Osaka

5 museus em Osaka para conhecer e aprender

Osaka possui vários museus para conhecer, porém muito especializados, o que por um lado é bom para o turista que pode escolher o tema que mais lhe agrada. Não tivemos tempo de conhecer todos os museus em Osaka, apenas alguns, mas listamos aqui por acharmos que valham a visita.

Além do museu no interior do Castelo de Osaka, um outro museu conta a história da cidade, o Museu de História de Osaka (Osaka Museum of History). O edifício em forma de vela, anexo ao Centro de Transmissão NHK, foi inaugurado em 2001 e abriga objetos retirados das escavações do Palácio Naniwa que data do século VII, com uma maquete do prédio principal do palácio (Daikokuden), no 10º andar do museu. As crianças também podem aprender um pouco mais sobre a cultura japonesa no centro de diversões que fica no 8º andar e dispõe de quebra-cabeças com peças de cerâmica e marionetes bunraku para fazerem seu próprio teatro de marionetes. O museu abre todos os dias, com exceção de 3ª feira, das 09h30 às 17h.

Museu Nacional de Arte (National Museum of Art), inaugurado em 1977, foi o quarto museu nacional do Japão e em 2004 mudou-se para o endereço atual. O NMAO foi um dos que visitamos. Seu exterior chama bastante atenção por já ser uma obra de arte, com uma estrutura feita de aço recurvado que lembra os troncos do bambu. O acervo do museu fica em uma galeria no subsolo, cujo acesso se dá por meio de elevador ou escada rolante. As exposições mudam constantemente, mas sempre tendo como foco arte moderna local e internacional. Quando estivemos lá estava tendo a exposição dos guerreiros de terracota de Xian. O museu abre todos os dias, exceto 2ª feira, das 10h às 17h, com horário estendido até 20h na 6ª e sábado.

Um museu que fiquei com vontade de conhecer, mas não consegui tempo para visitar foi o Museu de Cerâmica Oriental (Museum of Oriental Ceramics), que exibe um dos melhores acervos de cerâmica oriental. Inaugurado em 1982, o museu abriga mais de mil peças, em sua maioria chinesa e coreana, sendo as poucas peças japonesas consideradas Tesouros Nacionais.  Os horários de visitação são das 09h30 às 17h, todos os dias, com exceção de 2ª feira.

Um museu com um tema diferente do que estamos acostumados a vivenciar é o Museu Liberty Osaka, também conhecido como Museu dos Direitos Humanos de Osaka. Inaugurado em 1985, no local onde viveram os buraku, descendentes de coureiros que desempenham funções consideradas prejudiciais à saúde e por isso eram discriminados. O acervo aborda essa discriminação a minorias étnicas e estrangeiros, um lado negativo do Japão, pouco discutido pela população. O museu está aberto de 4ª a domingo das 10h às 17h.

Um museu que certamente atrai a curiosidade dos turistas, especialmente das crianças, é o Museu de Ciência de Osaka (Osaka Science Museum), que foi inaugurado em 1989 com o tema “Espaço e Energia” como tema principal. Com uma linguagem voltada para o público infantil, o museu tem como objetivo apresentar às crianças um pouco mais sobre diversos aspectos sobre a ciência, dispostos em seus quatro andares.

No 1º andar, estão geradores e transmissores de energia, sendo possível gerar sua própria eletricidade em uma exposição interativa. O 2º andar celebra o silêncio, enquanto o 3º andar introduz a química de materiais usados no nosso cotidiano como metal, plástico e até medicamentos. A história da ciência, contada através de dispositivos experimentais, é contada no 4º andar. Além disso, um grande planetário de 26,5 metros de diâmetro onde são exibidos filmes de 45 minutos sobre a história do universo. O museu abre todos os dias, exceto 2ª feira, das 09h30 às 17h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *