Museu da Seleção Brasileira no Rio
TURISMO

Museu da Seleção Brasileira: visita por todas conquistas do Brasil

Você sabia que existe o Museu da Seleção Brasileira no Rio de Janeiro? Pois é, eu nunca tinha ouvido falar do museu até uns 2 anos atrás e fui descobrir depois que ele fica na nova sede da CBF na Barra da Tijuca. Mesmo não sendo fã de futebol, fui conhecer o museu que é bem interativo. E digo, gostei bastante.

Somos Futebol no Museu da Seleção Brasileira

O museu fica próximo ao hospital Lourenço Jorge. É possível comprar o ingresso na bilheteria, logo na entrada. Em seguida, nos dirigimos a uma sala de projeção onde assistimos a um vídeo de 7 minutos sobre futebol e a seleção brasileira. Várias imagens de vários momentos de glória da seleção. Estávamos só nós três na sala de projeção que é enorme e comporta muitos visitantes ao mesmo tempo. Logo após, passamos pela roleta e demos entrada no museu propriamente dito. Paramos para uma sessão de fotos com a bandeira do Brasil e a mensagem Somos Futebol (foto de capa).

Museu da Seleção Brasileira - Fachada
Fachada e Ambiente do Museu

Primeira parte da visita ao Museu da Seleção Brasileira

Durante todo o percurso somos guiados por um funcionário do museu que vai nos explicando cada sala e nos posicionando nos melhores locais para assistir aos vídeos. Foi o caso durante o vídeo Paixão que passou em uma tela formada por várias camisas agrupadas em homenagem ao futebol como paixão nacional.

Sala Paixão
Sala Paixão

Na sala Origens, sentamos em uma arquibancada de madeira para assistir a um vídeo sobre a chegada do futebol no país. O vídeo conta a história até o primeiro campeonato vencido pelo Brasil em 1958. Para quem não sabe, o futebol chegou ao Brasil em 1894 e o primeiro troféu conquistado pela seleção brasileira, foi a Copa Roca – um torneio amistoso com a seleção argentina em 1914, quando a CBF foi constituída.

Após a projeção do vídeo, a tela sobe e são expostos em uma vitrine o troféu da Copa Roca. Além disso, alguns presentes que toda equipe participante em Copa do Mundo recebe. Aliás eu não sabia que existia isso.

Na parte Nossa Pele estão expostas camisas da seleção brasileira de várias épocas, doadas por jogadores da seleção. Abaixo das camisas expostas, um esquema com todos os uniformes do Brasil, incluindo uma camisa vermelha que eu nunca soube que existiu. Na época dessa camisa em 1917, todas equipes jogavam com camisa branca. Em um sorteio entre o Chile, Brasil e Argentina, o Brasil perdeu e ficou com a camisa vermelha. Enfim, mais uma das curiosidades interessantes apresentadas no museu.

Sala Nossa Pele
Camisas na Sala “Nossa Pele”

Salas interativas

A sala seguinte, Uma Lenda Centenária, é a primeira totalmente interativa. Nela estão expostos dials de rádio nos quais os visitantes podem ouvir a narração de jogo e gols. Basta “rolar” com o dedo para o ano e jogo, como se fosse uma estação de rádio. Eu ouvi a perda do pênalti que nos rendeu o tetra em 1994. Totalmente demais relembrar.

Sala Interativa Lendas
Sala “Uma Lenda Centenária”

Ainda na mesma sala, uma mesa interativa em que você clica no campeonato o qual você quer saber mais informações. Interessante ressaltar que não estão só as Copas do Mundo, mas também, Copa América e outros. Dessa forma, o painel dá informações como escalação do time oficial, os jogos das eliminatórias e em um globo simbolizado por uma bola é possível ver fotos e vídeos de momentos do campeonato que você escolheu. Nessa sala, você pode passar horas vendo e ouvindo tudo que ela tem a oferecer.

Mesa Interativa Museu da Selecão Brasileira
Mesa Interativa

Taças, troféus e homenagens

A sala seguinte nos leva a Uma Galáxia de Troféus onde estão expostos os principais troféus ganhos pela seleção brasileira ao longo do tempo. Estão ali ainda troféus conquistados pela seleção brasileira de futebol feminino. Além disso, o troféu da última Copa das Confederações conquistado pelo Brasil no Rio de Janeiro.

Ainda na mesma sala, o visitante pode saber mais sobre determinado troféu em uma tela totalmente interativa, usando a tecnologia kinnect. Com o braço no ar, o visitante vai direcionando o cursor na tela para ver as informações que deseja. O máximo e super futurista!

Troféus da Seleção Brasileira
Troféus da Seleção Brasileira

Na sala Reis do Mundo podemos ver de perto as réplicas das cinco taças que o Brasil já conquistou em Copa do Mundo. Ademais, podemos assistir aos vídeos dos gols dos jogos que levaram o Brasil às vitórias nas cinco copas. Emocionante!

Brasil do Futebol

Uma homenagem ao Brasil, a exposição Brasil: 27 Estados, Um Só DNA apresenta bolas de futebol representando cada Estado brasileiro. A exposição dá realce à cultura e aos costumes locais de cada um. A do Rio de Janeiro tem representado o calçadão de Copacabana, por exemplo.

Bols de Futebol do Brasil
Bolas do Brasil

Na mesma sala, no painel Passeio dos Campeões, estão representados os nomes de todos os jogadores da história da seleção brasileiras. Assim como as camisas de cada uma das copas em que o Brasil foi campeão.

O Planeta Brasil é perfeito para aqueles que adoram saber os detalhes de um determinado jogo. Ali é possível conferir quantas vezes a seleção brasileira enfrentou tal país, e ainda em quantas vezes saiu vitoriosa. Tudo de forma interativa em um globo com os países que o Brasil já enfrentou. Basta clicar no país para saber todas as informações sobre esses confrontos da seleção brasileira.

A sala Nós Somos Canarinhos é a última sala da exposição e se divide em duas partes. A primeira é a CBF Immersive onde o visitante pode se sentir dentro de momentos da seleção brasileira através do uso de um óculos de realidade virtual. No vídeo que eu assisti, estava dentro da sala de concentração dos jogadores, antes de iniciar a partida. Achei incrível!

Realidade Virtual no Museu da Seleção Brasileira
Realidade Virtual no Museu da Seleção Brasileira

Já na segunda parte, A Canarinha Joga, os visitantes são convidados a testar seus conhecimentos em um quiz sobre todos campeonatos da seleção brasileira. O visitante pode ainda testar sua memória em um jogo da memória com as figurinhas da Panini. Ou então quebrar a cabeça montando um vídeo de jogos da seleção. Mais um momento de total interatividade no Museu da Seleção Brasileira.

Finalizando a visita

Após o término podemos tirar uma foto que é paga por fora e levada como lembrança. Contudo, não é obrigatório comprar a foto. Além disso, podemos tirar uma foto gratuita que vai configurar parte de um grande painel, formando uma imagem de comemoração dos jogadores da seleção.

Saí do museu muito feliz de ter tido a oportunidade de conhecer. Já recomendei para vários amigos que gostam de futebol e até para os que, como eu, não gostam tanto de futebol. Sem dúvida, um passeio que vale a pena ser feito e merece maior divulgação.

Serviço – Museu da Seleção Brasileira

O ingresso para o Museu da Seleção Brasileira custa R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia) e crianças menores de 6 anos não pagam. O museu está aberto todos os dias das 10h às 18h (exceto dias 25/12 e 01/01).

Endereço: Av. Luis Carlos Prestes, 130 – Barra da Tijuca – Tel.: (21) 3572-1963

Leo Vidal
Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *