Key West

A caminho de Key West parando no Bahia Honda State Park

Key West é uma cidade localizada no extremo sul da Flórida, incorporado ao Estado americano em 1828. Com uma distância de 3 horas e meia de carro de Miami, a cidade também possui um aeroporto de onde, inclusive, saem voos fretados para Cuba, localizada a 90 milhas da cidade. No fundo, Key West está mais próximo de Cuba do que de Miami. Mas como chegar a Key West?

Apesar de possuir um aeroporto, poucas pessoas vão para Key West de avião. É mais fácil usarem o aeroporto para pegar voos fretados para Cuba ou para sobrevoar a cidade em passeios de helicóptero. 

A melhor forma de como chegar a Key West é mesmo pela Overseas Highway, estrada que liga Miami a todas as cidades de Florida Keys, passando por Key Largo, Isla Morada, Marathon e Big Pine Key. Como estávamos com carro alugado na Sixt USA, seguimos de Miami até Key West em um percurso de 3 horas e meia, bem tranquilo e fácil. Quem preferir pode ir parando nas cidades pelo meio do caminho, criando assim um roteiro específico por Florida Keys.

Em vários momentos da viagem, encaramos trechos de mão única em ambos os sentidos, cercados apenas por água. O cenário acaba rendendo belas fotos e se você for atento, consegue parar em alguns mirantes para fazer fotos bem interessantes. É justamente por ser uma estrada sobre o mar, ligando todas as cidades por meio de mais de 40 pontes, que a Overseas Highway recebe esse nome. Essa estrada inclusive ficou famosa por aparecer no filme “True Lies”, com Arnold Schwarzenegger.

Na ida para Key West vimos uma praia que fica dentro do Bahia Honda State Park e no caminho de volta para Miami, resolvemos parar lá. Localizado à beira da estrada em Big Pine Key e a 60 km de Key West, este é o único parque entre as “Keys” que possui praias com extensas faixas de areia e águas que proporcionam banho e atividades como snorkeling e trilhas, sendo as principais a Butterfly Garden Trail e Silver Palm Nature Trail. O local também oferece três áreas de camping, com um espaço total de 80 campsites.

O clima subtropical de Florida Keys criou ambiente natural com plantas – como a palmeira prateada – e animais endêmicos, incluindo alguns de origem no Caribe. A formação geológica do Bahia Honda State Park é derivada de recifes de coral pré-históricos que emergiram formando as ilhas e o parque é a formação exposta mais ao sul. 

A partir da praia banhada pelo Golfo do México, conseguimos ver o que sobrou da East Coast Railway de Henry Flagler, atualmente chama de Antiga Ponte Bahia Honda, de onde os visitantes têm uma vista panorâmica da ilha e de todo oceano em volta.

O parque está aberto todos os dias das 08h ate o pôr-do-sol. Para entrar é cobrada uma taxa por pessoa, sendo que esse valor diminui à medida que aumenta o número de pessoas. Grupos maiores têm um desconto maior. Já pedestres e ciclistas pagam apenas USD 2,50. O local oferece chuveiros de água doce para tirar o sal e também uma lojinha com lanchonete.

Caso esteja sem carro alugado ou não dirija, a empresa de viação intermunicipal Go Buses oferece serviço expresso diário em operação com paradas em South Beach, no centro de Miami e em Key West. Para outras informações, acesse o site da empresa.

Bahia Honda State Park: 36850 Overseas Highway – Mile Marker 37 – Big Pine Key – Tel.: +1 305-872-2353

Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *