Macuco Safari
Foz do Iguaçu

Macuco Safari: aventura nas Cataratas do Iguaçu

Quando estivemos no Parque Nacional do Iguaçu para conhecer as Cataratas do Iguaçu, aproveitamos para curtir uma aventura bem diferente proporcionada pelo Macuco Safari. Após uma pequena trilha pela floresta, pudemos chegar bem próximo às Cataratas a bordo de um barco com direito a um banho de cachoeira, literalmente.

Macuco Safari

Antes de mais nada, saiba que esse é um dos passeios mais recomendados em Foz do Iguaçu. O Macuco Safari fica dentro do Parque Nacional do Iguaçu e nos proporciona uma das mais incríveis experiências na cidade. Pela localização dentro do parque, claro que conciliamos a atração no mesmo dia em que visitamos as Cataratas do Iguaçu. Inclusive, uma das paradas do ônibus circular que sai do Centro de Visitantes é justamente na porta da atração. 

Funcionando há 30 anos, o Macuco Safari recebe visitantes do mundo todo, proporcionando uma aventura nas Cataratas do Iguaçu que nos faz sentir a força da natureza com muita emoção e segurança. O ingresso dá direito ao passeio de barco até as Cataratas. No entanto, quem preferir apenas o passeio da selva, pode optar pelo ingresso que é mais barato. Crianças até 6 anos não pagam em nenhum deles e de 7 a 11 anos, pagam meia entrada.

A atração funciona diariamente, inclusive domingos e feriados das 9h às 17h30, com saídas a cada 15 minutos. O Macuco Safari garante o acesso ao passeio com estruturas adaptadas aos visitantes portadores de deficiência, em especial aos cadeirantes.

Nossa aventura nas Cataratas do Iguaçu

Nossa aventura nas Cataratas do Iguaçu começou ainda em terra firme com uma trilha na mata, em carreta puxada por carro elétrico. Nesta parte contamos com um guia trilíngue que nos conta um pouco sobre a fauna e as espécies da floresta centenária que compõe a área de Mata Atlântica do parque. Em seguida, um trecho de 600 metros para quem tem disposição e energia, nos levou em uma caminhada pelas trilhas que conduzem a cachoeira batizada de Salto Macuco.

trilha do Macuco Safari
Trilha do Macuco Safari

No caminho do passeio com o Macuco Safari podem ser observadas orquídeas, palmitos e bromélias. Quem não tem possibilidade de fazer essa etapa de caminhada, seja por falta de tempo ou por problemas de locomoção, pode seguir na carreta direto até a plataforma de embarque para os barcos. Tudo bem tranquilo e com uma carga basal de adrenalina, até a chegada do momento mais emocionante. Fazer parte de uma das sete maravilhas naturais do mundo.

Preparo para o passeio de barco

Quando chegamos na área de embarque para os barcos, as últimas instruções antes do momento de maior emoção do passeio. Importante ressaltar que o passeio molha mesmo. Por isso, levamos uma muda de roupa para trocar antes de entrar no barco. Na loja de souvenir que fica na plataforma de embarque, é possível alugar a chave para um armário (R$ 10), onde guardamos nossas coisas. Os armários ficam no andar debaixo, em meio a vestiários masculinos e femininos.

Trocamos de roupa, passando a usar trajes de banho como sunga e camisa, porque já que era para se molhar, fomos no melhor estilo. No armário conseguimos guardar duas mochilas pequenas com nossas roupas, celulares, documentos e os tênis. Importante: só tranque o armário após ter certeza que guardou tudo, pois o mesmo só poderá ser aberto mais uma vez (no final do passeio). Caso contrário, terá que pagar novamente o valor.

Embarcando rumo às Cataratas

O embarque nos barcos da Macuco Safari é feito em uma plataforma situada na margem direita do rio Iguaçu, cerca de 4 mil metros depois das Cataratas. O uso do colete salva-vidas é obrigatório e os mesmos são distribuídos ainda na fila do vagão-elevador. Este vagão nos conduz da área superior à plataforma flutuante de embarque na área inferior. Os barcos, com capacidade para levar até 25 pessoas, são dotados de dois motores de 150 cavalos. Potência suficiente para movimentar um iate, mas necessária para vencer a correnteza do rio. Já sentado no barco, bate aquele friozinho na barriga, mas qualquer medo foi vencido ali.

embarque Macuco Safari
Iniciando a aventura com a Macuco Safari

No caminho até as Cataratas, os barqueiros driblam a correnteza. O trajeto percorrido pelos barcos próximo às quedas varia conforme a vazão do rio, sempre pensando na segurança de todos. Não sei ao certo a qual cachoeira chegamos, mas acredito que tenha sido o Salto Três Mosqueteiros pelo que vi no mapa depois. Fizemos alguns vídeos com a máquina a prova d’água. Caso você não tenha uma máquina desse tipo, não se preocupe porque um dos tripulantes passa o percurso todo fazendo fotos e vídeos que podem sem comprados na loja, assim que voltamos do passeio.

Durante o percurso, observamos um pouco da paisagem e até um arco-íris que se formou à margem do rio. Em determinado momento, o barco faz uma parada para fotos, de onde podemos ver as Cataratas do lado argentino. O visual é o mesmo que temos do mirante logo ao saltar na parada Trilha das Cataratas, só que agora estamos ali embaixo, vivenciando tudo de bem perto. A partir dali, só emoção!

Aventura nas Cataratas
Início do percurso da aventura nas Cataratas do Iguaçu

A melhor parte da aventura nas Cataratas do Iguaçu

Em seguida, o barco se aproximou da queda d’água e foi incrível sentir as águas das imponentes Cataratas dando um banho na gente. Esse banho dura por alguns segundos e se repete por duas ou três vezes, muito divertido e bem gelado. Com as roupas encharcadas e completamente extasiados pela experiência, voltamos para a plataforma de embarque, onde por fim trocamos de roupa. Logo após, pegamos um jipe que nos leva de volta a um ponto onde fomos buscados pela carreta puxada pelo carro elétrico, voltando ao ponto de partida. Sem dúvida, foi uma das experiências mais incríveis que tive e recomendo a todos.

Banho nas Cataratas do Iguaçu
Aquele banho de energia!

Pode parecer muito radical, mas é bem tranquilo e seguro. Mas como disse acima, para aqueles que não curtem esse tipo de aventura, existe a opção de passeio “Só Selva”. Nesta opção é feita a visitação à floresta pelo mesmo percurso, sem o passeio de barco. Lá notei que existe também um passeio de barco onde as pessoas não se molham, que eles chamam de passeio seco. Certamente é ideal para quem não está com roupa apropriada para se molhar.

Endereço: Av. das Cataratas, km 25 – Parque Nacional do Iguaçu – Foz do Iguaçu – Tel.: (45) 3574-4244 / 3529-6262

Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *