Quinta da Henriqueta Jardim Botânico
EXPERIÊNCIAS GASTRONOMIA

Quinta da Henriqueta: restaurante português no Jardim Botânico

Recentemente, o Rio de Janeiro vem recebendo diversos restaurantes de culinária portuguesa. Esse elo entre Brasil e Portugal ficou mais forte, atualmente, no Jardim Botânico. Fui convidado a conhecer o Quinta da Henriqueta, restaurante português em um casarão de dois andares no Jardim Botânico. Uma experiência gastronômica bem agradável, que conto com mais detalhes, a seguir.

Ambiente do Restaurante do Jardim Botânico

Com localização na rua Lopes Quintas, o Quinta da Henriqueta ocupa um lindo casarão de dois andares. O ambiente do restaurante é bem sofisticado, com projeto do MS Studio, da arquiteta Mariana Debize. Móveis e elementos em madeira ditam o tom da decoração do local, assim como a escolha das cores, que proporcionam uma sensação de acolhimento e intimismo. Para completar, janelões de vidro e paredes com tijolos expostos que dão um tom rústico, porém elegante.

No salão interno, a adega é um dos destaques, com capacidade para até 500 garrafas. Não à toa, a carta de vinhos apresenta uma variada seleção, com cerca de 160 rótulos. No segundo andar, um clima mais intimista toma conta do local. Para eventos, uma sala reservada para comemorações exclusivas. Já na área externa do Quinta da Henriqueta, nos fundos do salão, outro ambiente se apresenta. Igualmente agradável, mesas dão para a cozinha aberta. As paredes recebem revestimento de um painel de azulejos, que se destaca.

Ambiente Quinta da Henriqueta
Área interna e externa do restaurante

Experiência Gastronômica no Quinta da Henriqueta

O cardápio do Quinta da Henriqueta tem influências da culinária açoriana. À frente da cozinha, o chef Carlos Gleyson prepara pratos com referências da culinária das ilhas dos Açores e, também, os clássicos portugueses. De início, pedimos o Abrindo o Picaporte, uma espécie de couvert que tem uma apresentação incrível em um gaveteiro de madeira. Dividimos em duas pessoas, mas ele serve bem quatro pessoas. O gaveteiro apresenta pão fermentado natural, pão de enchidos, torrada, azeitona, pasta de atum, tremoços, manteiga. Além disso, chouriço, torresminhos, chouricinho do Alentejo, queijo fresco da casa e massa malagueta dos Açores.

Abrindo o Picaporte
Abrindo o Picaporte

Em seguida, pedimos mais duas entradas, ambas deliciosas. Novidade no Quinta da Henriqueta quando fomos, primeiramente o Arancini de Bacalhau, que chega à mesa em porção de 4 unidades. Um bolinho de arroz de bacalhau cremoso, com molho aioli de limão. Pedimos também o Camarão à Bulhão Pato, um clássico da região da Estremadura. Os camarões são preparados com azeite, manteiga, alho, coentros, vinho branco, limão, pimenta do reino e sal. O nome é um tributo ao poeta português Raimundo Antonio de Bulhão Pato. Acertemos em cheio nas escolhas, este último foi recomendação do garçom que nos atendeu.

Entradas Quinta da Henriqueta
Arancini de Bacalhau e Camarões à Bulhão Pato

Para principal, optamos por compartilhar um bacalhau para uma pessoa, já que tínhamos provado várias entradinhas. Nossa escolha foi o Bacalhau à Mouraria, que serve 2 pessoas, mas pedimos em versão individual. Lombo de Gadus morhua assado em vapor de azeite, cebola caramelizada, alho laminado, batatas ao murro, couve, ovos cozidos e azeitonas portuguesas. De sobremesa, escolhemos o Pra Cumê, um delicioso pavê de ananás.

Bacalhau Quinta da Henriqueta
Bacalhau à Mouraria e Pavê de Ananás

Considerações Gerais

Nossa experiência no Quinta da Henriqueta foi excelente. Atendimento primoroso dos garçons, com sugestões assertivas, inclusive do vinho, que optei por tomar em taça. Ambiente agradável e espaçoso, perfeito para reunir amigos e família ao redor da mesa, com ótimas opções da culinária portuguesa. O horário de funcionamento é de terça a quinta, das 12h à 00h; sexta, sábado e feriado, das 12h à 01h; e domingo, das 12h às 22h.

Endereço: Rua Lopes Quintas, 165 – Jardim Botânico – Tel.: (21) 2137-7493

Avatar photo
Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 10 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.