aplicativos para driblar o jet lag
Aplicativos

Aplicativos que ajudam a driblar o jet lag em viagem

Viajar é muito bom, mas dependendo da distância entre os destinos encarar o jet lag pode ser um problema para algumas pessoas. Como o avanço da tecnologia aeronáutica, os voos estão se tornando cada vez mais longos, na tentativa de ligar cidades distantes de forma mais fácil. Com isso, o jet lag é inevitável, mas existem alguns aplicativos que ajudam a driblar o jet lag e amenizar seus efeitos.

O que é o Jet Lag?

A explicação para o jet lag é científica e está relacionada com o ciclo circadiano, que regula nosso metabolismo, incluindo a alimentação. Este ciclo dura o mesmo que o dia, sendo regulado por células cerebrais encontradas no hipotálamo, que se movem em padrão de acordo com a exposição regular à luz. Em modo prático, quando está escuro, dormimos; quando está claro, estamos mais ativos. Contudo, durante uma viagem, esse ciclo se altera, devido à diferença de fuso horário, resultando no jet lag.

Inclusive um estudo da Universidade de Maryland relata que os feitos do net lag podem ser maiores quando se viaja em direção ao leste. Ainda não existe um remédio para combater o jet lag, apesar do avanço de vários estudos nessa área. Aplicativos de celular podem ajudar a driblar o jet lag – ou ameniza-lo -, indicando a hora certa para dormir e acordar, além de quando e o quê consumir nas refeições.

Aplicativos para driblar o jet lag

Chronoshift

Um que achei mais prático e bem interessante foi o Chronoshift, que visa reduzir os efeitos do jet lag ajustando o ciclo circadiano ao fuso horário de destino nos dias que antecedem a viagem, através de um algoritmo avançado. Para começar, você precisa incluir as seguintes informações: cidade de origem, cidade de destino, data de partida, com quantos dias de antecedência você quer se preparar para a viagem (sugerido 3 a 5 dias, máximo de 14 dias) e os horários de costume para acordar e dormir.

Em posse desses dados, o aplicativo vai gerar um cronograma ideal de sono-vigília para tornar a transição o mais fácil possível. Neste cronograma estarão informações sobre os melhores horários acordar, dormir e fazer exercícios. O usuário pode habilitar notificações em Push para ser alertado das atividades do cronograma. Seguindo essa programação antes da viagem, será mais fácil se ajustar ao horário do seu novo destino. A interface é bem clean.

Entrain

Criado por pesquisadores da Universidade de Michigan, o Entrain usa seu histórico de exposição à luz, atividade e frequência cardíaca para recomendar horários de luz e escuridão. Estes horários são capazes de mudar um modelo de ciclo circadiano para um novo fuso horário o mais rápido possível. Os usuários podem optar por compartilhar seus dados com a Universidade de Michigan para fins de pesquisa. Achei pouco prático, mas é muito usado pelos americanos.

TimeGiver

O TimeGiver funciona de forma similar ao Chronoshift, apesar da interface ser menos apresentável. Você dá informações sobre seus horários normais, qual destino e qual data e horário de chegada. A partir daí, o aplicativo cria um cronograma dando informações sobre quando cortar e tomar cafeína, quando e o quê comer (mais ingestão e proteínas ou carboidratos), quando evitar cochilar e qual horário dormir.

Stop Jet Lag

Um outro aplicativo mais completo, porém menos intuitivo e prático, é o Stop Jet Lag. A partir das informações de data e horário do voo e destino, o aplicativo cria um cronograma para antes e durante a viagem e após a chegada no destino. Nesse cronograma bem detalhado, está incluído por exemplo a hora de acordar, o que consumir nas refeições, consumo de cafeína antes da viagem. Indica também os horários do voo e o que consumir durante o voo, assim como qual horário dormir e quando resetar seu relógio para o horário local. Uma vez no destino, ele continua o cronograma que agora tem a finalidade de indicar como se comportar no local, indicando qual horário descansar mesmo que não esteja cansado, quais refeições fazer e quanto tempo evitar exposição à luz.

E você tem alguma dica de como amenizar o jet lag? Compartilhe conosco deixando seus comentários. E se você tem aerofobia, se liga nessas dicas para superar o medo de voar de avião.

Leo Vidal
Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

9 thoughts on “Aplicativos que ajudam a driblar o jet lag em viagem

  1. Adorei essas dicas de aplicativos para driblar o jetleg! A gente sofre quando o fuso é muito grande né? Vou experimentar com certeza na próxima viagem! Valeu pelas dicas! Vou começar pelo Chronoshift.

  2. Não conhecia esses aplicativos e fiquei super curiosa para usar. Quero sempre aproveitar até às últimas horinhas das férias e sofro p retornar ao trabalho com o jet lag.

  3. Que legal essa dica! Não conhecia aplicativo para combater a jetc leg em viagem. Muito útil, especialmente para destinos distantes com uma diferença grande de fuso. Gostei!

  4. Que interessante essa dica, eu não fazia ideia que existia algo do tipo.

    Por sorte eu não sofro muito, preciso apenas de um dia para conseguir me situar e entrar na nova rotina. Mas eu adorei a dica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *