Torre Eiffel em Paris
Paris

Torre Eiffel em Paris: símbolo do turismo no mundo

324 metros de altura. Peso superior a 10.000 toneladas. Três níveis com 300 degraus até o primeiro nível e 1.665 degraus até o topo. Por fim, mais de 240 milhões de visitantes desde sua abertura. Esses são os números que tornam a imponente Torre Eiffel em Paris um dos monumentos pagos mais visitados do mundo.

Histórico e Detalhes da Torre Eiffel em Paris

A torre símbolo da capital francesa foi inaugurada em 31 de março de 1889, época do centenário da Revolução Francesa, como parte integrante da Exposição Universal. O projeto é de Fréderic August Bartholdi e Gustave Eiffel, de quem herdou o nome. A dupla ganhou o concurso de design arquitetônico promovido pelo governo francês para planejar um monumento que seria construído para ocasião da Exposição Universal de 1889. Um busto de Gustave Eiffel se encontra junto ao pilar norte da Torre Eiffel em Paris.

A Torre Eiffel exibe estrutura em aço forjado com vigas unidas por rebites que dão solidez à torre mesmo sob fortes ventos. Para minha surpresa quando a vi ao vivo pela primeira vez, tem uma cor de tom marrom. Eu jurava que era cinza ou preta. Foi construída para ser um monumento temporário e em 1909, quando o contrato da Exposição venceu, chegou-se a pensar em desmontá-la. Mas, a fama já era tão grande, que ela se manteve.

Estrutura da Torre Eiffel em Paris
Estrutura da Torre Eiffel

Logo após, muitas tentativas para desmonte foram mal-sucedidas durante esse tempo. Uma aconteceu em 1960 para que ela fosse transferida para uma exposição em Montreal. Até mesmo durante a Segunda Guerra Mundial, em que só conseguiram cortar os cabos do elevador após ser colocada uma suástica nazista em seu topo. Importante é que ela está lá até hoje encantando a muitos turistas, inclusive os brasileiros que estão em sexto lugar nas nacionalidades de turistas que mais visitam a Torre Eiffel em Paris.

Qual melhor local para fotografar a Torre Eiffel em Paris?

A melhor vista do monumento sem dúvida é da Trocadéro, uma praça construída no pico da colina de Chaillot, que deu nome ao palácio que ali se encontra. Mas é na esplanada da Praça das Liberdades e dos Direitos Humanos, que a multidão se junta para apreciar a bela Torre Eiffel durante o dia todo. Chegar ali é fácil, basta saltar na estação Trocadéro e seguir as orientações para a saída que te leva direto à vista da Torre Eiffel em Paris. Mas se prepare, é simplesmente uma grande emoção chegar na esplanada e olhar à sua frente aquele monumento enorme.

Vista da Torre Eiffel do Trocadéro
Vista da Torre Eiffel a partir do Trocadéro

À noite a Torre Eiffel se mantém acesa por um sistema de iluminação de 200 mil watts. Desde a virada do ano de 2000, ela cintila como um pisca-pisca gigante durante os primeiros 5 minutos a cada hora cheia, do anoitecer até 1h. Portanto, prepare-se para estar ali por perto na hora marcada para presenciar mais esse show que a torre proporciona aos turistas.

Visitação da Torre Eiffel em Paris

A Torre Eiffel em Paris possui três níveis de visitação. O segundo nível pode ser alcançado de escada, subindo mais de 700 degraus ou de elevador. Já o terceiro nível só pode ser alcançado de elevador. O acesso é pelos seus pilares (ou pés) que são quatro, que se revezavam como entrada, mas atualmente são acessos diferenciados.

Qual bilhete comprar?

Para subir a Torre Eiffel em Paris é preciso ingresso, que são de quatro tipos. O primeiro – e mais barato – dá acesso ao segundo andar por escada. Essa subida de escada até o segundo nível pode ser complementado com acesso ao topo por elevador, que seria o segundo tipo de bilhete. Os outros dois tipos de bilhete são somente por elevador, dando acesso apenas ao segundo andar ou até o topo com direito ao segundo andar.

Os dois últimos bilhetes podem ser comprados pela internet. Você escolhe o tipo de bilhete, número de pessoas, data e posteriormente horário. A principal opção é a de electronic ticket que pode imprimir em casa e sem custo.

bilhetes para Torre Eiffel
Simulação de compra online do bilhete para a Torre Eiffel

Vale a pena comprar o ingresso pela internet?

A grande questão é: vale a pena comprar o bilhete para a Torre Eiffel pela internet? Se você não suporta ter que ficar esperando em uma fila para comprar seu bilhete, corre para o site. No entanto, a desvantagem para mim é agendar previamente e chegar no dia estar uma chuva torrencial. Ou seja, grandes chances de você não conseguir ver nada lá de cima da torre. Por isso, das duas vezes que subi a Torre Eiffel em Paris me preparei para encarar um tempo de espera na fila. Mas ao menos fui em dias que me permitiram ter uma vista perfeita do topo.

Visitar durante o dia ou à noite?

Eu acabei por ter as duas experiências e digo que preferi durante o dia. Ah, mas a cidade não é linda iluminada? Sim, mas eu gostei muito mais de poder avistar e localizar os principais pontos turísticos durante o dia. À noite perdemos um pouco a noção da direção de alguns locais. Contudo, se você não quer perder dois dias para formar sua opinião, aconselho subir ao entardecer e esperar anoitecer lá de cima. Dessa forma, você terá as duas experiências de uma vez só.

Paris Dia e Noite
Paris vista do topo da Torre Eiffel – Dia e Noite

O que conhecer em cada andar da Torre Eiffel em Paris

O primeiro andar recebeu em 2014 um novo piso de vidro que dá a sensação de andar no ar a 57 metros do chão. Nesse nível também se encontram lojas, lanchonetes, banheiros e o restaurante 58 Tour Eiffel com cozinha do chef Alain Soulard. O restaurante oferece vários menus pré-definidos. Após a renovação, este piso ganhou um espaço para eventos, a Sala Gustave Eiffel. Novidade para as crianças, um tour gratuito com as personagens Tom e Elia, apresentando a história da Torre Eiffel em Paris de uma forma divertida.

O segundo nível, a 116 metros de altura, é o primeiro mirante de onde já podemos avistar alguns pontos da cidade. Além disso, ali se encontram algumas lojas, algumas exposições temporárias e o restaurante Le Jules Verne, considerado um dos melhores de Paris, tanto pela comida como pela vista. Importante fazer reserva para o restaurante e lembrar que existem trajes específicos para entrar no restaurante.

No terceiro nível, a 276 metros de altura, é possível ter uma vista magnífica da cidade de Paris. É onde se encontra a sala de trabalho de Gustave Eiffel, restaurada como a original, que abriga bonecos de cera de Maurice Koechlin, Émile Nouguier e do próprio Eiffel. Nesse andar também se encontra uma champanheria, ou seja, nada melhor que tomar uma taça de champanhe enquanto vê a cidade do alto da Torre Eiffel em Paris.

vista do topo da Torre Eiffel
No topo da Torre Eiffel em Paris

E você já conheceu a Torre Eiffel Paris? O que achou? Conte sua experiência e inspire novos turistas a conhecer esse símbolo máximo do turismo no mundo. Afinal, é impossível visitar Paris sem conhecer a Torre Eiffel.

Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

2 thoughts on “Torre Eiffel em Paris: símbolo do turismo no mundo

  1. Sabe Leo, já estive 4 vezes em Paris e não cheguei a subir a Torre Eiffel. Aquela história de deixar para depois por conta da fila, acabou que não fui. E sempre fica o arrependimento. Daí, da próxima vez vou fazer isso logo que chegar e agora com mais foco, depois de ler o seu post e saber como tudo funciona por lá; Adorei conhecer a Torre Eiffel por seus olhos. Obrigada.

  2. Ótimas dicas para conhecer a Torre Eiffel! Fui com meus pequenos e nos aventuramos a descer pelas escadas… pensa numa aventura kkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *