Especializado em frutos do mar regionais, parrilla e PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), esse é o Pupus. O restaurante, que faz parte do Sandi Hotel, segue o conceito farm to table e já se tornou referência na cidade. Aberto ao público em geral, é um restaurante que você deve conhecer em Paraty.
Ambiente do restaurante Pupus
O restaurante Pupus em Paraty exibe um salão aconchegante com decoração elegante. A cor do piso combina com a das janelas que mantém o tradicional da cidade histórica. A partir das mesas é possível enxergar a cozinha e área de finalização dos pratos.
O mobiliário em madeira divide espaço com sofás almofadados. Os lustres em palha dão um tom mais rústico ao ambiente. No entanto, o destaque vai para a enorme escultura de um peixe em palha no centro do salão. Por fim, quadros belíssimos com fotos em preto e branco e detalhes coloridos ressaltando alimentos utilizados na cozinha do Pupus.
Experiência Gastronômica no restaurante Pupus
Elegemos o Pupus Panc Party para nosso primeiro jantar em Paraty e foi uma ótima escolha. Além do conceito farm to table, o restaurante preza por usar plantas alimentícias não convencionais (PANCs). Ou seja, folhas e flores, todas comestíveis. Dessa forma, a apresentação dos pratos é colorida e o melhor, você pode comer tudo que vem no prato.
De entrada, optamos pelo colorido Carpaccio Mar e Monte, ideal para compartilhar. Finas lâminas de carne “Wessel” e polvo, com vinagrete de pimenta biquinho, alcaparras, laranja e wasabi. Acompanham torradas PANC do Pupus. Apesar do Pupus ter uma variada carta de vinhos e espumantes, optamos pelos drinques para acompanhar a comida. Escolhemos a Frozen Margarita com tequila, licor de laranja, açúcar, abacaxi, morango e suco de limão. E o drinque autoral Nativo feito com Gin YVY nativo, abacaxi, suco de limão, gengibre e tônica. Muito bem equilibrado e refrescante.
Pratos Principais e Sobremesa
Como opções de principais apostamos nas proteínas do mar. Interessante ressaltar que para alguns pratos é possível escolher dois acompanhamentos e um molho. Dessa forma, escolhi o Polvo na Brasa assado com especiarias, acompanhado de saladinha da casa com PANCs e mandioca frita com manteiga de ervas e molho de maionese de limão. O polvo estava no ponto excelente, bem macio. A outra escolha foi o Peixe na brasa, que varia de acordo com o dia. De acompanhamento, farofa local da Angeli Temperos e batatas rústicas com pesto de jambu e ervas.
Para finalizar nosso jantar no Pupus, pedimos a Surpresinha, que é um tabuleiro sortido de sobremesas, que varia todos os dias. No nosso misto de sobremesas manjar das deusas, um cremoso de coco com geleia de jabuticaba, em formato de tentáculo de polvo; um bolo de maçã com sorvete de banana flambada; e um delicioso bolo de tapioca. Um grande acerto!
Considerações Gerais
Em conclusão, nosso jantar no Pupus foi muito bom. O atendimento muito cordial e garçons com profundo conhecimento dos pratos servidos. Aliás, o tempo de confecção dos pratos também foi excelente. Tudo proporcionando uma experiência gastronômica completa.
O restaurante Pupus funciona de segunda a sexta das 18h às 22h. Aos sábados e domingos, abre também para almoço, das 12h às 15h30 e, posteriormente, para jantar das 18h às 22h.
Endereço: Rua do Comércio – Sandi Hotel – Centro Histórico – Tel.: (24) 99266-2221