igrejas em Brasília
Brasília

Igrejas em Brasília para conhecer na cidade

Quando se fala de visitar igrejas em Brasília pensa-se logo na Catedral Metropolitana. Contudo, além dela existem outros santuários e igrejas em Brasília que merecem ser visitados. Por isso, abaixo listo algumas delas.

Igrejinha Nossa Senhora de Fátima

Entre as igrejas em Brasília, esta recebe o nome no diminutivo justamente pelo seu tamanho. Não mais que oito bancos e um pequeno altar compõem sua nave, fazendo dela um mimo para a cidade. Foi projetada por Oscar Niemeyer e construída em cem dias como pagamento de uma promessa feita por Sarah Kubitschek para curar sua filha. Teve sua inauguração em 28 de junho de 1958. Possui três pilares piramidais em concreto que sustentam a cobertura triangular, com o propósito de referência a um chapéu de freiras (foto de capa).

O revestimento externo é a única obra de azulejos figurativa de Athos Bulcão integrada à arquitetura. Originalmente, seu interior era coberto por uma pintura mural abstrata de Alfredo Volpi. Em 2009, recebeu novas pinturas por Francisco Galeno. Foi tombada como patrimônio do Distrito Federal em 28 de abril de 1982.

Endereço: EQS 307/308 – Asa Sul – Tel.: (61) 3242-0149

Santuário Dom Bosco

O Santuário Dom Bosco foi construído em homenagem a São João Bosco, padroeiro de Brasília considerado como vidente premonitório. Em 30 de agosto de 1883, o padre italiano Dom Bosco teve um sonho profético que anunciava o surgimento de uma Terra Prometida entre os paralelos 15 e 20 do Hemisfério Sul, às margens de onde se formava um lago. Muitos acreditaram prever a localização de uma nova cidade. Posteriormente, o sonho teria se tornado realidade com a construção de Brasília.

igrejas em Brasília

O santuário, inaugurado em 1963, é a maior e mais tradicional das igrejas em Brasília. É formado por arcos de 16 metros de altura com vitrais em tons de azul. Um lustre central de 7400 copos de vidro Murano orna o salão da igreja. Diz-se que os casamentos com o lustre aceso têm um acréscimo de preço. As portas descrevem a vida de Dom Bosco retratada em esculturas de Gianfranco Cerri.

Endereço: SEPS 702 – Bloco B – Asa Sul – Telefone: (61) 3223-6542

Ermida Dom Bosco

igrejas em Brasília

Primeira obra em alvenaria de Brasília, erguida em 1957, o monumento é uma pirâmide de mármore, de linhas singelas numa plataforma natural dominando o Lago Paranoá. Foi construído em homenagem a São João Bosco. Está localizado em uma área que tem uma vista do lago e rodeado pelo parque, onde se encontram ainda um teatro de arena e um mosteiro.

Embora seja parte do simbolismo religioso em Brasília, não achei que acrescentou muito. Além disso, o local é meio distante e difícil de achar. Quando visitei em novembro de 2014, foi só mesmo observar o monumento e tirar uma foto, visto que não tinha mais nada por ali.

Endereço: Estrada Parque Dom Bosco, próximo à Barragem do Paranoá

Capela do Anexo IV da Câmara dos Deputados

Em contraste com tantas igrejas monumentais, uma capela se encontra escondida em meio aos prédios cívicos. Dentro da Câmara dos Deputados, essa capela também foi projetada por Oscar Niemeyer, contudo não tive tempo de ir conhecer. Se trata de uma capela ecumênica, no 10º andar do prédio do Anexo IV da Câmara dos Deputados. No mesmo andar, está um restaurante panorâmico que é aberto ao público. Então se estiver ali pelo Congresso e quiser almoçar ou apenas visitar a capelinha, separe um tempo a mais no seu roteiro. Certamente será um programa completo.

Endereço: Praça dos Três Poderes (via S2) – Telefone: (61) 3216-0000

2 thoughts on “Igrejas em Brasília para conhecer na cidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *