Niterói

Uma manhã pelo Museu de Arte Contemporânea

Um programa completo para uma manhã em Niterói é visitar o Museu de Arte Contemporânea (MAC), principal cartão postal da cidade. Além de aproveitar as exposições temporárias, fazer a primeira refeição do dia no restaurante do museu, torna essa experiência completa.

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), como já diz o nome, é dedicado a exposições de arte contemporânea brasileira. Construído sobre o Mirante da Boa Viagem, do museu de fachada futurista, se tem uma vista panorâmica de toda Baía de Guanabara, incluindo a orla de Icaraí em Niterói, além do Pão de Açúcar e Corcovado no Rio de Janeiro.

Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o museu em formato de “disco voador” se tornou marca registrada de Niterói, desde sua inauguração em 02 de setembro de 1996. O museu de 16 metros de altura, faz parte de uma praça de 2.500 m², onde se encontra um espelho d’água que reflete a belíssima estrutura. A estrutura apresenta quatro pavimentos, sendo a entrada para os pavimentos superiores através da grande rampa externa em curvas de concreto vermelho. Já fui algumas vezes ao MAC e claro, que com sol, o visual fica mais bonito, mas vale a visita com qualquer tempo.

Na primeira entrada fica o pavimento de recepção e administração. Logo acima, o segundo pavimento abriga o salão central de exposições envolto por uma varanda circular envidraçada, de onde se pode admirar a paisagem panorâmica da Baía de Guanabara. O último pavimento também é destinado a exposições.

O acervo permanente do MAC Niterói conta com 1.217 obras da Coleção João Sattamini, sendo também constituído por um pequeno conjunto de 369 obras da Coleção MAC Niterói, formada a partir de doações de artistas que realizaram exposições no museu. Além deste acervo, o museu recebe exposições temporárias, de acordo com sua programação.

Descendo ao subsolo, encontra-se um auditório com capacidade para 60 pessoas e o Bistrô MAC, restaurante do museu. Foi lá que optamos por tomar nosso café da manhã, que é servido em formato de buffet, com vista de toda Baía de Guanabara por suas finas janelas ao longo da fachada interna.

O buffet inclui café, leite, chocolate quente servidos à mesa, além de uma estação com opções de queijos e frios, sucos, iogurte, salada de frutas, ovos, tapiocas e opções doces como bolos, rabanadas e compotas. Apesar de não muito grande, achei bem variado e vale o preço que é cobrado (R$ 35 aos sábados e R$ 44 aos domingos)*.

Além do café, o restaurante também abre para almoço e chá da tarde, oferecendo de 3ª a 6ª um menu do dia com entrada, prato principal e sobremesa, servido de 12h às 16h.

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói funciona de 3ª a domingo, das 10h às 18h, sendo que a abertura dos portões de acesso ao pátio se dá às 08h. Já o Bistrô MAC funciona de 3ª a 6ª, das 10h às 17h e aos sábados e domingos das 09h às 18h. Uma ótima opção para começar o dia em Niterói reunindo cultura, bom café da manhã e uma vista deslumbrante de Niterói e do Rio de Janeiro.

Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº – Boa Viagem – Niterói – Tel.: (21) 2620-2481 / 2722-1543

*preços em janeiro de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *