Aplicativos

Aplicativos para transformar seu smartphone em uma câmera

Viagem marcada. Malas prontas. Agora, resta pensar na melhor forma de registrar tudo e, melhor ainda, postar as fotos nas redes sociais para contar aos amigos como está sendo o seu tour. Mais uma vez recorri ao fotógrafo Dantas Jr para preparar uma relação de alguns aplicativos para fotografia bem legais para ter no smartphone e brincar ainda mais com as fotos! Assim será possível imortalizar suas férias como se fosse um profissional.

Hoje, um celular pode, muito bem, atender suas expectativas e fazer fotos com uma qualidade de deixar muita câmera no chinelo, mas na hora de dar aquela incrementada para as redes sociais, que tal tornar as fotos ainda mais atrativas? Depois que falamos aqui sobre as dicas básicas para garantir boas fotos, que tal conhecer alguns aplicativos para fotografia que podem fazer a diferença ao usar seu smartphone para tirar fotos durante as férias, transformando ele numa câmera profissional?

Os apps pré-instalados que o iOS 7 e o Android oferecem para fazer fotos são bastante completos, mas mesmo assim apresnetam algumas limitações. Mas, graças à tecnologia, hoje já existem milhares de apps amplamente superiores que o ajudarão a substituir sua reflex pelo celular fazendo com que você não precise do peso delas na sua viagem.

Transformando seu celular em uma câmera profissional

App: CAMERA FV-5 (Android) / Camera+ (iOS)

Com comandos e ajustes iguais a uma câmera DSLR, estes apliactivos são indicados para quem já tem conhecimentos na Fotografia ou deseja praticar, usando um pouco mais de recursos. Inicialmente, as interfaces podem assustar quem não conhece ou domina o assunto, mas com um pouco de curiosidade e utilização, tornam-se intuitivas. Ambos permitem fazer fotos noturnas ou em movimento, com recursos que vão além de um app de fotos convencionais. Apps feitos para quem quer um passo um pouco mais avançado!

Panorama e Fotos de Paisagem

App: DMB Panorama (Android e iOS)

Quando você viaja para aquele lugar com uma linda paisagem e você quer registrar tudo, como faz? Apela para a panorâmica! A qualidade das fotos é muito boa e o app é bastante fácil de usar. Após fazer as fotos – que terão as localizações marcadas se a geolocalização estiver ativa -, você pode apertar o ícone de edição e preencher os campos Name, Description e Tags. Dessa forma, criará um álbum sob medida para incluir fotografias sem correr o risco de se esquecer de quando e de onde as realizou, com quem estava ou o que fazia no momento.

Tá escuro, mas tá claro…

App: Pro HDR (Android e iOS)

Sabe aquela situação onde você tenta fotografar uma cena com algumas partes muito iluminadas e outras seções muito escuras? Quase sempre, se você não tem uma câmera profissional (e sabe usar os recursos dela) as fotos não ficam boas. Se as partes mais claras são vistas corretamente, as mais escuras aparecem quase negras (subexposição); se as mais escuras não têm problemas, as mais claras são praticamente brancas (sobrexposição). A solução está em um app para fazer fotografias HDR (High Dynamic Range).

Estes aplicativos fazem duas (ou mais) fotos de uma mesma cena de tal forma que, na primeira imagem, ajustam a exposição às partes escuras, e, na segunda, às claras. Logo depois, combinam ambas capturas em apenas uma, fazendo com que a foto seja vista de forma perfeita e que nenhuma parte dela sofra subexposição ou sobrexposição. Embora alguns celulares já venham com esta função, existem excelentes apps que completam esse trabalho como o PRO HDR.

Eu só quero ajustar minha foto para o Instagram

Ok, às vezes você não quer se aventurar tanto no campo mais profissional e só quer dar uma incrementada nas suas fotos antes de postar no Instagram. Para isso, existem alguns apps que também ajudam a dar aquele “tapa” nas suas fotos. Todos os três estão disponíveis para Android e iOS.

O Snapseed é um editor de fotos espetacular. Nele é fácil melhorar o brilho, contraste, nitidez e saturação das imagens e fazer auto-correção nos seus cliques. Que tal um aplicativo de fotografia capaz de extrair o máximo da câmera do seu celular? Este é VSCO Cam. Os ajustes finos de exposição, temperatura e foco, que são modificados por controles intuitivos, permitem obter resultados quase profissionais. Já o PicFrame é outro editor de fotos brilhante. São várias molduras, e muitas formas, efeitos e fontes. As imagens que você cria podem ser exportadas em alta resolução ou compartilhadas diretamente nas redes sociais.

Então, gostou? O que vale é usar sua criatividade, sempre ficar atento às novidades e fazer ótimos registros, usando esses aplicativos para fotografia. Em breve, traremos mais dicas por aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *