Menu Degustação no Restaurante Origem
Salvador

Menu Degustação no Restaurante Origem em Salvador

Quando organizei meu roteiro de Salvador, já incluí o Menu Degustação no Restaurante Origem nas experiências gastronômicas. O restaurante comandado pelos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca tem foco principal nos cinco biomas da Bahia. Sem dúvida, uma autêntica experiência pela gastronomia baiana, combinando técnica, invenção e tradição.

O Restaurante Origem nasceu do sonho de cozinheiros distintos em formação, com inauguração em 2016. Desde então ganhou diversos prêmios, como Melhor da Cidade e Melhor Variado/Contemporâneo em 2018 pela Veja Comer e Beber de Salvador. Aliás, o propósito do Origem, como sugere o nome do restaurante, é o resgate da identidade, da memória e da cultura baianas por meio do paladar.

O ambiente do Restaurante Origem traz um ar de elegância que combina perfeitamente com a experiência gastronômica que oferece. Cimento e madeira conversam de forma harmônica nos dois andares da casa. Mobiliário em madeira, vasos de plantas e iluminação indireta dão o tom intimista ao ambiente. No segundo andar, onde ficamos, destacam-se os espelhos recortados, conferindo o lado moderno do design.

Ambiente Restaurante Origem Salvador
Fachada e Ambiente do Restaurante Origem

Chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca

Ambos naturais de Salvador. Um apaixonado por frutos do mar e uma apaixonada por doce de leite com um objetivo em comum: resgatar a identidade gastronômica da Bahia. Certamente essa é a melhor definição para a dupla que comanda o Restaurante Origem em Salvador.

Fabrício Lemos morou 13 anos nos Estados Unidos onde formou-se pela renomada Escola de Gastronomia Francesa Le Cordon Bleu. Com passagem por restaurantes da luxuosa rede de hotéis Ritz Carlton na Flórida, o chef aprendeu a dominar a sutileza da cocção dos frutos do mar. De volta a Salvador passou por restaurantes como, por exemplo, o Mistura em Itapuã e Restaurante Amado. Em 2014 recebeu o título de Chef do ano pela Revista Veja Comer & Beber Salvador. No ano seguinte, ganhou pela Revista Prazeres da Mesa o título de Chef Revelação do Brasil. Em 2017, foi novamente escolhido Chef do Ano pela Revista Veja Comer & Beber Salvador, dessa vez pelo trabalho autoral no Restaurante Origem.

Lisiane Arouca manifestou interesse por doces desde pequena. Iniciou sua formação na Faculdade de Belas Artes (UFBA) e, posteriormente, gastronomia e arte passaram a caminhar lado a lado. Após formar-se em Gastronomia, trabalhou em restaurantes de Salvador como chef confeiteira, assinando sempre os cardápios de sobremesa. Em 2016, abriu o Origem em sociedade com o chef Fabrício Lemos, seu marido. Em 2019, Lisiane recebeu o prêmio da revista Prazeres da Mesa como melhor chef-pâtissière do Brasil.

Mini Bar Gem para começar a noite

A melhor forma de começar sua experiência gastronômica no Restaurante Origem em Salvador é no Mini Bar Gem. Foi exatamente o que fizemos, paramos antes para um drinque no bar instalado ao lado do Origem. A carta de drinques é assinada por Isadora Bello Fornari, a Isadinha. Já o menu de snacks acompanham o conceito de todo o grupo Ori.

O Gem segue o conceito de speakeasy com luz baixa, poucas mesas e um inusitado balanço para quem aprecia um drinque no balcão. O minibar valoriza as típicas “roskas” nordestinas e a cachaça, especialidade de Isadinha. Nossas opções foram: Chopp Gem à base de vodca, com maracujá, limão, Aperol e espuma de cerveja; e o Pitarola também à base de vodca com pitanga, acerola e bolhas de pitanga. Ambos muito bem equilibrados, perfeitos, inclusive para harmonizar com os snacks da casa.

Mini Bar Gem em Salvador
Início de noite no Mini Bar Gem

É claro que você pode ir apenas curtir o bar, em um clima descontraído com amigos, para beber e petiscar. Mas como tínhamos poucos dias em Salvador, optamos por conjugar ambas experiências e foi perfeito.

Menu Degustação no Restaurante Origem

O Menu Degustação é a melhor forma de captar a proposta gastronômica do Restaurante Origem. Ele propõe um passeio para além das fronteiras da capital, buscando unir sabores dos cinco biomas e 27 territórios de identidade baianos para apresentar o melhor da Bahia além do dendê. A Baía de Todos os Santos é a inspiração para os menus, que respeitam a sazonalidade e frescor dos ingredientes. O menu degustação do Origem é montado diariamente pelos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca. São 15 etapas, preparadas com técnicas gastronômicas contemporâneas.

Primeiramente, um shot de boas-vindas com cachaça Origem de Ilhéus com tamarindo. Acompanhando do primeiro snack, Milho + Milho + Milho, um Cripsy de milho com várias texturas de milho (assado, pamonha e pipoca). Em seguida, mais quatro snacks do menu degustação do Restaurante Origem. Sablé com bacalhau e ovo de codorna, molho bernaise e pó de azeitona. Tempurá de couve com purê de feijoada, fumeiro e vinagrete de banana. Beiju com purê de aipim com carne seca e torresmo de tapioca. Brioche de carne de panela com aioli defumado.

Snacks Menu Degustação Origem
Snacks do Menu Degustação do Origem

Na etapa seguinte, o Couvert com pães artesanais, deliciosa manteiga de goiaba, mousse de kefir e tomate confit. Pouco depois, Texturas de Queijo com mix de tomates, um mousse de meia cura com tomates variados e azeite verde.

Couvert Restaurante Origem Salvador
Couvert e Texturas de Queijo

Pratos Principais e Sobremesas no Restaurante Origem

Logo após, uma sequência de três pratos do mar. Iniciando com Peixe curado com caldo de carne defumado, shimeji, aji com coco e broto de mostarda. Logo depois, Polvo com quiabo grelhado acompanhado de vatapá, crispy de arroz negro e caldo de lambreta. Finalizando com Camarão empanado no fubá com farofa de cuscuz, carne de fumeiro, crispy de milho criolo e molho de camarão. Em seguida, o prato de carne foi um Black Angus com molho demi-glace, purê de couve-flor noisette e cebola brulée.

Pratos Principais Origem Salvador
Pratos Principais – Mar e Carne

De intermezzo, bala cítrica com limão, tangerina e laranja, com toque de cachaça Origem para limpar o paladar. Dessa forma, preparando para as etapas seguintes com duas sobremesas, uma mais ácida e outra mais doce. Começando pelo Caneloni doce com recheio de morango, maçã verde e doce de leite, coberto com brigadeiro de queijo e plumas de castanha do Pará. Por fim, o inesquecível Pavê da Vovó com creme de baunillha, tuille de chocolate, sorvete de chocolate e biscoito amanteigado.

Sobremesas Restaurante Origem
Intermezzo e Sobremesas no Restaurante Origem

Um menu degustação com sabores marcantes, apresentações irretocáveis em louças lindas e um atendimento bem atencioso pelos garçons. O intervalo entre as etapas foi satisfatório. O menu respeita restrições alimentares e alergias. Não optei pelo menu harmonizado, mas escolhi um vinho tinto português em meia garrafa que acompanhou bem. Certamente, uma experiência gastronômica que todo apreciador da boa mesa deve ter em Salvador.

Serviço – Restaurante Origem em Salvador

O menu degustação do Restaurante Origem custa R$ 220, com acréscimo de R$ 250 no caso de harmonização de vinhos. Preços em novembro de 2021. O restaurante funciona apenas com reservas individuais ou para grupos, tendo tolerância de 15 minutos. O horário de funcionamento é de terça a sábado, das 19h30 às 00h.

Endereço: Alameda das Algarobas, 74 – Caminho das Árvores – Tel.: (71) 99202-4587

Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

16 thoughts on “Menu Degustação no Restaurante Origem em Salvador

  1. Nossa leo, deu água na boca ver as fotos do menu degustação! Eu sou apaixonada por culinária e amo conhecer um restaurante novo, já fiquei aqui salivando para conhecer quando for para salvador.

  2. Que restaurante maravilhoso! Luxo e requinte o define!!! Adorei o menu degustação do restaurante Origem em Salvador. Espero conhecê-lo brevemente! Dica adorável! Obrigada!!

  3. Leo, amei esse restaurante em Salvador e já quero provar esse menu degustação tb. Fiquei com água na boca, já naotei a dica para quando voltar a Salvador

  4. Que restaurante lindo! A refeição acaba virando uma experiência (maravilhosa). Que bom que você dividiu com a gente. Moro em Aracaju e vou sempre a Salvador. Da próxima vez, quero ir a esse restaurante. Valeu pela dica!

    1. Que bom que gostou, Luana. Quando for, depois conta para gente como foi sua experiência e claro, não esqueça de falar que foi por indicação do Panorama de Viagem.

  5. Que graça o menu degustação do restaurante origem em Salvador! Tudo super bonito e com uma cara deliciosa. Adorei os balanços do mini bar. Entrou pra minha lista de desejos em Salvador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *