O ideal para quem quer conhecer Paraty é escolher uma hospedagem no centro histórico. Dessa forma, é fácil conhecer as atrações e restaurantes no centrinho a pé, uma vez que não é permitida a circulação de carro por lá. Por isso, hospedar-se no Sandi Hotel é uma ótima dica, já que ele está numa das principais ruas do centro histórico de Paraty.
História do Sandi Hotel
O casarão do século XVIII que abriga atualmente o Sandi Hotel já foi a Casa da Moeda, durante o ciclo do ouro. Em seguida se tornou a primeira escola de Paraty. No entanto, a construção colonial estava abandonada em meados dos anos 80. Foi quando o empresário Alexandre Adamiu se apaixonou por sua esposa, Sandra Foz, e pela cidade que ela amava. Ele então arrematou o casarão e logo após uma longa reforma, presenteou Sandra com a Pousada do Sandi, em 1987.
Alexandre era presidente da Paris Filmes e, portanto, teve a ideia de incluir um anúncio da então Pousada do Sandi nas fitas VHS distribuídas pela empresa. Logo, a pousada se tornou uma referência no imaginário dos brasileiros e, posteriormente, a primeira pousada de luxo de Paraty. Em comemoração aos 30 anos, toda a estrutura da Pousada do Sandi foi repaginada, incluindo a já consagrada decoração.
O nome “Sandi”, atualmente incorporado ao hotel, é uma homenagem ao Pai de Alexandre, o imigrante romeno e fundador da Paris Filmes, Sandi Adamiu. O mesmo nome é dado ao filho único do casal, que hoje cuida dos negócios da família. Atualmente o Sandi Hotel reúne um conjunto de seis casarões, em uma esquina no coração do centro histórico de Paraty.
Estrutura do Hotel
Sem dúvidas, a decoração é um dos grandes diferenciais do Sandi Hotel. A responsável por cada detalhe foi a própria Sandra Foz. A decoração mistura o tropical ao colonial, apresentando na recepção fotos familiares, além de memorabilia e posteres de cinema. Por toda pousada, em especial no salão de chá, onde também é servido o café da manhã, estão quadros com belas fotos aéreas e panorâmicas de Paraty.
O pátio permite acesso à área de lazer do Sandi Hotel, bem como ao restaurante Pupus. O trabalho de jardinagem é impecável, exibindo um ambiente agradável para relaxamento. Obras de arte e esculturas estão imersas nesse cenário natural. Vale ressaltar que o hotel faz parte da Associação de Hotéis Roteiros de Charme, uma seleção de hotéis de acordo com rígidos critérios de qualidade e responsabilidade sócio-ambiental.
Nossa Suíte no Sandi Hotel
Após o eficiente check-in, nos dirigimos à nossa suíte, a Suíte Bromélia Imperial que fica no térreo, próximo a uma das piscinas do hotel. Logo ao entrar, notei a atmosfera colonial em harmonia com os confortos da modernidade. A sala de estar possui um sofá e mesa para trabalho. Ao lado, a entrada para um dos quartos do apartamento, que é perfeito para famílias, por exemplo. Neste quarto, duas camas de solteiro, armário, TV, frigobar e máquina de café exclusivos.
Separando os dois quartos, uma área externa com um ofurô privativo. Uma ótima forma de aproveitar um momento de relaxamento exclusivo. O ofurô conta com duchas de massagem e luzes para cromoterapia. Tudo isso em meio a uma parede verde muito bem cuidada, proporcionando um aconchego natural ao jardim de inverno.
O segundo quarto apresentava cama de casal King-size, armário embutido duplo com cofre e área para TV, frigobar e máquina de café. Há opção de menu de travesseiros e a roupa de cama é Trousseau. Nas laterais da cama, mesa de cabeceira com abajur individual. Como mimo, o hotel deixou um barquinho de pescador com nosso nome, lembrança que adoramos e já decora nossa casa no Rio.
O banheiro é um capítulo à parte, um verdadeiro banheiro dos sonhos. Além do enorme boxe com chuveiro duplo, há uma banheira de imersão. Amenities e sais de banho também são da Trousseau. Completando o ambiente, bancada com pia dupla, vaso sanitário inteligente com controle para as principais funções. Além disso, toalhas maciais e roupões para após banho, ou até mesmo para ir à piscina, como vimos muitos hóspedes usando.
Gastronomia do Sandi Hotel
O Sandi Hotel conta com um restaurante com conceito farm to table, onde as PANCs são destaque. O Pupus funciona tanto para hóspedes com entrada pelo pátio do hotel, mas também para o público em geral, com entrada pela rua do Comércio. Confira como foi nossa experiência gastronômica no Pupus.
Além disso, o hotel conta com uma gelateria, a Miracolo. Fundada em 1999, na Praça Matriz, onde permaneceu por quase duas décadas, sempre lotada. Em 2018, a gelateria se mudou para dentro do Sandi Hotel, com uma modernização completa. Também aberta ao público em geral com acesso pela rua do Comércio. Os hóspedes recebem um welcome ice cream para experimentar o sorvete da Miracolo.
Para os hóspedes
Os hóspedes que desejam petiscar algo à beira da piscina, contam com o bar Apothekario que oferece um cardápio com porções e sanduíches. Para beber, sucos de frutas diversos, água de coco, vinhos e espumantes e uma extensa carta de cervejas e drinques especiais. Inclusive, os hóspedes também ganham um welcome drink ao chegar no Sandi Hotel. Não deixe de provar nosso “Jorge Amado”, drinque criado e que virou marca registrada de Paraty. Aberto diariamente das 12h às 21h30.
Os hóspedes também desfrutam de um café da manhã no Prédio da Piscina. Para o desjejum, uma mesa repleta de delícias como bolos de diversos sabores, frios, queijos e pães. Além disso, sucos, água de coco, café e leite, bem como iogurtes. Complementando, um menu à la carte com opções de ovos servidos de várias formas, inclusive omeletes. Opções de tapioca salgada e doce, panqueca americana e a tostada com creme de queijo, confit de tomates e ovo poche. Sem contar com o delicioso pão de queijo que vem à mesa quentinho, servido pelos garçons.
Por fim, mas não menos importante, o Sandi Hotel oferece, no mesmo salão do café da manhã, um chá da tarde. Das 16h às 18h tem cafezinho, chá e um bolo que varia sempre de sabor. Uma ótima forma de finalizar o dia e se preparar para a noite em Paraty.
Lazer no Sandi Hotel
Na área de lazer, o Sandi Hotel conta com duas piscinas na área externa. A piscina de frente para o bar Apothekario é aquecida, ou seja, perfeita para um banho de piscina em qualquer época do ano. Além disso, estão disponíveis para os hóspedes, sob marcação de horário, duas jacuzzis com hidromassagem. Ambas são cobertas.
Para completar, em uma área mais reservada do prédio está o Spa do Sandi Hotel. Com horário de funcionamento de 10h às 21h diariamente, é necessário marcar horário na recepção. Perfeito para após um passeio ou até mesmo quando chegamos cansados da viagem. Na mesma área se encontra um ofurô, como o que tinha em nossa suíte, disponível para todos hóspedes. Por fim, o Sandi Hotel disponibiliza uma sauna úmida, no mesmo local.
E para aqueles que não querem perder a rotina de exercício, mesmo durante a viagem, o Sandi Hotel conta com um espaço Fitness. Pequeno, mas bem completo, o espaço inclui uma Estação G7 – Life Fitness, esteira, bicicleta ergométrica spinning, corda de pular e equipamentos para levantamento de peso. Assim como, bola de ginástica e pilates e espaldar.
Outros Serviços
Primeiramente, vale destacar que o wi-fi é gratuito e se manteve estável durante toda a estadia. Tanto em nossa suíte, quanto nas áreas comuns do Sandi Hotel, tivemos acesso com boa velocidade de conexão. Outro detalhe interessante é que há serviço de quarto duas vezes ao dia, caso o cliente deseje. Pela manhã, arrumação do quarto e à noite, serviço de cama para o sono. E o melhor, sempre deixam um mimo, que, aliás, a gente adora. No entanto, para isso é necessário deixar as chaves na recepção ao sair.
Na recepção do Sandi Hotel, há uma mesa da Néctar Experience, uma empresa parceira do hotel que promove diversos tipos de passeios e tours em Paraty. Para conhecer todas opções de passeios, vale a pena passar por lá e conferir o menu de experiências que eles apresentam. Nós fizemos o tour Terra e Mar e adoramos. Perfeito para quem tem pouco tempo em Paraty.
Em suma, nossa estadia em Paraty foi muito mais agradável por termos escolhido o Sandi Hotel como hospedagem. Desde a localização facilitada, dentro do centro histórico de Paraty, até às horas de lazer nas dependências do hotel. Sem deixar de lado o atendimento cordial e atencioso tanto na recepção do hotel quanto no bar e restaurante. Sem dúvida, uma ótima opção de onde ficar em Paraty.