surf em Portugal
NOTÍCIAS Portugal

Surf em Portugal: onde encontrar as melhores ondas

A região do Centro de Portugal é famosa pelas vilas e cidades históricas. Contudo, já há algum tempo, ela tem despontado como o paraíso do surf em Portugal. Por essa razão, vem atraindo tanto amadores quanto profissionais do esporte, em busca das melhores ondas.

Nazaré

Todos já ouviram falar das ondas gigantes de Nazaré. A cidade litorânea está localizada a 122 quilômetros da capital. Esta antiga vila de pescadores foi agraciada por um fenômeno da natureza: o Canhão da Nazaré. O cânion submarino gera ondas gigantescas em uma das praias do destino, a Praia do Norte.

Os turistas que ficam entre a Praia do Norte e a Praia do Meio, exatamente ao lado, podem ver, de um lado, um mar tranquilo, e do outro, ondas que podem chegar a 30 metros. Porém, não é durante todo o ano que essas ondas surgem. Essas enormidades aparecem no outono e no inverno, que, em Portugal, vão de setembro a março. Durante essa época, acontecem algumas competições de surf. Entre elas, o Nazare Challenge e etapas do Big Wave Tour, ambos da Liga Mundial de Surfe.

Peniche

Nazaré não é o único point de surf em Portugal. Peniche fica ainda mais próximo de Lisboa, a 100 quilômetros. A península em que está a cidade possui praias voltadas para diferentes direções. Com isso, não importa quais são os ventos do dia, em alguma delas haverá ondas excelentes. Fato esse que atrai os surfistas.

A praia dos Supertubos, por exemplo, é famosa por suas ondas perfeitamente tubulares. O local recebe, de 16 a 28 de outubro, o Rip Curl Pro Portugal, prova do World Surf League Tour que conta com os melhores surfistas do mundo. A Praia do Baleal, por sua vez, é uma praia grande que exibe beleza natural única.

Aveiro

A 75 quilômetros do Porto, em Aveiro, está a praia da Barra, muito extensa e com vários picos diferentes. A 72 quilômetros de Aveiro está Figueira da Foz, onde ficam as praias de Buarcos, Cabedelo, Molhe Norte e Murtinheira. Mais ao sul, a praia de São Pedro de Moel é uma das mais pitorescas de Portugal, protegida do vento norte por casinhas típicas ao seu redor.

Por fim, a apenas 67 quilômetros de Lisboa existem diversas praias incríveis para o esporte, como a Praia de Porto Novo, a Praia do Pisão, a Praia da Física e a Praia de Santa Cruz. Há algumas vilas próximas, mas nenhuma grande cidade, o que significa que elas são pouco concorridas e muito tranquilas. Na praia de Santa Cruz realiza, de 19 a 28 de julho, o Santa Cruz Ocean Spirit, um festival de esportes de onda como surfe, bodyboard, longboard, skimboard, kayaksurf, waveski e bodysurf.

Faça sua reserva de hotel em Portugal e aproveite para desvendar os mistérios so surf. Amadores e amantes do esporte podem inclusive ver alguns dos melhores surfistas do mundo em ação.

Redação
A equipe de redação do Panorama de Viagem está sempre buscando trazer as principais novidades do mundo do turismo. Hotéis incríveis, destinos inusitados e eventos imperdíveis. Tudo para fazer o leitor se inspirar e viajar cada vez mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *