siglas dos aeroportos
NOTÍCIAS

O que significa a sigla dos aeroportos?

Você sabe o que significa aquela sigla dos aeroportos, formada por três letras? É uma convenção universal que todo aeroporto do mundo tem. O site Airport Codes desvendou o significado das três letras nas siglas.

Cada aeroporto possui um código IATA (International Air Transport Association) exclusivo, que é essa sigla de três letras. Saber o que cada código IATA representa não é super útil, mas certamente se torna divertido.

Algumas siglas dos aeroportos fazem total sentido se você conhece a cidade ou o nome do aeroporto. Entretanto, outros já são mais difíceis de inferir. Por isso, o site disponibiliza um conteúdo que achei incrível. A sigla dos aeroportos de mais de 190 países, totalizando 1116 siglas e aeroportos, dispostas em ordem alfabética.

Sigla dos aeroportos no mundo

Alguns códigos são bem fáceis de associar às suas cidades. É o caso dos aeroportos de Barcelona (BCN), Zagreb (ZAG), Dublin (DUB) e Recife (REC). Neste caso, o código deriva do nome das cidades. Porém, mesmo representando o nome das cidades, alguns são mais difíceis de inferir. Por exemplo, a sigla AUA é de ArUbA.

Contudo, algumas siglas derivam do nome do aeroporto. É o caso de um dos aeroportos de Nova York, o JFK, cujo nome foi dado em homenagem a John FKennedy. O mesmo acontece para os aeroportos Santos Dumont no Rio de Janeiro, cuja sigla é SDU. Tem ainda o aeroporto de Paris, Charles DGaulle, CDG.

Mas e no caso do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, Galeão, que a sigla é GIG? Por incrível que pareça a sigla vem de Governador’s Island Galeão, já que o aeroporto fica na Ilha do Governador.

E o aeroporto de Toronto, cuja sigla é YYZ? Normalmente os aeroporto canadenses começam com Y e o YZ seguinte é o antigo código da estação ferroviária de Malton, uma área a oeste de Toronto, onde o aeroporto está localizado.

Ficou curioso com outros nomes, então acesse o site e divirta-se.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *