Filmes indicados ao Oscar 2021
NA TELA E NO SOM

Filmes Indicados ao Oscar 2021 e onde assisti-los

O último ano não foi fácil para as produtoras de filmes e para o mundo do cinema. Muitas produções programadas para 2020, tiveram sua estreia nos cinemas adiadas. As plataformas de streaming passaram a desempenhar o papel dos cinemas na vida das pessoas. Com isso, muitas produções tiveram suas estreias direto na TV. E os filmes indicados ao Oscar 2021 não fogem dessa categoria. Muitos já estão disponíveis para assistir em casa.

Conheça os 8 Filmes Indicados ao Oscar 2021

1 – Meu Pai (2020) – Em breve

Sinopse: Anthony tem 81 anos de idade. Ele mora sozinho em seu apartamento em Londres, e recusa todos os cuidadores que sua filha, Anne, tenta impor a ele. Mas isso se torna uma necessidade maior quando ela resolve se mudar para Paris com um homem que conheceu há pouco, e não poderá estar com pai todo dia. Fatos estanhos começam a acontecer: um desconhecido diz que este é o seu apartamento. Anne se contradiz, e nada mais faz sentido na cabeça de Anthony. Estaria ele enlouquecendo, ou seria um plano de sua filha para o tirar de casa? Meu Pai no IMDB

Dos 8 filmes indicados ao Oscar 2021, este é um dos que ainda não assistimos. O longa concorre em 6 categorias, incluindo Melhor Atriz Coadjuvante para Olivia Colman e Melhor Ator para Anthony Hopkins. Em breve colocaremos nossa resenha por aqui.

2 – Judas e o Messias Negro (2021) – Em cartaz nos cinemas

Sinopse: Judas e o Messias Negro é a história de ascensão e queda de Fred Hampton, ativista dos direitos dos negros e revolucionário líder do partido dos Panteras Negras. Um jovem proeminente na política, ele atrai a atenção do FBI, que com a ajuda de William O’Neal acaba infiltrando os Panteras Negras e causando o assassinato de Hampton. Judas e o Messias Negro no IMDB

Já estamos ansiosos para assistir a este filme. Mais um dos filmes indicados ao Oscar 2021 que concorre em 6 categorias. Destaque para indicação de Daniel Kaluuya como Melhor Ator Coadjuvante e para Melhor Roteiro Original. Em breve deixaremos nossa resenha por aqui.

3 – Mank (2020) – Netflix

Sinopse: A história tumultuosa de Herman J. Mankiewicz, roteirista da obra-prima icônica de Orson Welles, “Cidadão Kane” e sua luta contra Orson Welles pelo crédito do texto do grandioso longa. Mank no IMDB

O longa é muito mais teórico que prático. Aquele filme tecnicamente perfeito, mas que não cativa, mesmo tendo Gary Oldman no papel do protagonista Herman Mankiewicz. O filme se passa em alternância entre 1940 quando Mank está escrevendo o roteiro premiado de “Cidadão Kane” e 1934 quando entra para a MGM. A abordagem política do filme se torna longa e cansativa para o público em geral. Tirando uns 20 minutos do meio do filme, talvez funcionasse melhor.

É um filme que tem muito mais a somar ao estudiosos de cinema do que aos ordinários espectadores. Fotografia perfeita, o longa é todo em preto e branco propositalmente. Líder de indicações ao Oscar 2021, o longa de David Fincher concorre em 10 categorias. Em destaque, indicação a Melhor Atriz Coadjuvante para Amanda Seyfried e Melhor Ator para Gary Oldman. Além disso, David Fincher concorre a Melhor Diretor.

4 – Minari – Em Busca da Felicidade (2020) – Em breve

Sinopse: Minari se passa nos anos 80. David, um menino coreano-americano de sete anos de idade, que se depara com um novo ambiente e um modo de vida diferente quando seu pai, Jacob, muda sua família da costa oeste para a zona rural do Arkansas. Entediado com a nova rotina, David só começa a se adaptar com a chegada de sua vó. Enquanto isso, Jacob, decidido a criar uma fazenda em solo inexplorado, arrisca suas finanças, seu casamento e a estabilidade da família. Minari no IMDB

Mais uma vez a Academia inclui um filme indicado a Melhor Filme Estrangeiro na lista de melhores filmes indicados ao Oscar 2021. O longa é sensível e dramático na medida certa. No entanto, apesar de estar indicado na categoria de Melhor Ator para Steven Yeun, quem rouba a cena é Youn Huh-Jung, que inclusive concorre a Melhor Atriz Coadjuvante. O ritmo do filme é lento, mas relata com muita sensibilidade a questão da dificuldade em iniciar uma nova vida.

5 – Nomadland (2020) – Em breve

Sinopse: Após o colapso econômico de uma colônia industrial na zona rural de Nevada (EUA), Fern reúne suas coisas em uma van e parte rumo a uma viagem exploratória, fora da sociedade dominante, como uma nômade dos tempos modernos. O terceiro filme de Chloé Zhao apresenta nômades reais como mentores e companheiros de Fern em sua jornada de exploração pela vasta paisagem do oeste americano. Nomadland no IMDB

Também é um dos filmes indicados ao Oscar 2021 que concorre em 6 categorias. Provavelmente será vencedor de Melhor Diretor para Chloé Zhao, consagrando mais uma mulher na categoria. O filme ainda concorre nas categorias de Melhor Atriz para Frances McDormand e Melhor Roteiro Adaptado. A vibe documental do filme pode não agradar ao público em geral, mas tem seu mérito. Ainda mais quando mescla atores e nômades reais para trazer um tema desconhecido de nós brasileiros. Os nômades americanos, pessoas que vivem com pouco, em pequenas comunidades e se deslocando de um local para outro.

6 – Bela Vingança (2020) – Em breve

Sinopse: Cassie é uma mulher com muitos traumas do passado. Ela frequenta bares todas as noites e finge estar bêbada. Quando homens mal-intencionados se aproximam dela com a desculpa de que vão ajudá-la, Cassie entra em ação e se vinga dos predadores que tiveram o azar de conhecê-la. Bela Vingança no IMDB

Concorrendo em 5 categorias, “Bela Vingança” tem sido vendido como um conto de terror moderno. Porém, não espere sustos! A personagem principal é perfeita, vai ganhando força ao longo do filme. Além disso, Carey Mulligan está muito bem no papel. Tanto é que concorre a Melhor Atriz e, sinceramente, a meu ver merece a estatueta. No entanto, ainda não assisti ao filme onde Andra Day interpreta Billie Holiday e, por isso, posso mudar de ideia ainda. É um filme para assistir e depois bater um papo com os amigos.

7 – O Som do Silêncio (2019) – Amazon Prime Video

Sinopse: Um jovem bateirista teme por seu futuro quando percebe que está gradualmente ficando surdo. Duas paixões estão em jogo: a música e sua namorada, que é integrante da mesma banda de heavy metal que o rapaz. Essa mudança drástica acarreta em muita tensão e angústia na vida do bateirista, atormentado lentamente pelo silêncio. O Som do Silêncio no IMDB

Mais um dos filmes indicados ao Oscar 2021 que já está disponível no streaming. Também concorrendo a 6 estatuetas, o filme tem um roteiro super interessante, tanto que concorre a Melhor Roteiro Original. O filme trata de forma certeira a angústia da perda de um sentido vital. Tudo isso vivido por Riz Ahmed, que concorre a Melhor Ator. Se não estivesse concorrendo com Chadwick Bozeman, teria grandes chances de vencer a estatueta. Já Paul Raci concorre a Melhor Ator Coadjuvante. Além da dupla de atores, o filme tem Olivia Cooke que eu amo, como a namorada do protagonista. Provavelmente vencerá na categoria de Melhor Edição de Som. Eu, particularmente, não curti muito o final do filme.

8 – Os 7 de Chicago (2020) – Netflix

Sinopse: Um protesto pacífico contra a guerra do Vietnã em Chicago, no ano de 1968, se transformou em um confronto violento com a polícia. No ano seguinte, sete pessoas foram acusadas de conspiração pelo governo federal dos Estados Unidos. Os 7 de Chicago no IMDB

De todos os filmes indicados ao Oscar 2021 eu já assisti, esse merece levar a estatueta. Lançado pela Netflix, assisti em casa e mesmo assim me emocionei como se estivesse no cinema. Um verdadeiro festival de estrelas, o elenco tem grandes nomes de Hollywood. De todos, apenas Sacha Baron Cohen concorre a Melhor Ator Coadjuvante. Pelo que vemos no filme, o julgamento foi tão surreal, que às vezes eu não acreditava que aquilo estava acontecendo. Merece a indicação de Melhor Roteiro Original pela forma como relata os fatos ocorridos, prendendo nossa atenção. Como filme, acho que merece mais que os demais.

Outros Filmes Indicados ao Oscar 2021

Apesar de ter apenas 8 filmes indicados ao Oscar 2021 na categoria de Melhor Filme, vale a pena conferir outras produções igualmente indicadas. É o caso de A Voz Suprema do Blues que rendeu indicações a Viola Davis e Chadwick Boseman, nas categorias de Melhor Atriz e Melhor Ator, respectivamente. O filme está disponível na Netflix. Também, na mesma plataforma de streaming, vale a pena assistir a Pieces of a Woman que rendeu indicação de Vanessa Kirby a Melhor Atriz. Além de Era Uma Vez um Sonho que rendeu a Glenn Close indicação de Melhor Atriz Coadjuvante. Ironicamente, ela foi indicada ao Framboesa de Ouro pelo mesmo papel.

Para quem gosta de animação, não deixe de assistir Soul e Dois Irmãos no Disney+. Outro indicado é A Caminho da Lua, disponível na Netflix. Na ala dos documentários, vale a pena conferir na Netflix, Professor Polvo, que concorre a Melhor Documentário. Ainda na Netflix, Festival Eurovision da Canção: A saga de Sigrit e Lars concorre a Melhor Canção Original. Assim como “Io Sí” do filme italiano Rosa e Momo, também da Netflix, que surpreendentemente não concorreu a Melhor Filme Estrangeiro.

A Cerimônia do Oscar 2021 acontecerá no dia 25 de abril e terá transmissão no Brasil pelo canal a cabo TNT e pela Globo. Dentre os filmes indicados ao Oscar 2021, quais as suas apostas para os vencedores das estatuetas?

Leo Vidal
Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

5 thoughts on “Filmes Indicados ao Oscar 2021 e onde assisti-los

  1. Caramba Léo, não via ainda nenhum dos filmes indicados ao Oscar. Já anotei aqui os que me interessou e vou assistir. Depois volto aqui pra te contar.

  2. Ainda não tinha visto a lista dos indicados ao Oscar de 2021 e só agora soube que já vi 3 dos filmes. A voz suprema do blues foi o único entre os adultos, rs e, claro, as duas animações. Adorei Soul e gostei ainda mais de saber que já tem filme disponível na netflix, vamos lá conferir.

  3. Que incrível, adorei o post com as dicas de onde assistir os filmes indicados ao Oscar 2021, ainda não assistir nenhum dele e adorei a indicação assim como as sinopses. Vou escolher alguns para assistir. Parabéns

  4. Nossa! Post perfeito para esse momento. Uma lista recheada de indicados para o Oscar para assistirmos de casa!. Ja assisti alguns que concorrem em animação e adorei!

  5. Amei demais o post, Leo! Estava procurando a lista dos filmes indicados ao Oscar de 2021. Ainda bem que tenho Netflix e Amazon Prime! Bora fazer pipoca!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *