igrejas em Belém
Belém

Igrejas em Belém: verdadeiros santuários religiosos

Belém foi fundada em 1616 e é a principal referência da presença portuguesa na Amazônia. Essa herança está presente na arquitetura da cidade, mas também no catolicismo impresso nas famosas igrejas em Belém. Quando estivemos na cidade em novembro de 2017, conhecemos as principais igrejas da capital paraense.

Sem dúvida, a mais famosa das igrejas em Belém é a Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré que fica no bairro que leva o nome da santa, Nazaré. Conhecida também como o Santuário da Rainha da Amazônia, a basílica, terceira do Brasil, fica em frente à Praça Santuário de Nazaré, onde termina a procissão do Círio de Nazaré. Ao lado da basílica está o Museu Círio de Nazaré, dedicado ao culto, com uma coleção de peças relacionadas à festa, mas estava fechado quando estivemos por lá.

O Círio de Nazaré é realizado em Belém do Pará há mais de dois séculos, sendo considerada uma das maiores e mais belas procissões católicas do Brasil e do mundo. Reúne, anualmente, no segundo domingo de outubro, cerca de dois milhões de romeiros numa caminhada de fé pelas ruas da capital do Estado, num espetáculo grandioso em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré. Após a grande procissão, a imagem da Virgem fica exposta no altar da Praça Santuário para visita dos fiéis durante 15 dias, período chamado de quadra nazarena.

igrejas em Belém

A igreja foi construída em 1909 para abrigar a imagem milagrosa de Nossa Senhora de Nazaré, que foi encontrada pelo caboclo Plácido, no mesmo local de construção da basílica. Sua inauguração foi em 1923 e em sua fachada  estão duas inscrições em latim. A inscrição superior Deiparae Virgini a Nazareth significa “Virgem de Nazaré Mãe de Deus”, e a inscrição inferior Salve Regina Mater Misericordiae significa “Salve Rainha Mãe Misericordiosa”.

Em estilo neoclássico, a basílica possui em seu interior cinco naves divididas em 36 colunas que formam arcos de granito italiano com mosaicos. O teto em madeira foi o que me chamou atenção, além dos vitrais franceses da casa Champigneulle de Paris e as portas de bronze. Quando visitei o interior estava acontecendo um batizado coletivo. Meu amigo, que mora na cidade, disse que casamentos têm que ser agendados com mais de 2 anos de antecedência.

Endereço: Av. Nazaré, 1300 – Nazaré – Tel.: (91) 4009-8400

Outra igreja importante na cidade e para o culto do Círio de Nazaré é a Catedral da Sé ou Catedral Metropolitana de Belém, que é de onde sai a procissão do Círio. Entre todas as igrejas em Belém, esta é a sede da Arquidiocese da cidade desde 1906 e foi a primeira igreja da cidade. 

Dedicada a Nossa Senhora das Graças, foi construída provisoriamente dentro do Forte do Presépio e posteriormente transferida para sua localização atual. Sua construção teve início em 1748 e foi totalmente concluída em 1782. Por conta do desgaste do tempo, foi submetida a restauração, em 2005, sendo reaberta ao público no dia 1º de setembro de 2009.

igrejas em Belém

Projetada em 1755 pelo arquiteto Antônio Landi, em estilo barroco-colonial e neoclássico, a catedral possui em sua fachada duas torres laterais e um imponente frontão com um nicho onde está a estátua de Nossa Senhora. Em seu interior, hoje está a decoração que data de 1882 com um altar principal criado em Roma por Luca Carimini no século XIX. Com 28 candelabros de bronze e vitrais religiosos, a catedral também abriga o maior órgão da América Latina. Casamentos na catedral também são disputadíssimos, sendo necessário marcar com bastante antecedência.

Endereço: Praça Dom Frei Caetano Brandão, s/n – Cidade Velha – Tel.: (91) 3223-2362 / 3225-2718

Do outro lado da mesma praça, está a Igreja de Santo Alexandre, que teve sua primeira elevação em 1616, a partir do trabalho dos jesuítas que moravam no colégio ao lado. Em 1668, foi revigorada com conclusão em 1719 e dedicada a São Francisco Xavier. Atualmente é dedicada a Santo Alexandre. Quando estivemos lá, não pudemos visitar o interior porque estava acontecendo um casamento, mas o grande destaque são as oito capelas laterais em volta do altar principal e o lampadário que data do século XVIII e foi produzido em prata portuguesa.

igrejas em Belém

Outro detalhe é que a igreja é integrante do Museu de Arte Sacra do Pará, o qual tivemos a oportunidade de visitar. O museu abriga uma vasta coleção de imagens talhadas em madeira em uma exposição permanente. As imagens são todas pintadas, de forma que nem parecem ser de madeira. Infelizmente não tenho fotos, já que não é permitido fotografar em seu interior.

O museu funciona de 3ª a domingo das 10h às 16h e o ingresso custa R$ 4, sendo que às terças a entrada é gratuita. Um acervo que complementa bastante a história das igrejas em Belém.

Endereço: Praça Dom Frei Caetano Brandão, s/n – Cidade Velha – Tel.: (91) 4009-8802

Belém possui outra igreja importante que é a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, mas cuja visitação estava suspensa, por conta de uma reforma. Outras igrejas em Belém são: Igreja de São João Batista, Igreja de Nossa Senhora das Mercês, Igreja de Sant’Ana e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, porém nenhuma dessas nós visitamos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *