Calçada da Fama Hollywood
Los Angeles

Calçada da Fama e os teatros em Hollywood

Quando se visita Los Angeles, difícil não associar a cidade a Hollywood e todo o glamour que vem agregado a esse nome. Inclusive saiba como chegar perto do letreiro de Hollywood. Associado ao glamour, a Calçada da Fama é um dos grandes atrativos turísticos quando se visita o bairro das estrelas de cinema e do showbiz. Quando estivemos em Los Angeles em agosto de 2014, andamos pela região. Saiba o que a tão famosa rua tem a oferecer aos turistas.

Hollywood Boulevard: onde estão as estrelas

A Hollywood Boulevard é uma das avenidas mais famosas do mundo e uma das mais frequentadas por artistas e turistas. O que torna essa avenida tão famosa são suas calçadas, conhecidas como Calçada da Fama. A Walk of Fame conta com mais de 2.000 estrelas de mármore polido. A Calçada é um tributo a celebridades das áreas do cinema, rádio, televisão, teatro e música. Celebridades imortalizadas desde 1960 em meio a mais de 2 km de leste para oeste na Hollywood Boulevard.

A ideia de criação da calçada foi de E.M. Stuart em 1953. Contudo, apenas em agosto de 1958, foram homenageados oito celebridades em um pequeno pedaço da calçada. Posteriormente em 1960, as homenagens continuaram e seguem até hoje.

No começo da Calçada da Fama está uma estrela escrito HOLLYWOOD WALK OF FAME com os cinco ícones representando as cinco categorias homenageadas. Uma câmera simboliza o cinema; uma televisão, a indústria televisiva; fonógrafo para música; microfone para o setor de radiodifusão; e, finalmente, máscaras tragicômicas representando o teatro. Um mesmo artista pode ter mais de uma estrela, cada uma representando um segmento da arte. Por exemplo, Gene Autry é o único com estrelas em todas as cinco categorias.

Como chegar

A calçada com estrelas compreende da North Gower Street até a Norte La Brea Avenue, passando por um pequeno segmento da Marshfield Way. Além disso, inclui o trecho na Vine Street, entre a Yucca Street e Sunset Boulevard.

Para mim, o mais interessante é sair andando pela calçada (em ambos os lados da rua) à procura do seu artista favorito. Dessa forma, você acaba vendo outras celebridades que foram homenageadas. Porém, se você tiver pouco tempo para explorar a área ou, então, quiser ir direto para a estrela do seu ídolo, recomendo entrar no site e fazer a busca pelo nome do artista de interesse.

Na busca do site, além de um breve resumo sobre a carreira do artista, está a localização exata da estrela e quando ela foi colocada. Mesmo sem fazer a busca, fui andando aleatoriamente e encontrei as estrelas de vários ídolos.

Estrelas na Calçada da Fama
Estrelas da Calçada da Fama

Curiosidades sobre a Calçada da Fama

Algo que poucas pessoas sabem é que após a seleção pela Câmara do Comércio de Hollywood, o homenageado paga uma quantia de US$ 30.000 para ter seu nome na Calçada da Fama. A renda é revertida para a manutenção da própria Calçada. A cerimônia de inauguração da estrela é aberta ao público e as datas são avisadas no site oficial: Walk of Fame.

Outras curiosidades sobre a calçada mais famosa do mundo: Britney Spears foi a pessoa mais jovem a receber uma estrela, em novembro de 2003, com apenas 21 anos; Sophia Loren recebeu a estrela de número 2.000 em 1994; em comemoração ao seu 50º aniversário, em 1978, Mickey Mouse foi o primeiro personagem animado a ter uma estrela na calçada.

Atrações nos arredores da Calçada da Fama

Os artistas homenageados podem solicitar o local onde querem sua estrela, porém a decisão final é da Câmara do Comércio de Hollywood. Por outro lado, as estrelas de celebridades vencedoras de uma estatueta do Oscar normalmente são colocadas próximo ao Dolby Theatre. Afinal, este é o teatro onde é realizada a cerimônia mais importante do cinema, o Oscar.

Dolby Theatre Hollywood
Dolby Theatre

TCL Chinese Theatre

A chamada realeza do show business normalmente tem sua estrela em frente ao TCL (antigo Grauman’s) Chinese Theatre, que é uma construção característica da área.

O teatro foi inaugurado em 1927, com a estrela do cineasta americano Cecil B. DeMille, considerado o “Rei dos Reis” e um dos fundadores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. O TCL Chinese Theatre apresenta um exterior que lembra um templo chinês, com leões e dragões. Primeiramente recebeu o nome de Grauman’s Chinese Theatre, em homenagem ao produtor de cinema Sid Grauman. Atualmente, o teatro está aberto à visitação e também possui salas de cinema abertas ao público. Basta comprar o ingresso na bilheteria em frente.

No pátio externo, em frente à entrada do teatro, placas de cimento no chão recebem as mãos e autógrafos de diversas celebridades. Detalhe que muita gente confunde essas placas com a Calçada da Fama em si. No entanto, ali estão nomes como Julie Andrews, Cher, Clint Eastwood.

Quando estive lá, o ator Robin Williams tinha acabado de falecer, então tanto sua estrela na calçada da fama, quanto sua placa de cimento em frente ao teatro recebiam homenagens. Aliás, esse é um ato muito comum na morte de uma celebridade, sua estrela receber homenagem dos fãs.

Chinese Theatre Los Angeles
Chinese Theatre

Recentemente, receberam suas estrelas os cantor e atores Curtis ’50 Cent’ Jackson e Harry Connick Jr., além das atrizes Idina Menzel e Kristen Bell. Então me diga, qual artista você gostaria de ver a estrela na Calçada da Fama?

Leo Vidal
Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

5 thoughts on “Calçada da Fama e os teatros em Hollywood

  1. deve ser bem legal caminhar por essa calçada e ai encontrar um ator que vc gosta! na minha cidadeso tem as patinhas dos cachorros desavisados que passaram no cimento fresco ahueahue
    ainda vou conhecer esse lado dos EUA!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *