A “Mostra do Filme Livre” traz filmes independentes, feitos sem verbas públicas ou sem grandes patrocínios, e de viés mais autoral. Neste ano serão 155 filmes de diferentes formatos, gêneros, durações e épocas. No CCBB São Paulo, o evento inicia hoje 27 de março e vai até 22 de abril. Depois ele segue para o Brasília, Rio de Janeiro e Niterói.
Com entrada gratuita, os homenageados desta edição serão o cineasta mineiro Sylvio Lanna e o jornalista e superoitista pernambucano Geneton Moraes Neto. A programação também traz o Especial Júlio Bressane, exibindo seus dois trabalhos mais recentes.
Na Abertura na capital Paulista haverá uma Sessão especial às 19h30 com um curta sobre Sylvio Lanna, um curta de Geneton Moraes Neto e duas estreias mundiais de dois curtas paulistas.
Para completar a Mostra de Filmes Livre (MFL) promoverá Debates e oficinas. Em destaque, a Oficina de Cinema Experimental em Super 8 – Realização e intervenção na película, com orientação de Renato Coelho e Priscyla Bettim. A oficina aborda o processo de realização experimental em película Super 8mm e o histórico das bitolas cinematográficas e duas respectivas utilização ao longo da história do cinema. É gratuita e as inscrições devem ser feita pelo site da MFL.
Premiação
Este ano a premiação terá três recortes: Os Panoramas Livres, com os melhores curtas e médias; os Longas Livres, com os melhores longas; e os Territórios, com curtas, médias e longas que tratam sobre questões relativas ao uso da terra, urbanidades e migrações. Em cada cidade um júri diferente vai definir o melhor filme e os premiados serão convidados a exibirem e debaterem seus filmes nas sessões de encerramento.
Serviço – 18ª Mostra do Filme Livre
De 27/03 a 22/04, no CCBB São Paulo
De 16/04 a 12/05, no CCBB Brasília
De 08/05 a 03/06, no CCBB Rio de Janeiro
De 24 a 29/05, no Cine Arte UFF, em Niterói
Entrada Gratuita