Festival de Gramado 2021
NA TELA E NO SOM

Festival de Gramado anuncia programação 2021

De 13 a 21 de agosto de 2021 acontece o tão aguardado Festival de Gramado. A diversidade marca a seleção dos filmes para esta edição do festival. Ao total, 893 filmes fizeram sua inscrição e 52 foram selecionados. Ao todo entrarão em exibição na programação do festival, 14 longas e 38 curtas.

O Festival de Cinema de Gramado, mais conhecido como Festival de Gramado chega à sua 49a edição. A trajetória do festival acompanhou todas as fases do cinema nacional. Em 1992, com a internacionalização, o evento também passou a fazer um panorama da produção ibero-americana, ampliando seus horizontes cinematográficos. Atualmente, fortalece a cada ano o título de maior festival de cinema ininterrupto do Brasil. Sempre se adaptando a novas tendências do audiovisual. Trazendo os novos olhares de um cinema brasileiro contemporâneo e em constante mudança.

Neste ano, os filmes que concorrem às mostras competitivas do Festival de Gramado vem de diferentes partes do Rio Grande do Sul, do Brasil e da América Latina. Entre os longa-metragens brasileiros concorrentes, se destacam “Carro Rei” e “A Primeira Morte de Joana”. Ainda na competição, “Jesus Kid”, “O Novelo”, “Homem Onça”, “A suspeita” e por fim, “Álbum em Família”.

Destaques do Festival de Gramado

Novo filme da cineasta gaúcha Cristiane Oliveira, A primeira morte de Joana, terá estreia nacional na Mostra Competitiva do 49o Festival de Gramado. A exibição será no dia 17 de agosto, a partir das 21h30, na grade linear do Canal Brasil e nos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo.

Sinopse: Joana, 13 anos, quer descobrir por que sua tia-avó faleceu aos 70 sem nunca ter namorado alguém. Ao encarar os valores da comunidade em que vive no sul do Brasil, percebe que todas as mulheres da sua família guardam segredos, o que traz à tona algo escondido nela mesma.

Carro Rei combina fantasia e drama social. O novo longa de Renata Pinheiro (“Amor, Plástico e Barulho”), terá sua primeira sessão no país durante a 49a edição do Festival de Gramado. A exibição será no dia 18 de agosto através do Canal Brasil e Globo Play.

Sinopse: Uno tem um dom fantástico: ele consegue se comunicar com carros. Quando uma nova lei proíbe a circulação de carros velhos, e coloca a empresa de táxi do seu pai em perigo, o rapaz busca orientação com seu melhor amigo de infância, um carro de inteligência extraordinária. Junto com seu tio, um mecânico inventivo, eles armam um plano para burlar a lei, transformando carros velhos em “novos”. O carro renasce e seu nome é Carro Rei – um carro que pode falar, pode ouvir, pode até se apaixonar. Um carro que tem planos para todos.

João Marcelo
Companheiro de viagem e responsável pelos bastidores das fotos nos diversos destinos visitados. Amante da sétima arte, está por dentro do que rola no mundo do cinema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *