aplicativos de vinho
Aplicativos

Aplicativos de vinho para usar na sua viagem

Com a expansão do enoturismo, cada vez mais turistas se aventuram em destinos onde os vinhos são destaque. Mesmo aqueles que não são muito conhecedores da bebida, mas que nutrem a curiosidade sobre como é produzida a bebida. Por isso, selecionamos alguns aplicativos de vinho para usar na sua viagem.

Aliás não é preciso estar em uma viagem de enoturismo para baixar aplicativos de vinho. Se você quer comprar um vinho em um supermercado, pode ser útil consultar no aplicativo.

Dentre os aplicativos de vinho disponíveis para as principais plataformas de smartphones. Existem os que servem para avaliação e classificação de rótulos. Alguns já dão sugestões de harmonização com pratos. Já outros servem como catálogo dos vinhos que você já experimentou.

Principais aplicativos de vinho

Vivino

Certamente o aplicativo mais popular, inclusive entre amadores, é o Vivino. Em sua principal função, o usuário tira uma foto do rótulo com a câmera do celular e recebe informações. Entre elas a composição do vinho, sua origem, harmonização e avaliação de outros usuários. Quem nunca chegou em um mercado na viagem e se deparou com diversos rótulos sem saber qual é bom ou não. Nessa hora, lance mão do Vivino e veja as avaliações. Eu gosto de usar o aplicativo também para deixar registrado quais vinhos já tomei. Inclusive recorro a ele para lembrar quando quero tomar novamente algum vinho que experimentei em viagem. Ou até mesmo para procura-lo para vender aqui no Brasil. O Vivino é gratuito e está disponível para Android e iPhone.

Hello Vino

Funcionando como um assistente de vinhos, o Hello Vino dá sugestões de qual vinho harmonizar com uma comida ou qual pedir em uma ocasião específica. Se você não souber qual tipo de vinho gosta, pode selecionar os sabores que aprecia. Ele então indicará o rótulo que mais se adequa ao seu paladar. Assim como o Vivino, apresenta a função de escanear o rótulo com a câmera do celular e saber mais sobre o vinho e dar sua avaliação. O aplicativo também é gratuito.

Cor.kz

Eleito pela Revista TIME como um dos 50 melhores apps de 2012, o Cor.kz (ou Corkz) é a maneira fácil de obter o máximo do vinho, seja você um especialista ou iniciante. Bem completo, o aplicativo apresenta um banco de dados com mais de 1,5 milhão de rótulos e mais de 4 milhões de notas de degustação. Ele funciona através da leitura de código de barras das garrafas e são catalogados dados gerais sobre cada rótulo, incluindo preço, avaliações e até onde comprar. Mas a grande vantagem a meu ver é a possibilidade de comparação lado a lado, ou seja, comparar duas garrafas que o usuário esteja, por exemplo, na dúvida em comprar, tornando fácil decidir qual levar. Quem tiver uma adega em casa, pode optar pelo Gerenciamento de Adega, adicionando e removendo itens do estoque. Este aplicativo é pago.

Outros aplicativos de vinho

Para os turistas mais avançados, o Robert Parker é um aplicativo que dá acesso à versão pública gratuita e interativa do famoso Robert Parker Wine Vintage Chart, um ranking dos vinhos. Outro aplicativo que preza pelas avaliações e reviews é o Vinous. Seja você iniciantes ou expert, lembre-se que o amante de vinho que viaja para conhecer novos lugares e sabores, não pode deixar de ter ao menos um desses aplicativos de vinho no celular. E você, usa algum desses aplicativos de vinho? Conte-nos qual, deixando seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *