Talvez uma das atrações turísticas mais emblemáticas da Filadélfia não seja o Philadelphia Museum of Art, mas sim seus 72 degraus eternizados no filme “Rocky, o Lutador”. Esse é um dos locais que merecem ser visitados em um roteiro pela Filadélfia de Rocky Balboa.
Seguindo os passos de Rocky Balboa
No filme, Sylvester Stallone interpreta o lutador Rocky Balboa. O Museu de Arte da Filadélfia é local icônico no filme, como explicarei a seguir. O museu de fachada neoclássica foi inaugurado em 1876 na comemoração do primeiro centenário da Independência Americana. Aliás, a Filadélfia é considerada berço da independência.
Deixando um pouco de lado o cinema, o museu está aberto todos os dias EXCETO segundas-feiras e abriga mais de 225 mil peças dentre esculturas e pinturas da Ásia, coleção europeia da Idade Média até hoje e a segunda maior coleção de armaduras e armas medievais dos Estados Unidos. Todo primeiro domingo do mês, o visitante paga o quanto considera justo.
Rocky Steps na Filadélfia de Rocky Balboa
O museu e sua escadaria aparecem em boa parte dos filmes de Rocky. No primeiro filme, o personagem de Stallone aparece treinando na escadaria do museu, que posteriormente recebeu o nome de Rocky Steps. Muito comum ver os turistas recriarem a famosa cena de treino de Rocky, subindo as escadas correndo e vibrarem ao chegar ao topo, erguendo os braços e dando alguns pulinhos de “vitória”. É claro que eu fiz um vídeo refazendo a cena, afinal, não tem como não pagar esse mico.
Do alto da escadaria, no pátio externo do museu se vê a arborizada avenida em contraste com os prédios espelhados e a torre do City Hall, no centro da cidade.
Além disso, no terceiro filme do lutador, há uma cena em que inauguram uma estátua em sua homenagem em frente ao museu. Ao lado da escadaria, em um pequeno jardim, encontra-se essa estátua em homenagem a Rocky Balboa. A fila para tirar foto ao lado da estátua de bronze é grande, então é bom ter um pouco de paciência para ter uma exclusiva com o lutador.
Para os que querem ir mais a fundo e além de reproduzir os passos de Rocky, visitar as locações do filme existe o Rocky Tour of Philadelphia.
Outros museus na Filadélfia
Seguindo o roteiro pela Filadélfia de Rocky Balboa, vale a pena cionhecer outros museus interessantes da cidade. O Museu de arte da Filadélfia faz parte do Museum District que começa na Logan Square, passando pelo Rodin Museum e a Barnes Foundation, seguindo pela Benjamin Franklin Parkway.
Logo à direita já é possível ver um prédio de pedras cinzas e douradas em um jardim, a Barnes Foundation. O prédio abriga quadros de pintores famosos como Renoir, Cézanne, Matisse, entre outros. O museu NÃO abre às terças-feiras – motivo pelo qual não entrei – e no primeiro sábado do mês a entrada é gratuita.
Seguindo adiante, está o Rodin Museum, a maior coleção de esculturas de Auguste Rodin fora da França. O prédio foi inaugurado em 1929 e após uma reforma conta com esculturas famosas como “O Pensador” que fica na calçada em frente à entrada do museu, bem como “A porta do Inferno”, “Os burgueses de Calais” e outras que ficam nos jardins do museu.
O museu também NÃO abre às terças-feiras e por isso não visitei. Para entrar no museu Rodin é sugerida uma taxa de $10, mas fica a critério do visitante o valor que quer pagar. Já o jardim tem entrada gratuita o ano todo.
Amo um museu! Rocky fez parte de minha infância. Vi cada um deles milhares de vezes e será uma emoção subir estas escadas. 🙂 Pretendo também participar de uma maratona que acontece aí e finaliza ai! Imagine só!!! 🙂
Que demais este roteiro!
Filadélfia está tão presente na nossa cabeça por conta dos filmes que é impossível não ficar com vontade de conhecer, né?!
Não sabia que tinha tantos museus para visitar!
Adorei as dicas.
Abraço
Morro de vontade de conhecer a Filadélfia, e muito se deve aos filmes, inclusive Rocky Balboa que eu sempre gostei. E essa cena da escadaria é clássica, não da realmente para não passar esse mico kkkk. Adorei saber mais e já anotei tudo para quando finalmente for conhecer.
Foi uma cidade que me surpreendeu e que gostaria de voltar com mais tempo.
q engraçado o museu não abrir na terça, normalmente não abrem nas segundas. Gostei desse roteiro focado no Rocky!
Depende muito do local, em Paris tem museus que não abrem segundas e outros não abrem terças… dependendo se são federais ou municipais.
Adorei esse roteiro pela Filadelfia de Rocky Balboa! Realmente não tem como visitar o Museu e não recriar a cena das escadas. Fato que eu iria fazer o mesmo hahahah! Parabéns pelo post!
Aquele mico que a gente paga conscientemente. =)
Amei este roteiro de Rocky Balboa, heheh tenho muita vontade de conhecer a Filadélfia, tomara que este tempo de quarentena passe logo pra poder voltar a viajar!
Vou conhecer um da
Meu sonho
To ajuntamento money
Tomara que seja em breve.