Barão Fladgate
Porto

Barão Fladgate: restaurante com vista no Porto

Os vinhos do Porto são grande atração da cidade ao norte de Portugal. Do mesmo grupo da Cave Taylor’s, o Barão Fladgate é um restaurante com vista no Porto. Além da visita guiada pelas caves, o visitante pode almoçar ou jantar com vista excepcional do rio Douro e da cidade.

Situado na parte alta de Vila Nova de Gaia, dentro das Caves Taylor’s, o Barão Fladgate oferece uma experiência gastronômica completa. Unindo um lindo visual e uma gastronomia típica portuguesa. O nome é em homenagem a John Fladgate, exportados de vinho do Porto e sócio da Taylor’s no século 19. John veio a receber o título de barão por sua obra inovadora na viticultura.

O restaurante

O ambiente é requintado com um toque rústico presente nas paredes de pedra. As grandes portas de vidro funcionam como grandes janelas. Dessa forma, permitem a vista e ao mesmo tempo são responsáveis pela entrada da luz natural, que mantém o salão interno bem iluminado. Nota-se ainda um lindo lustre ao centro, que à noite deve conferir um ar sofisticado ao jantar. Durante o verão, é possível sentar-se na parte externa. Como estava muito quente e fomos para o almoço, optamos pelo salão interno.

Barão Fladgate

O restaurante tem uma interpretação contemporânea da cozinha tradicional, utilizando ingredientes frescos locais. Além do cardápio completo, no horário de almoço, é oferecido um menu especial que muda a cada semana. Este menu de almoço por exemplo, é servido de segunda a sexta. Inclui entrada, prato principal, sobremesa e uma taça de vinho a pelo fixo (30€ em agosto de 2018). Quem preferir, pode escolher algum vinho na extensa carta com referências das principais regiões vitivinícolas portuguesas.

A experiência no Barão Fladgate

A refeição começa com um couvert que inclui diversos tipos de pães. Entre eles, por exemplo, pão de chouriço, queijo com nozes e de cereais. Logo em seguida, um tártaro de salmão com gel de lima como amuse bouche. Para dar uma ideia dos pratos servidos, conto o que foi servido no menu da semana que estávamos no Porto.

De entrada, duas opções simples para preparar o paladar para o prato principal. Salada de tomate com queijo muçarela e creme de funcho e maçã. Logo após, duas opções para a etapa principal. Lombo de bacalhau, purê de grão, seleção de legumes do campo, camarão e emulsão de crustáceos. A outra opção: medalhões de porco, cevadotto (risoto de cevadinha) de cogumelos e aspargos verdes com molho de vinho tinto do Douro. Ambas porções foram bem fartas e de sabor balanceado.

Por fim, um maravilhoso ganache de chocolate com espuma de vinho do Porto Late Bottled Vintage e gelado de framboesa. Mesmo não sendo chocólatra, achei muito boa a ganache.

A sequência de pratos foi realizada em um tempo adequado, com ótimo serviço. A escolha do menu de almoço do Barão Fladgate foi uma ótima opção de custo-benefício. Levando em consideração o requinte e localização do restaurante, o preço exercido é ótimo. Além do menu de almoço, o restaurante oferece um menu degustação, que em agosto de 2018 custava 65€.

O restaurante funciona todos os dias das 12h às 15h e das 19h30 às 22h30. Dependendo da época, vale a pena reservar com antecedência.

Endereço: Rua do Choupelo, 250 – Vila Nova de Gaia – Tel.: +351 223 772 951

Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *