principais atrações de Aveiro
Aveiro

Um roteiro para conhecer as principais atrações de Aveiro

Aveiro ficou conhecida como a “Veneza Portuguesa” graças às rias que cortam seu território. Mas a história e riqueza cultural da cidade tiveram destaque em seu apogeu econômico. Neste roteiro passamos pelas principais atrações de Aveiro, incluindo o centro histórico e a arquitetura de Arte Nova (ou Art Nouveau), predominante por lá.

Para chegar a Aveiro, a forma mais fácil é de trem (comboio), já que o aeroporto mais próximo é o do Porto. A velha estação de trens de Aveiro faz um belo contraste com a nova estação. Visto que o edifício preserva a beleza dos azulejos de sua fachada, recebendo os visitantes da cidade de forma tradicional.

Aveiro é considerada uma cidade pequena, já que as principais atrações turísticas estão dispostas no centro histórico e ao longo da ria. Por isso, é fácil explorar a cidade toda a pé. Mas quem quiser, e gostar de pedalar, pode aproveitar as BUGAs. A sigla – que significa Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro – já se tornou sinônimo de bicicleta. Essas bicicletas são disponibilizadas pelo município de forma gratuita. 

Para requisitar o seu meio de transporte ecológico, tem apenas que ir até um dos 20 pontos localizados em pontos estratégicos da cidade. Inclusive nos terminais rodoviários e ferroviários. O serviço funciona em qualquer dia da semana entre às 10h e 19h. O visitante recebe também um cadeado com código, para que possa parar e explorar cada destino turístico da cidade sem qualquer preocupação e com total liberdade. Para devolver, basta deixa-la em um dos pontos até às 19h.

De BUGA ou a pé, alguns pontos são bem interessantes de conhecer ao final da Ria, próximo ao Centro de Convenções de Aveiro. Ali está a famosa escadaria pintada em 2013 com a inscrição I♥Aveiro, ao lado do Meliá Ria Hotel & Spa. O projeto é parte das atividades de arte de rua desenvolvidas dentro da estrutura do projeto Arte e Confiança. Do outro lado do canal, no Parque do Cais da Fonte Nova, está o Monumento ao Ovo Mole. O grupo de esculturas é em homenagem a uma das sobremesas mais tradicionais da cidade. Os famosos ovos moles de Aveiro são feitos com ingredientes simples que incluem água, açúcar e gemas de ovos e conquistam os visitantes com seu sabor intenso, que sobrevive por séculos.

principais atrações de Aveiro

Os canais de Aveiro são a grande sensação da cidade e cortando-os várias pontes. Algumas são melhor vistas quando se faz o passeio de moliceiro, mas uma que conseguimos atravessar é a Ponte Laços de Amizade. Em madeira, ela chama atenção pelas inúmeras fitas coloridas amarradas em seu gradil, representando o amor e amizade. Alguns cadeados podem ser vistos pelo meio das fitas. Na mesma altura, aproveite para conhecer o Fórum Aveiro, ideal para compras na cidade.

Ao chegar no Canal Central de Aveiro, note o prédio da Assembleia Municipal de Aveiro em pleno canal. Outros prédios em estilo Art Nouveau ou Arte Nova apresentam as curvas impactantes deste estilo do início do século 20. É o caso da Casa do Major Pessoa, hoje Museu da Arte Nova com painéis azulejados; o Edifício da Casa dos Ovos Moles com janelas curvilíneas; e o Museu da República com estrutura em pedra e motivos florais nas janelas e varandas.

Infelizmente reservei para visitar a cidade em uma segunda-feira, quando boa parte dos museus de Aveiro estão fechados. Contudo, aconselho conhecer o Museu de Aveiro, um antigo mosteiro que abriga um acervo com pinturas portuguesas primitivas. No centro da via onde está localizado o museu, destaca-se um jardim com uma escultura da Princesa Santa Joana. A princesa recolheu-se ao mosteiro aos 19 anos, onde viveu enclausurada até sua morte aos 38 anos. O povo de Aveiro começou a venera-la por santa, tornando-a padroeira da cidade de Aveiro.

Dali é rápido caminhar até a Catedral de Aveiro ou Catedral de São Domingos, construída no século 15, como primeira instituição conventual dentro do perímetro das muralhas de Aveiro. No interior, as capelas laterais conservam algumas peças de grande valor. Na capela da Visitação pode admirar-se um excelente retábulo datado de 1559, que representa a Virgem e Santa Isabel. O órgão barroco de 1754 está desativado, mas em 2013 foi colocado no transepto um novo órgão, construído na Hungria.

Outra igreja famosa de Aveiro é a Igreja da Misericórdia, datada do século 17, considerada a Sé de Aveiro entre 1775 e 1830. Evidencia-se pelo seu portal maneirista e pela fachada revestida em azulejos do século 19. Na parte superior encontra-se a imagem de Nossa Senhora da Conceição, bem como o Escudo Real, a Cruz da Ordem de Cristo e a Esfera Amilar. No seu interior, nave alta revestida com azulejos seiscentistas, retábulos laterais em pedra e cadeiral em talha dourada.

Em frente a ela está a Praça da República onde se encontra o Teatro Aveirense que recebe programação de óperas e outras atividades durante o ano todo, a Câmara Municipal de Aveiro e uma estátua de José Estevão Coelho de Magalhães, orador político e congressista importante, nascido na cidade.

principais atrações de Aveiro

Percorrer as principais atrações de Aveiro é admirar o charme da cidade. Aveiro por muitos anos viveu da exploração das salinas e se reergueu como uma grande cidade universitária. Além disso, imprime todo um legado de arquitetura Art Nouveau em Portugal.

Com mais tempo na cidade, vale a pena ir até a parte litorânea, na Praia de Costa Nova em Ílhavo. Lá destacam-se as casas de riscas coloridas na orla, que originalmente serviam para os pescadores guardarem seu material de pesca, mas atualmente funcionam como restaurantes e pousadas. O local é perfeito para assistir ao pôr do sol.

Faça reserva do seu hotel em Aveiro por aqui. Dessa forma, você ajuda a manter o site no ar, sempre atualizado com roteiros como este.

Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *