museus subaquáticos no Mundo
NOTÍCIAS

7 Museus Subaquáticos para conhecer no mundo

Museus subaquáticos estão presentes em cada vez mais destinos em todo o mundo. Mas o que são esses museus? São instalações artísticas submersas que estimulam a conscientização ambiental. As obras proporcionam aos visitantes momentos de reflexão e integração única da arte humana com a natureza. O Brasil recentemente recebeu um museu subaquático. Aproveite e conheça outros que são destaque pelo mundo.

1 – Museu Subaquático de Cancún – México

Entre a costa de Cancún e a Isla Mujeres, o Museu Subaquático de Arte (MUSA) é uma das atrações mais populares do destino desde sua inauguração em 2009. São mais de 500 esculturas submersas criadas em sua maioria por Jason deCaires Taylor, artista britânico que foi o precursor dessas grandes instalações artísticas no fundo do mar. As estátuas são de cimento com pH neutro, oferecendo uma plataforma segura para o crescimento de corais. É possível admirar as obras durante o mergulho, o snorkeling ou ainda em passeios de barco com fundo transparente. O museu é dividido em dois salões: Manchones (a 8 metros de profundidade) e Punta Nizuc (a 4 metros de profundidade).

2 – Museu de Escultura Subaquática Ayia Napa – Chipre

No Mediterrâneo, o Museu de Escultura Subaquática Ayia Napa (MUSAN) teve inauguração em agosto de 2021. Com 93 obras, muitas delas em formato de grandes árvores, o local mais parece uma densa floresta submersa. Entre as árvores, há estátuas de crianças, que representam a necessidade de criar um futuro em que a humanidade viva em harmonia com a natureza. O mais recente dos museus subaquáticos pode ser visitado por mergulhadores ou praticantes de snorkeling.

3 – Museu Subaquático de Bonito – Brasil

Na Nascente Azul, famoso complexo de ecoturismo, o Museu Subaquático de Bonito será o único do mundo em um ambiente de água doce. Na primeira exposição, as estátuas submersas, criadas por artistas locais, vão tratar de temas como a sustentabilidade e a preservação ambiental. O museu estará em um lago com cerca de 4 metros de profundidade, com águas correntes vindas direto da nascente. Aliás, com alta concentração de calcário, essas águas vão aos poucos transformar as obras de arte do museu. A ideia é que as peças em exposição vão se integrar ao próprio habitat dos peixes. O museu subaquático de Bonito tem previsão de inauguração para final de outubro de 2021.

4 – Parque de Esculturas Subaquáticas de Granada – Granada

Criado em 2006 também por Jason deCaires Taylor, o parque é considerado o primeiro dos museus subaquáticos do mundo. Localizado na costa oeste de Granada, no Caribe, conta com 75 obras espalhadas em 800 m², em profundidades que variam entre 5 e 8 metros. Depois de ser muito danificada com a passagem do furacão Ivan em 2004, essa área foi transformada com a instalação do Parque de Esculturas, que ajudou a proliferar novos corais e a afastar os turistas dos frágeis recifes que conseguiram sobreviver.

Primeiro Museu Subaquático
Primeiro Museu Subaquático do mundo em Granada (crédito: Anfisa Tukane)

5 – Museu de Arte Subaquática – Estados Unidos

Os Estados Unidos têm seu próprio museu subaquático desde 2018. Localizado nas águas do Golfo do México, em Walton County na Flórida, a pouco mais de 1 km do Grayton Beach State Park. O acesso se dá por passeios de barco. Novas obras de artistas de todo o mundo são adicionadas à coleção a cada ano, com instalação a uma profundidade de quase 18 metros. Os materiais utilizados não contêm toxinas ou poluentes e ajudam no desenvolvimento de um novo recife.

6 – Museum of Underwater Art (MOUA) – Austrália

Primeiro museu subaquático do hemisfério sul, o MOUA fica na Grande Barreira de Corais. A primeira instalação submersa do museu está no recife John Brewer, a cerca de 80 km da costa de Queensland. Também criada por Jason deCaires Taylor, é uma enorme estrutura de cimento com pH neutro e aço inoxidável resistente à corrosão. Na forma de uma estufa de plantas, o objetivo do MOUA é conscientizar sobre a importância da conservação dos recifes.

7 – Museu Subaquático de Cannes – França

Recentemente inaugurado em fevereiro de 2021, o museu subaquático é a primeira instalação de arte de Jason deCaires Taylor no Mediterrâneo. Fica junto à ilha de Sainte-Marguerite, a uma curta distância da costa de Cannes. São seis enormes retratos tridimensionais, cada um com 2 metros de altura, esculpidos a partir de rostos reais de moradores da região. Por estar em águas mais rasas e cristalinas, o museu é ideal para visita com equipamento de snorkel.

Redação
A equipe de redação do Panorama de Viagem está sempre buscando trazer as principais novidades do mundo do turismo. Hotéis incríveis, destinos inusitados e eventos imperdíveis. Tudo para fazer o leitor se inspirar e viajar cada vez mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *