Maceió é um dos destinos mágicos no Brasil. A cor do mar, a brisa do vento, a proximidade dos grandes centros e a hospitalidade são os diferenciais. E claro, a gastronomia que tem ganhado destaque cada vez mais pelo Brasil. Minha dica é separar de cinco a sete dias de viagem para aproveitar e conhecer Maceió e dar uma esticada até São Miguel dos Milagres.
Onde ficar – Hotel Ponta Verde Praia do Francês
Sem dúvida, uma ótima dica é se hospedar em um dos hotéis na orla. A localização privilegiada é o ponto alto do Hotel Ponta Verde do Francês. Nosso quarto era superconfortável com vista deslumbrante para a praia do Francês, com vista 180 graus do mar. O hotel possui uma piscina em frente à praia e um café da manhã em sistema de buffet bem farto. O restaurante também funciona para almoço e jantares temáticos, como a noite italiana.
Em frente ao hotel é possível encontrar vários quiosques e uma infinidade de barracas e cadeiras com serviço de praia, além dos esportes aquáticos, como stand up e caiaque. Com sorte, a maré permite aproveitar as águas mornas da região e um passeio para ver os corais.
APROVEITE PARA FAZER A RESERVA DO HOTEL COM ÓTIMOS PREÇOS
Praias de Maceió
Entre as principais praias de Maceió, está primeiramente Pajuçara com águas calmas e coqueiros que permitem um bom descanso. Perfeita para quem gosta de aproveitar com tranquilidade, esta praia possui estrutura de barracas.
Já a praia de Ponta Verde ganha destaque pelos diversos coqueiros charmosos ao longo da orla. O mar é de águas tranquilas e possui muitas opções de barracas para apreciar o dia e a noite. Por fim, a praia de Jatiúca cujo mar apresenta ondas mais fortes, perfeita para os surfistas.
Outras praias que vale a pena conhecer, mas que ficam a 2 horas de Maceió, são: Maragogi, Patacho, Antunes e São Miguel dos Milagres. A minha preferida. Outro destino é a Praia do Francês com muito mais movimento de turistas de todo o Brasil. O mar da Praia do Francês é um convite com cores azuis e verdes que parece uma piscina e em outros momentos quando a maré sobe é uma aventura. Na areia muitas barracas de bebidas e comidinhas. Uma boa dica é passear pelas ruas paralelas à praia para conhecer um pouco do comércio local e os bares e restaurantes da região.
Roteiro Gastronômico em Maceió
Certamente, a gastronomia de Maceió é algo fora da curva. Um grande nome de chefs alagoanos se destaca pela boa oferta de produtos locais e muitos reconhecidos nacionalmente. Primeiramente, o italiano Da Venneto capitaneado pelo chef Thiago Brandão, um craque na arte de receber. O cardápio descomplicado passeia por entre massas, risotos e outras delícias. O restaurante funciona onde era uma loja de móveis então todos os objetos e decorações fazem você se sentir em muitos momentos no mesmo local. São vários ambientes, porém o jardim é um dos mais disputados.
Outra dica é conhecer o Akuaba localizado na Jatiúca. O menu é afrobaiano, onde predominam leite de coco, azeite de dendê e pescados, em um lugar descontraído e colorido. O restaurante é comandado pelo chef Jonatas Moreira que, aliás, em 2010 inaugurou o Espaço Gourmet Vera Moreira, uma nova proposta de cozinha gourmet que mistura influências gastronômicas do Brasil e França, trazidas após Jonatas ter se formado no renomado Instituto Paul Bocuse em Lyon, França. O acarajé é imperdível e as moquecas então, hummm, uma perdição.
Em seguida, para os amantes da culinária oriental um achado na cidade é o querido chef Roger Lima do Hatsu Izakaya. Um mestre na arte dos peixes e sempre com ótimas dicas do que há de melhor no dia. Roger também é responsável pelo Tahafa em Milagres.
Em outra ponta da cidade fica o Boteco do Tonho que funciona apenas para almoço. A querida jornalista Nide Lins foi quem me apresentou esse lugar, um achado. Prove a tilápia recheada com camarões e farofa de camarões, arroz, feijão e vinagrete. Dos deuses, além da costela de porco super suculenta e saborosa.
Por fim, fechando o roteiro gastronômico em Maceió, não deixe de reservar um tempo para almoçar no restaurante Picuí. Especializado em carne de sol, mas com um vasto cardápio de pratos muito bem servidos e caprichados. A casa funciona desde 1989 e permanece com receitas autênticas da família do chef Wanderson Medeiros. Tem bobó de camarão, a famosa carne de sol, entre outros pratos nordestinos autênticos.
De Maceió a São Miguel dos Milagres
A partir de Maceió, até mesmo do aeroporto vá direto para a Rota dos Milagres. São vários serviços de transfer privativo ou coletivo. O trajeto leva em média 2 horas de viagem. Aproveite para conhecer também a vila de Milagres onde ficam algumas lojas de artesanato, sorveteria, bares e outros restaurantes. Sem dúvida, vale a pena conhecer a loja da famosa estilista Martha Medeiros. Segundo dizem, a renda é o mais refinado artesanato nacional, feito por artesãs detentoras de um processo de conhecimento ancestral. Ela, inclusive, tem lojas no Brasil e no mundo.
Onde ficar em São Miguel dos Milagres
A hospedagem que eu recomendo em São Miguel do Milagres é a Pousada Haya. Um verdadeiro paraíso, pé na areia com toda a estrutura para deixar o hóspede bem atendido. A pousada é ecodesign, ou seja, os elementos naturais locais estão presentes na arquitetura e na cozinha. Os quartos são muito confortáveis com elementos que valorizam a natureza e preservam o meio ambiente. Máquina de café, frigobar, banheiros amplos e camas super acolhedoras. E um capítulo à parte na hospitalidade do hotel é o café da manhã servido com uma extensa opção de tapioca, bolo de rolo, frutas da região, cuscuz, pães, frios, geleias e muito amor.
GARANTE O MELHOR PREÇO RESERVANDO POR AQUI
A área externa conta com uma piscina de borda infinita de frente para o mar delicioso da região com águas calmas e de temperatura agradável. Bicicletas também estão à disposição dos hóspedes e são um convite a um passeio na orla. Além disso, vários itens esportivos como, por exemplo, frescobol, bola de vôlei de praia, rede e prancha de surfe. Por fim, passeios de jangadas podem ser agendados de acordo com a maré.
Comidinhas na Pousada Haya
Na piscina, um serviço de bar e petiscos é um convite a pequenos bocados de delícias da região. Aliás, não deixe de provar o suco ou caipirinha de caju da fruta. O restaurante Banami, aberto também à não hóspedes mediante reserva, tem a assinatura do chef Wanderson Medeiros (Picuí). O chef é reconhecido na região e em todo o Brasil pela assinatura dos maiores banquetes de casamento na Capela dos Milagres que fica a alguns passos da pousada.
O cardápio oferece os deliciosos caldinhos de peixe, polvo, lagosta e camarão. Além disso, os pastéis famosos com receita da dona Fátima, mãe de Picuí e que acompanha a família há muitos anos. E claro, o arroz cremoso de polvo dos milagres com cubos de banana da terra e os camarões salteados em azeite de ervas com massa negra ao molho grana padano e cogumelos frescos são os hits por ali, imperdíveis. O cardápio também oferece opções infantis para as famílias acompanhadas dos filhos.
Achados da Rô
Um achado foi conhecer o Império do Ceviche comandado pelo chef Randy Velasco. Junto com sua simpática esposa Paulete Bugarin, eles recebem com muito carinho os turistas e clientes da cidade. Os pratos são divinos. Entre os tradicionais ceviches e causas, o chef prepara outras sugestões como o Talharim a la huancaina com camarão, polvo e lula, Lomo Saltado, Tacu Tacu, entre outros.
Aproveite nosso paraíso Alagoano e logo depois me conte o que achou! Aliás, se tiver outras dicas de Alagoas, pode deixar nos comentários.
O prazer foi todo nosso querida Rô, é visível sua sensibilidade aos detalhes dos pratos que foram Servidos, lindo ter vc e seu filho nos. Visitando. Gratidão