Locações Morte no Nilo
NA TELA E NO SOM

Conheça as locações do filme Morte no Nilo

Já está em cartaz o filme Morte no Nilo, dirigido por Kenneth Branagh e protagonizado por um elenco de destaque. O longa tem inspiração no romance de suspense homônimo de Agatha Christie. No entanto, não é a primeira vez que o livro chega aos cinemas. A história já ganhou as telonas em uma película de 1978 com Peter Ustinov no papel do detetive belga.

Sinopse – Morte no Nilo

Em Morte no Nilo, as férias do detetive belga Hercule Poirot (Kenneth Branagh), no Egito, a bordo de um glamouroso navio cruzeiro, transformam-se numa procura terrível por um assassino, quando a lua de mel idílica de um casal perfeito é tragicamente interrompida. Situado num cenário épico de paisagens desertas arrebatadoras e as majestosas pirâmides de Gizé, este conto de desenfreada paixão e ciúme incapacitante apresenta um grupo cosmopolita de viajantes impecavelmente vestidos, e voltas e reviravoltas suficientes para deixar o público expectante até ao chocante desfecho final.

Morte no Nilo – Reino Unido x Egito

O cenário é um dos principais destaques de Morte no Nilo. Apesar de o elenco ter gravado as cenas no Reino Unido, a equipe de produção viajou para o Egito para filmar o Rio Nilo e as pirâmides da cidade de Gizé. Os locais serviram como pano de fundo no longa-metragem.

A maior parte do filme Morte no Nilo, no entanto, se passa no navio a vapor intitulado SS Karnak. Para gravar as cenas, o plano inicial era construir um barco que pudesse flutuar na água. Mas no final o modelo foi feito em trilhos de trem, os mesmos utilizados para sugerir movimento no filme Assassinato no Expresso do Oriente (2017).

Outro local do Egito que inspirou os cenários do filme foi o Old Cataract Hotel, um lendário hotel localizado na cidade de Aswan. Passaram por lá Winston Churchill, Margaret Thatcher e a própria Agatha Christie, que escreveu o livro Morte no Nilo em sua estadia por lá. O hotel foi recriado no Longcross Studios, no Reino Unido, e é onde acontece o casamento dos personagens Simon (Armie Hammer) e Linnet (Gal Gadot). A versão fictícia foi construída com base em uma visita da equipe de produção ao hotel, mas com algumas licenças artísticas para atender às demandas do roteiro.

Locações do filme no Egito

O local do início do filme Morte no Nilo, quando membros do grupo de viajantes visitam algumas ruínas, inspirou-se nos Templos de Philae, uma ilha perto de Aswan. O templo, dedicado à deusa Ísis, foi construído no século 4 a. C. e transferido para a Ilha Agilkia no final dos anos 1960 antes da construção da Represa Alta de Aswan, que teria inundado muitos dos maiores monumentos do Egito. O local é famoso pelos hieróglifos que adornam suas paredes, recriados para o filme em placas de gesso em tamanho real.

Em Morte no Nilo, Abu Simble, o famoso templo do Rei Ramses II, é local de visita dos personagens durante a festa de casamento. O local caracteriza-se pelas estátuas de figuras sentadas, esculpidas na rocha no século 13 a.C. em homenagem a Ramsés II. Elas foram realocadas em 1968 para uma colina artificial próxima antes da construção da Represa Alta de Aswan. Para o filme, eles foram recriados em sua posição original e nas mesmas dimensões, e a construção durou 16 semanas.

Foto: Divulgação – 20th Century Studios

Redação
A equipe de redação do Panorama de Viagem está sempre buscando trazer as principais novidades do mundo do turismo. Hotéis incríveis, destinos inusitados e eventos imperdíveis. Tudo para fazer o leitor se inspirar e viajar cada vez mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *