Experiências no Valle de Uco
Argentina

Cinco experiências inesquecíveis no Valle de Uco

O Valle de Uco, aos pés da Cordilheira dos Andes, atrai cada vez mais visitantes. Localizado a 80 km de Mendoza, capital da província do mesmo nome, no oeste da Argentina. Para chegar, a melhor forma são os voos diretos a partir de São Paulo ou conexões a partir de Buenos Aires. Se você vai conhecer a região, então siga essas dicas de experiências inesquecíveis no Valle de Uco.

1 – Visitar as vinícolas do Valle de Uco

Sem dúvida, o Valle de Uco é conhecido por suas mais de 80 vinícolas – ou bodegas, como se diz em espanhol. A estrela da região é a uva Malbec, que produz os ricos tintos considerados perfeitos para acompanhar as melhores carnes. Inclusive, ela foi a grande responsável pela fama do Valle no cenário enoturístico e enogastronômico. O Valle hoje produz tintos de Malbec em versões orgânicas e biodinâmicas, alguns amadurecidos em barris de carvalho, outros em ânforas construídas com os minerais da região. Além disso, produz blends diferenciados, com uvas como Cabernet Franc. A melhor época para visitar as vinícolas do Valle de Uco é no verão, quando as uvas nas parreiras atingem o crescimento máximo. Já em março, é o período da colheita, com direito à tradicional Festa da Vindima, no primeiro sábado do mês.

Muitas das vinícolas promove degustações e abrigam restaurantes e bistrôs. Entre as mais famosas e bonitas está a Zuccardi, que este ano foi eleita pela terceira vez como a melhor vinícola do mundo pela World’s Best Vineyards. A vinícola une a modernidade e a alta tecnologia com a integração à natureza e um visual espetacular. No entanto, vale a pena conhecer outras propriedades como, por exemplo, Domaine Bousquet, Andeluna, Salentein, Fournier ou La Azul.

2 – Tour de Bicicleta pela Rota do Vinho

Se visitar uma vinícola a pé é um programa interessante, que tal fazer um tour de bicicleta pela Rota do Vinho? Este é um programa cada vez mais procurado, porque além do contato direto com a natureza permite parar para tirar uma selfie a qualquer momento no meio da jornada. Os cenários no Valle de Uco ajudam muito, já que as estradas seguem ao longo do Cordón del Plata, um trecho da Cordilheira dos Andes com picos cobertos de neve de até 5.000 metros de altitude. Há passeios de todas as distâncias, de 10 km a 44 km, adaptados ao preparo físico e à disposição de cada viajante.

3 – Aproveitar a gastronomia do Valle de Uco

A gastronomia no Valle de Uco vai dos restaurantes mundialmente famosos às empanadas e pratos de culinária raiz. O Siete Fuegos, restaurante do The Vines Resort & Spa, é do famoso chef Francis Mallmann, que muitos conhecem da série The Chef’s Table, no Netflix. Já na Bodega Zuccardi o restaurante é comandado pelo chef Matías Aldasoro, que criou o cardápio em conjunto com o famoso Fernando Trocca, do Sucre, de Buenos Aires. A Bodega La Azul faz sucesso com um estilo mais moderno e descolado, assim como a Andeluna, com um ambiente extremamente charmoso.

4 – Glamping no Valle de Uco

Hospedar-se em Mendoza é fácil, já que há uma variedade de hotéis na região. Mas que tal uma hospedagem diferente no formato de glamping? Glamping une a aventura do camping com os confortos de um hotel de luxo. As “cabanas” são, na verdade, estruturas high-tech equipadas com cama king size, banheiro privativo e confortos como deck próprio com hidromassagem e vista para a Cordilheira dos Andes. No entanto, dão a mesma sensação de fuga da agitação das cidades e proximidade com a natureza. No Valle de Uco, a prática de glamping pode ser feito na bodega Alpasión, que tem cúpulas geodésicas no meio da paisagem, isoladas da agitação.

5 – Preparar o próprio vinho

Por fim, que tal ser um vinicultor por um dia? O hotel Casa de Uco, um dos mais luxuosos da região, oferece aos hóspedes a opção de comprar um lote em seus vinhedos, para produzir Malbec. Os enólogos e agrônomos do vinhedo assessoram o bodegueiro de primeira viagem para decidir o plano de cultivo e de produção. Leva-se em consideração as características do solo e as preferências pessoais de cada um. A equipe cuida dos processos produtivos, e o feliz proprietário pode visitar o vinhedo e fazer degustações com suas famílias, posteriormente.

Redação
A equipe de redação do Panorama de Viagem está sempre buscando trazer as principais novidades do mundo do turismo. Hotéis incríveis, destinos inusitados e eventos imperdíveis. Tudo para fazer o leitor se inspirar e viajar cada vez mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *