Museu dos Brinquedos
NOTÍCIAS

Museu dos Brinquedos no Mineirão em julho

Projeto Itinerante do Museu dos Brinquedos busca ampliar o acesso do público à cultura e educação. O próximo destino a receber a programação gratuita e diversificada é o Mineirão. Exposição, brincadeiras, oficinas, cursos de formação e atrações culturais tomarão conta do Museu Brasileiro do Futebol. O Museu dos Brinquedos ficará no estádio entre os dias 12 de julho e 22 de agosto.

Uma das atrações que estará acessível ao público é a Exposição “Tempo Será – histórias e memórias do brincar”. A mostra apresenta 150 brinquedos de diferentes épocas e culturas. A história da sociedade e a importância do brincar são valorizados. A exposição poderá ser visitada de terça à sexta-feira, de 09h às 17h; e aos sábados e domingos, de 09h às 13h. Os horários estão sujeitos a alterações devido a jogos e eventos no Mineirão.

O Mineirão também receberá oficinas de Construção de Brinquedos. Com o propósito de estimular crianças a montar, com criatividade e diversão, brinquedos a partir de materiais reciclados e de baixo custo. Enquanto o Espaço de Brincadeiras, onde as crianças poderão conhecer a diversão em brinquedos de antigamente. Por exemplo, perna de pau, perna de lata, pula corda, elástico, amarelinha, peteca, Cama de Gato, Jogo da Velha, Futebol de prego, entre outros. Tudo gratuito e conduzido pela equipe do Museu dos Brinquedos.

Para valorizar a cultura lúdica da infância e o contato com a música e a literatura, o Projeto Museu Itinerante do Museu dos Brinquedos apresentará para crianças e suas famílias atrações culturais nos finais de semana, de 11h às 12h. As apresentações têm entrada gratuita, sem a necessidade de retirada de ingresso e estão sujeitas à lotação.

O Museu Brasileiro do Futebol recebe ainda cursos e atividades formativas voltados para educadores, pais, familiares e a comunidade em geral. Com o intuito de contribuir com formação cidadã, visando não só a diversão. Os interessados poderão se inscrever gratuitamente pelo link http://bit.ly/4cursoformacaomuseu. As vagas são limitadas.

No dia 07 de agosto, de 14h às 17h, será realizada a “Oficina Vivências lúdicas: o despertar do ser brincante”. No dia 08 de agosto, de 14h às 17h, será realizada a “Oficina Tempo da infância: o brincar como linguagem principal da criança”. No dia 12 de agosto, de 14h às 17h, o Mineirão receberá a Oficina “Todas as infâncias: o pensar e o agir pela diversidade e por uma sociedade inclusiva”, ministrada pela escritora e ativista da inclusão Mariana Rosa. E por fim, no dia 13 de agosto de 14h às 17h, acontece a última atividade formativa, a Oficina “A criança e a cidade: pela transformação do espaço urbano”, ministrada pela jornalista e ativista da infância Desirée Ruas.

Serviço – Museu dos Brinquedos

Museu Brasileiro do Futebol – Mineirão – Av. Coronel Oscar Paschoal, s/n, – Pampulha, Belo Horizonte – MG

Informações: (31) 3146 9633

museudosbrinquedos.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *