Livraria Lello Porto
Porto

Livraria Lello: dos livros a ponto turístico

Eleita a terceira livraria mais bela do mundo e a mais “cool” do mundo segundo a revista Time, a Livraria Lello e Irmão se tornou um ponto de visita obrigatório quando se visita a cidade do Porto em Portugal. Para quem é apaixonado por livros e arquitetura é local perfeito.

Em 1881, foi fundada a Sociedade José Pinto Sousa Lello & Irmão, mais tarde – em 1919 – designada de Livraria Lello & Irmão. O edifício de estilo neogótico foi construído em 1906 pelo engenheiro Francisco Xavier Esteves. A fachada com arco abatido de grandes dimensões possui acima janelas retangulares centralizadas e ladeadas por duas pinturas de José Bielman que simbolizam a Arte e a Ciência. A decoração ainda exibe motivos vegetais e figuras geométricas e o nome da livraria abaixo das janelas.

No interior da Livraria merecem especial atenção a decoração em gesso pintado a imitar madeira, a escada vermelha que dá acesso ao piso superior – uma das primeiras construções de cimento armado do Porto – bem como o grande vitral existente no teto, o qual ostenta o monograma e a divisa da Livraria Decus in Labore, que traduzido significa “A dignidade está no trabalho”.

O acervo conta com livros raros como por exemplo uma edição ilustrada e ornamental de Dom Quixote, além de edições traduzidas em diversas línguas de livros de Fernando Pessoa e José Saramago. Por esse motivo, fotos com flash são proibidas. Dizem que não pode tirar fotos lá dentro, mas ninguém veio me chamar atenção quando visitei a livraria em março de 2011. De toda forma, vale consultar para saber da possibilidade de tirar as fotos.

Em 1995 todo o espaço foi restaurado e o serviço informatizado. Além disso foi criado um espaço de galeria de arte. Foi classificada como Monumento de Interesse Público em 2013. A escritora J.K. Rowling teria frequentado a livraria quando escrevia Harry Potter. Inclusive a escada de Hogwarts teria como inspiração a famosa escada vermelha da livraria.

Livraria Lello em 2011
Livraria Lello
Livraria Lello em 2018

Recentemente, em 2018, estive novamente no Porto. Atualmente, formam-se longas filas para conhecer a livraria que inspirou J.K. Rowling. A entrada não é mais gratuita, sendo preciso comprar um ticket de 5€ na loja ao lado. Fotos com a livraria vazia como as que tirei em 2011, dificilmente serão reproduzidas. Hoje em dia, apenas com bastante paciência, já que uma enorme quantidade de gente circula pela livraria.

Endereço: Rua das Carmelitas, 144 – próximo à Torre dos Clérigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *