

A programação do Rio Matsuri inclui exposições, danças folclóricas, shows, mangás, animes e games. Em ano de Jogos Olímpicos de Tóquio, o festival englobará também esportes que estarão pela primeira vez nos Jogos, como Karatê e Skate. Além disso, o festival também sediará uma etapa do mundial de cosplayers.

Flashman e Power Rangers estarão no Rio Matsuri

Entre as presenças garantidas no festival, os atores de duas das principais séries de live action se juntam pela primeira vez. O universo tokusatsu será apresentado por Kihachiro Uemura, o Green Flash, da série dos anos 90 “Flashman”, assim como por Walter Jones, o Black Ranger, da série “Power Rangers”. O encontro acontecerá na Sexta Otaku, dia 17 de janeiro, o dia do festival pensado especialmente para o público jovem.

Os visitantes que optarem pelo Matsuri Experience receberão um convite a mais para levar um acompanhante na Sexta Otaku, box com lembranças surpresa e prioridade no Meet & Greet. Este pacote de experiências assegura entrada para todos os dias de evento e oferece uma série de benefícios exclusivos, como, por exemplo, evitar filas.

Destaques da Programação no Riocentro

O primeiro dia do festival, dia 17, tem na programação desfile de moda Harajuku e workshop de mangá com Fábio Shin. Além disso, encontro dos dubladores Úrsula Bezerra, a voz do Naruto; e Charles Emmanuel, o Tenma de Pégaso de Cavaleiros do Zodíaco: The Lost Canvas e responsável pela voz do Ash, de Pokemon, entre outras atrações. Por fim, a Banda Danger 3, especializada em fazer trilhas sonoras para lançamentos da cultura pop, fará única apresentação.

Já no domingo, 19, acontecerá a penúltima etapa brasileira do World Cosplay Summit. O maior campeonato de cosplay do mundo oferecerá aos artistas um camarim exclusivo e especialmente preparado com guarda-volumes e lounge durante todo o festival.

Atração queridinha do público, a Mangateca dobra de tamanho nesta edição. Já a Akiba Square, destino dos que gostam de jogos de tabuleiros e card games, terá curadoria do Diversão Offline (DOFF), o maior evento de Board Games e RPG da América Latina.

Festival de Gastronomia Rio Matsuri

É claro que a culinária japonesa não poderia ficar de fora do evento. A 1ª edição do Festival de Gastronomia Japonesa Rio Matsuri acontece em paralelo, durante todo o mês de janeiro no Rio e em Niterói. São 35 restaurantes participantes oferecendo combinações especiais para os amantes da culinária nipônica. O público poderá desvendar os sabores do Japão em um circuito que tem apoio do SindRio. O cliente que consumir o prato selecionado ganhará um voucher com desconto para o ingresso no Rio Matsuri, que sairá por R$ 25.

Dos tradicionais aos mais contemporâneos, 35 restaurantes fazem parte do circuito que segue até o dia 02 de fevereiro. A lista completa dos restaurantes participantes pode ser encontrada no site do Festival de Gastronomia Rio Matsuri.

Se você vai visitar o Japão durante os Jogos Olímpicos Tokyo 2020, organize seu roteiro seguindo nossas dicas de Tóquio e outras cidades japonesas. Aproveite e faça sua reserva de hotel no Japão por aqui e ajude a manter o site sempre atualizado em pagar nada a mais por isso.

Imagem: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *