Diversas empresas aéreas internacionais passaram a operar voos saindo do Brasil para os destinos na Europa, por exemplo, saindo de grandes capitais no Nordeste. Essa ação facilita bastante a vida dos turistas que moram na região. Não precisam vir ao Rio, São Paulo ou Brasília, para depois partir de volta rumo ao hemisfério norte. Mas ao se tratar de conforto e sala VIP, será que esses aeroportos estão preparados? Conto minha experiência na Sala VIP ProAir.
Na minha última viagem para Portugal (agosto de 2018), meu voo da TAP em direção a Lisboa saía de Recife. Emiti a passagem em classe executiva utilizando milhas do Smiles. Saí do Rio em voo da Gol até o Aeroporto Internacional de Recife – Guararapes, fazendo conexão para o voo em direção a Portugal.
No aeroporto de Recife
Chegamos a Recife por volta das 15h e para minha surpresa, a área de embarque internacional estava fechada. Segundo informaram, ela abre apenas três horas antes do voo, que seria às 23h10. Ou seja, fiquei aguardando na praça de alimentação do aeroporto para despachar as malas. Para então em seguida, adentrar a área de embarque, que abriu por volta das 19h30.
A área de embarque internacional é pequena, com apenas três portões e um duty free mínimo, com pouquíssimas opções para compra. Fui diretamente à sala VIP da ProAir, a qual tínhamos direito por estar em classe executiva. E mais uma vez, uma surpresa desagradável. A sala estava fechada! O pior é que não tinha nenhum funcionário da ProAir ou do aeroporto para passar qualquer informação. Após algum tempo de espera, por volta das 20h, a funcionária abriu a sala para receber os passageiros.
Como é a Sala VIP ProAir em Recife
A sala VIP está localizada na área de embarque internacional, após passar pelo controle de segurança. Por acaso, ficava em frente ao portão de embarque do voo com destino a Lisboa. Além dos passageiros voando em classe executiva, passageiros portadores do cartão Priority Pass também têm acesso à sala. O ambiente é bem simples e climatizado, dividido em duas áreas com sofás confortáveis, bancos altos e áreas de trabalho em forma de baias. O piso é acarpetado.
No corredor que separa os dois ambientes, escaninhos vazios, onde deveriam ter revistas e jornais para passar o tempo. O visitante pode se distrair com as televisões ou com seu próprio dispositivo eletrônico. Entretanto, sem usar por muito tempo, já que a distribuição de tomadas é bem carente. As poucas tomadas ainda estão em locais de difícil acesso. A conexão wi-fi é gratuita e se mostrou satisfatória durante o tempo que permanecemos na sala. Não há chuveiros no banheiro e no dia que estive na sala, o banheiro masculino estava em manutenção. O que nos obrigava a usar o banheiro do aeroporto, na área externa à sala.
Na parte de alimentação, mais um serviço simples. São servidos apenas alguns mini sanduíches, pão de queijo e docinhos. Complementando, saquinhos de amendoim. Para beber, máquina de café, água, refrigerante e sucos, além de cerveja – a única bebida alcoólica servida na sala. Apesar do atendimento simpático, a reposição dos itens é demorada, assim como o recolhimento da louça usada.
Infelizmente nossa experiência na sala VIP da ProAir no aeroporto de Recife não foi positiva, sendo agravada ainda pelo atraso do nosso voo. Ao menos os sofás eram confortáveis e facilitaram nosso tempo de espera no local.
Em comparação com as salas VIP de grandes aeroportos brasileiros, ainda há muita coisa a melhorar. Quem sabe com mais voos internacionais saindo de lá, sejam feitas mudanças. Dessa forma, os próximos passageiros talvez possam vivenciar uma experiência melhor que a minha.